Voltar para o topo

#ConhecerParaVencer: uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama

Conhecimento também é uma forma de empoderamento. Por isso, lançamos a campanha #ConhecerParaVencer, com o objetivo de levar informação às pessoas sobre o câncer de mama para que tenham autonomia de conhecer mais sobre a doença, os exames diagnósticos, os tratamentos, as mutações genéticas, os estágios da doença e, em conjunto com seu médico, buscar maneiras de se prevenir ou tratar sua condição da melhor forma.

O corpo da mulher sofre mudanças o tempo todo. Grande parte delas é natural, mas algumas podem ser sinais de alerta. Por isso, a importância de se conhecer. De olhar pra dentro. De resgatar nossas raízes e ter consciência do nosso histórico familiar. 

Alguns casos da doença são hereditários e podem ser identificados com a realização de testes genéticos. No entanto, a hereditariedade não é o único fator de risco. De acordo com dados publicados pelo laboratório Oswaldo Cruz¹, uma a cada oito brasileiras de até 70 anos podem desenvolver câncer de mama, por isso é importante conhecer os fatores de risco, formas de prevenção e diagnóstico precoce, assim como ter um acompanhamento médico adequado.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só no Brasil, são milhares de novos casos diagnosticados anualmente, sendo mais comum em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma². Esse câncer se desenvolve devido ao crescimento anormal e fora de controle das células da mama. O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas também podem aparecer nódulos com outras características assim como alterações na pele da mama, nos mamilos e aparecimento de nódulos nas axilas³. 

O conhecimento sobre a doença e o diagnóstico adequado e preciso são essenciais para um melhor planejamento e seguimento terapêutico. O toque é importante assim como conhecer o seu corpo e seu histórico familiar. Mas, não é só isso. O acompanhamento profissional com um médico e a realização de exames rotineiramente são parte fundamental do cuidado e do próprio autoconhecimento.

Ao longo dos próximos meses, traremos novos conteúdos sobre o câncer de mama, o que inclui: o diagnóstico, o estadiamento (inicial ao metastático), os subtipos moleculares do câncer de mama; as mutações genéticas; possíveis tratamentos; os impactos da doença na qualidade de vida das pessoas; e a importância da medicina de precisão.

Continue acompanhando tudo aqui no site do FazBem e também em nossas redes sociais para saber mais sobre a campanha!

 

 

 

 

Fontes:
  1. INSTITUTO OSWALDO CRUZ. 11 mitos e verdades sobre o câncer de mama. Disponível em: <https://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/11-mitos-e-verdades-sobre-cancer-de-mama>. Acesso em: 5 jul 2022.
  2.  
  3. INCA. Conceito e Magnitude.  Disponível em: <https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude>. Acesso em: 5 jul 2022.
  4.  
  5. ONCOGUIA. O que é oncologia? Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-eoncologia/82/1/>. Acesso em: 13 jul. 2022.
BR 19010 - Material destinado a pacientes. Julho/2022.