Voltar para o topo

Asma: dicas e precauções para praticar exercícios

Praticar atividades físicas regularmente tem benefícios importantes para a saúde e qualidade de vida de qualquer pessoa. No tratamento de asma, os exercícios físicos também são muito importantes pois favorecem a capacidade respiratória e diminuem os riscos cardiovasculares entre outros benefícios psicológicos e sociais.

Apesar de todos os benefícios, praticar exercícios físicos pode ser um gatilho dos sintomas de asma para muitos pacientes. Entretanto, isso não quer dizer que você não pode praticar exercícios físicos se você tem asma. Preste atenção nessas dicas do FazBem:

Antes de começar, procure o seu médico

Dependendo da gravidade da sua asma, pode ser que você precise de doses de medicação antes, durante ou depois da prática de exercícios físicos. O médico especialista deve fazer uma avaliação e orientá-lo sobre esse assunto de acordo com as suas necessidades.

Aqueça seu corpo

Com a autorização médica, você já pode começar! Um ponto chave aqui é sempre fazer um aquecimento e ir aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos, sempre prestando atenção nas reações do seu corpo e na sua respiração, respeitando o seu limite.

Mantenha seu tratamento em dia

Manter o tratamento indicado para você é o principal fator que contribui para o controle dos sintomas e a diminuição de crises, inclusive quando você está se exercitando.

Não há nenhuma evidência de que uma forma de atividade física seja mais recomendada do que outra para asmáticos. Escolha uma atividade prazerosa e que o mantenha motivado a manter uma regularidade da prática. Mantenha-se ativo e aproveite os benefícios para o seu bem-estar!

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento. 
 

 

 

 

 

Referências:
www.ginanobrasil.org.br/leigospacientes/faqs-asma/
https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2020/04/GINA-2020-full-report_-final-_wms.pdf
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project
BR-8415 Material destinado a pacientes. Mai/2020.