Voltar para o topo

08 de Julho - Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador: entenda a importância da ciência

Paula Felicio, Biomédica, Analista de Informações Médicas na AstraZeneca

Sérgio Aguiar, Biólogo, Analista de Farmacovigilância na AstraZeneca

 

Você já imaginou o mundo sem a ciência? Ou melhor, você consegue imaginar a importância deste campo de estudo e intervenção?

Se nos transportarmos para outros momentos da história, vamos ver que a ciência se originou na Grécia, aproximadamente no século VI a.C., com os pensadores pré-socráticos.

Contudo, há quem defenda que sua origem se remonta ao período anterior a qualquer narrativa histórica, ainda quando os primeiros nativos começaram a desenvolver as técnicas de caça, de colheita, de manejar o fogo e criar suas moradas.

Com o passar do tempo, foram surgindo os teóricos que se dedicavam em observar a natureza e seus fenômenos perceptíveis, dando base para a ciência que conhecemos hoje.

Afinal, o que é ciência?

Podemos afirmar que ciência é o agrupamento de conhecimentos empíricos e teóricos sobre a natureza, estruturados a partir da observação, definição, interpretação e previsão. Ou seja, a base da ciência é a experiência e, após a reprodução da ação investigada, realiza-se a interpretação do evento e o prognóstico dele.

Este é o cerne do método científico. 

Assim, podemos entender que a ciência está em todo lugar e exerce um papel fundamental para o desenvolvimento.

É através da ciência que muitas doenças foram extintas e tantas outras possuem o manejo adequado para a redução de seus impactos na vida do homem. É também, através da ciência, que muitos melhoramentos são criados constantemente, por exemplo: técnicas de plantio, moradia, mobilidade, energia, da comunicação, tratamentos e medicamentos e toda e qualquer resolução de problemáticas para a sociedade.

Um exemplo muito latente e contemporâneo, é o papel fundamental que a ciência desenvolveu e continua desenvolvendo no enfrentamento da Covid-19.

Constante transformação

O cientista produz conhecimento. E algo importante a dizer é que a ciência não é estática ou possui um caráter dogmático. Constantemente, os resultados de sua produção podem ser refutados ou comprovados através de novos estudos e pesquisas.

O Dia Nacional da Ciência foi sancionado em 2001, pela lei nº 10.221 e o Dia do Pesquisador Científico foi sancionado em 2008, pela lei nº 11.807.

O objetivo dessa data é promover e estimular a atenção de todos pela ciência, que por vezes pode passar despercebida em nosso cotidiano, mas é primordial entender que o saber científico é a base para a sobrevivência e melhoria da vida humana e de todos os ecossistemas.

“A ciência será sempre uma busca, jamais uma descoberta.

É uma viagem, nunca uma chegada.” - Karl Popper

Se você é profissional da saúde, entenda mais sobre esse assunto acessando nossa área restrita com conteúdos exclusivos. Clique aqui!

 

 

 

 

Referência:
CONFAP, 8 de Julho – Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras & dos Pesquisadores Científicos. Brasília: 2021. Disponível em: https://confap.org.br/news/8-de-julho-dia-nacional-da-ciencia-e-dia-nacional-das-pesquisadoras-dos-pesquisadores-cientificos/.

 

BR-18528. Material destinado a todos os públicos. Jul/2022