Voltar para o topo

Asma controlada? Saiba por que é importante continuar o seu tratamento

Você está há meses sem ter uma crise grave, os sintomas quase não aparecem e sua asma parece estar controlada. É nesse momento em que, muitas vezes, os pacientes asmáticos abandonam o tratamento por conta própria e acabam tendo crises piores. Mesmo com a asma controlada, o tratamento de manutenção e as visitas periódicas com o médico deve continuar e o FazBem te conta o porquê.

A partir do momento que um bom controle da asma é alcançado e mantido por alguns meses, seu médico pode começar a pensar em reavaliar a redução da medicação de manutenção, sem que o controle da asma seja perdido.

Acompanhamento médico sempre

O grande problema de abandonar seus medicamentos de uma vez por conta própria é que você pode voltar a ter os sintomas mais frequentes e até mesmo crises graves. Isso pode te deixar mais exposto aos riscos do uso inadequado da medicação que contém apenas broncodilatador.

Com a ajuda do seu médico será possível encontrar uma dose baixa efetiva para manter bom controle dos sintomas e crises e para minimizar possíveis eventos adversos.

Mudanças no tratamento

Qualquer mudança no seu tratamento deve ser entendida como um teste e acompanhada por um médico especialista. Se você está diminuindo as doses, peça um plano por escrito com instruções de como e quando voltar para o seu tratamento anterior se os seus sintomas piorarem.

É importante entender que a diminuição da dose acontece de maneira diferente para cada paciente dependendo do desempenho do tratamento, fatores de risco e até preferências de cada um. Não tenha pressa e siga sempre as orientações do seu médico para continuar no caminho para uma vida com mais saúde e bem-estar.

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento. 
 

 

 

 

Referências:
GINA – Global strategy for asthma management and prevention (updated 2020)
Icons by The Noun Project
BR-8410 Material destinado à pacientes. Mai/2020.