Voltar para o topo

Como é o tratamento para câncer de mama?

Não existe um tratamento padrão para o câncer de mama. O tratamento mais adequado só é identificado após avaliação de um profissional, entretanto algumas dúvidas podem surgir sobre esse assunto.

Como a paciente deve se cuidar? Quais as mudanças mais frequentes na rotina e na vida dessas mulheres? Essas são dúvidas muito válidas e comuns. Nesse conteúdo vamos trazer informações para você entender um pouco mais sobre como é o tratamento para câncer de mama.

Não. O tratamento de câncer de mama, normalmente, é realizado por meio da combinação das modalidades. O especialista escolhe os métodos e a combinação de acordo com a localização, o tipo de câncer e o estágio.

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em tratamento local, que inclui cirurgia e radioterapia e tratamento sistêmico, com quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

Com o diagnóstico precoce, o tratamento tem maior poder de cura. Se a doença já possuir metástases e se espalhar para outros órgãos, o tratamento busca prolongar e melhorar a qualidade de vida. Por isso, a importância da prevenção com a realização do autoexame e do autoconhecimento do corpo.

Os tratamentos para o câncer de mama são, geralmente, agressivos. Isso ocorre, pois eles precisam ser eficazes o bastante para destruir as células cancerosas. Porém, esse processo acaba danificando as células saudáveis também.

Quando as células saudáveis são danificadas, a paciente poderá se sentir doente, sem energia, perder o cabelo, ter falta de apetite e enjoos. A boa notícia é que a maioria desses efeitos colaterais desaparece depois que o tratamento termina.

 

 

 

Referências:
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama 
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama 
Icons by The Noun Project
BR.10237. Material destinado a pacientes. Out/2020