Voltar para o topo

Café faz mal à saúde do coração?

Acordar e tomar aquele cafézinho para ajudar a enfrentar a rotina faz parte da vida de muitos brasileiros. Além do sabor único, o café fornece energia e eleva a disposição, sendo muito consumido nas manhãs no mundo inteiro.

Outro lugar que o café tem espaço garantido é na mesa do escritório. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Opinionbox, 52% dos brasileiros afirmam tomar café no trabalho.

Mas quando o assunto é coração, muitas dúvidas rondam a ideia de que café faz mal à saúde desse órgão, sobretudo em relação a doenças como hipertensão arterial e arritmias cardíacas.

Por muito tempo, o café manteve a reputação de ser um tipo de bebida prejudicial à saúde, principalmente para o sistema cardiovascular.

Será que ainda hoje ele mantém essa reputação?

Há pesquisas que dizem exatamente ao contrário, que o café é benéfico para a saúde do coração.

E agora, será que o café faz bem ou mal para o coração?

Para ajudá-lo a sanar essa dúvida, o FazBem trouxe, ao longo do texto, informações sobre a relação do café com a saúde cardiovascular, além dos benefícios do café para saúde das pessoas.

Afinal o café é aliado ou vilão?

Vamos começar esclarecendo a relação do café com a saúde das pessoas em geral.

Nesse caso, ele não é mocinho nem vilão. Estudos revelam que o segredo está no equilíbrio do consumo do café. Ou seja, sem consumo exagerado.

Certamente, você já deve ter ouvido que tudo que é consumido em excesso pode prejudicar a saúde, e com o café é a mesma coisa.

As bebidas de café estão disponíveis em uma variedade de sabores diferentes, níveis de torra, com ou sem cafeína. Ao longo do tempo, diversos estudos foram realizados para investigar os efeitos do café para a saúde das pessoas.

Esses estudos, aos poucos, revelaram que o café possui muitos benefícios para saúde, como a redução do desenvolvimento do diabetes mellitus, vários tipos de câncer e doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. [2,3,4]

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) ressalta que o café causa efeitos positivos para a saúde quando consumido de forma moderada.

Quando consumido em doses certas, o café pode trazer resultados positivos, uma vez que ele possui componentes que fazem bem, como antioxidantes, sais minerais e vitamina B3.

Agora, será que o café faz bem para a saúde do coração? Confira a resposta a seguir!

Café X Doenças do Coração?

Pelo fato de ser uma bebida tão popular, os efeitos do café sobre a saúde humana, sobretudo sobre as doenças cardiovasculares, vêm sendo discutidos há décadas.

Durante muito tempo, acreditou-se que o café poderia prejudicar o controle de doenças cardiovasculares como pressão arterial e arritmias cardíacas. Há relatos na história, também, sobre o café e o colesterol, que poderia vir a contribuir para o aumento da pressão.

Confira o que dizem alguns dos estudos sobre a relação do café e as doenças do coração:

Os estudos anteriores sugeriam que beber café aumenta a rigidez arterial. No entanto, um novo estudo realizado pelo Research Institute do Queen Mary, revelou que o café não é tão ruim para as artérias como se previa.

O estudo contou com mais de 8 mil indivíduos e revelou que mesmo pessoas que consumiram mais de 3 xícaras de café por dia não apresentaram enrijecimento das artérias.

Outro estudo realizado pelo Instituto do coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (InCor) avaliou indivíduos na faixa etária dos 50 anos com historio de problema no coração e constatou que a ingestão da bebida não causou nenhuma alteração.

Voluntários com e sem doenças cardiovasculares foram submetidos a exames antes e depois da ingestão de café. Após uma bateria de exames de sangue, teste de esforço, pressão e estudo da atividade vascular, ficou comprovado que o consumo do café filtrado pouco modificou o colesterol do sangue e que a pressão arterial não teve alteração. [8,9,10]

Já em relação a doença coronariana, a grande responsável pelos ataques cardíacos, os resultados têm sido conflitantes.

A suspeita de que o café possa aumentar o número de infartos do miocárdio foi reforçada pela demonstração de que o café não filtrado faz aumentar o colesterol total e fração do LDL, conhecida como colesterol ruim. [11,12]

Mas a revista Archive Of Internal Medicine publicou o artigo com a pesquisa do grupo de finlandeses e revelou que a incidência de infartos do miocárdio não fatais foi a mesma em pessoas que bebiam café e aquelas que não bebiam café.

Todos os estudo apresentados acima ressaltam que, apesar de não causar problemas para a saúde do coração, a indicação é de consumo moderado do café.

O consumo moderado de café, além de não causar alterações para o controle dessas doenças, ainda pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, porque suas substâncias antioxidantes eliminam os radicais livres ajudando na resposta do sistema imunológico.

Quanto de café é recomendado?

Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a quantidade diária de café recomendada equivale a três ou quatro xicaras.

No entanto, essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa, pois, em alguns casos, dependendo da quantidade, a ingestão em excesso da bebida pode provocar irritação no estômago.

Caso você esteja querendo saber quanto de café é recomendado para o seu caso, marque uma conversa com o seu médico.

A quantidade pode variar de pessoa para pessoa e o médico é a pessoa mais indicada avaliar a sua saúde e encontrar a quantidade correta para você.

Lembre-se: o consumo moderado de café é essencial para que a bebida seja benéfica para a saúde.

 

 
 
Referências:
  1. https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/7540/1579720024Infogrfico_Comportamento_do_Consumidor_-_Caf.pdf
  2. https://www.scielo.br/j/rn/a/NM6dh9CVSv7hxYFmGhQsjYb/?lang=pt
  3. https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/vilao-ou-mocinho-segredo-do-cafe-e-a-quantidade
  4. https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf
  5. https://socesp.org.br/noticias/nutricao/como-tornar-o-cafe-um-aliado-do-coracao/
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6194148/
  7. https://www.qmul.ac.uk/media/news/2019/smd/coffee-not-as-bad-for-heart-and-circulatory-system-as-previously-thought.html
  8. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/cardiologista-do-hcor-alerta-para-os-riscos-de-infarto-ao-deixarmos-de-tomar-o-cafe-da-manha/
  9. https://www5.usp.br/noticias/saude-2/cafe-nao-aumenta-gravidade-de-doenca-arterial-coronariana/
  10. https://www.oswaldocruz.com/site/noticias-de-saude/597-pesquisa-indica-que-cafe-nao-faz-mal-ao-coracao
  11. https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/cafe-e-ataque-cardiaco-artigo/
  12. https://socesp.org.br/noticias/nutricao/como-tornar-o-cafe-um-aliado-do-coracao/
  13. https://www.qmul.ac.uk/media/news/2019/smd/coffee-not-as-bad-for-heart-and-circulatory-system-as-previously-thought.html
  14. https://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va12-qualidade-da-bebida03.pdf
BR-13230. Material destinado a pacientes. Jun/2021