Voltar para o topo

Atividades físicas podem fazer bem para sintomas de asma

Pessoas diagnosticadas com asma podem ter receio de praticar atividades físicas, principalmente quando são de alta intensidade.
Ao contrário do que muitos pensam, a atividade física pode contribuir para amenizar os sintomas da asma e garantir uma qualidade de vida muito melhor para o paciente. É claro que sempre com acompanhamento médico e de um profissional de educação física.

Algumas pesquisas científicas já mostram que asmáticos que praticam atividades físicas regulares têm um melhor controle da doença do que aqueles que são sedentários. Além, é claro, de terem um melhor condicionamento físico e cardíaco e não ganharem peso excessivo, o que também atrapalha a evolução da asma.

A boa notícia é que, desde que você seja avaliado, tratado e orientado pelo seu médico, você pode praticar qualquer esporte ou atividade na mesma intensidade que uma pessoa que não tem asma. O único momento em que o exercício é contraindicado é durante uma crise.

Veja também: Natação para crianças com asma: conheça os benefícios!

Se você sentir a piora dos sintomas ao fazer exercício pode ser sinal de que a asma não está controlada. Caso isso aconteça, dê uma pausa na prática e consulte o seu médico para que medidas adequadas no diagnóstico e prevenção sejam tomadas. Assim você poderá praticar suas atividades físicas na intensidade e forma que desejar e lhe forem mais prazerosas.

  

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento. 
 

 

 

 

 

Referências:
www.sbai.org.br/imageBank/emescam_cartilha_asma_online_final.pdf
Acessado em 21/02/2020;
www.asbai.org.br/atividade-fisica-esta-recomendada-para-pessoas-com-asma/
Acessado em 21/02/2020.
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project
BR-7718 – Abril/20 – Material destinado a pacientes