Voltar para o topo

Coração acelerado: ansiedade ou arritmia?

Você já sentiu o coração acelerar em um momento de ansiedade e ficou em dúvida se era ou não um problema mais sério?

O coração pode acelerar o ritmo por vários motivos. Pode ser que você tenha recebido uma notícia muito importante, está nervoso para fazer uma apresentação no trabalho ou apenas tomou um pouco de café a mais do que deveria.

Por outro lado, uma frequência cardíaca irregular pode ser um sinal de um problema mais sério, como a arritmia. Por isso, trouxemos algumas informações importantes para você ficar atento a saúde do seu coração.

Confira a seguir!

O que é arritmia?

Os batimentos do coração ocorrem de forma organizada por meio de um impulso elétrico, fazendo com que a contração do músculo seja efetiva para bombear o sangue para o corpo e pulmões.

Qualquer alteração que cause um funcionamento inadequado desse sistema ocasiona as arritmias cardíacas.

Também conhecida como disritmia ou "palpitação", a arritmia cardíaca é uma alteração nos batimentos do coração. Se ele bater muito rápido, é chamada de taquicardia. Caso for muito lento, o nome dado é bradicardia.

Os batimentos cardíacos podem variar de acordo com diversos fatores, mas segundo dados do SOBRAC (sociedade brasileira de arritmias cardíacas), normalmente, um coração sadio e em descanso tem  de 60 a 100 batidas por minuto (bpm).

As arritmias podem causar apenas desconforto, mas também pode ser mais grave, fazendo com que o coração não consiga bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do corpo.

Normalmente, os sintomas de arritmia não são contínuos, podendo aparecer de forma repentina e desaparecer, voltando depois. Algumas pessoas podem, inclusive, não apresentar sintomas.

Muitas vezes, esses sintomas podem ser parecidos com aqueles sentidos por uma pessoa que tem ansiedade.  Por isso, procure seu médico sempre que sentir qualquer tipo de sintomas.

O que é ansiedade?

Estatísticas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP revelam que cerca de 12% da população do país é ansiosa e que, ao longo da vida, 23% dos brasileiros terão algum tipo de distúrbio ansioso.

Alguns dos sintomas da ansiedade são tontura, sensação de fraqueza, taquicardia, formigamento nas mãos e pés e, sobretudo, um aperto no peito. Deu para perceber a similaridade com a arritmia, né?

Esses sintomas costumam se apresentar quando a pessoa se sente ameaçada, o que pode acontecer por diversos motivos como uma rotina agitada, pressão do dia a dia, excesso de trabalho e problemas pessoais.

O quadro de ansiedade, quando agravado, pode se transformar em transtorno, comprometer a qualidade de vida do paciente e até mesmo levar a quadros depressivos.

Afinal, existe uma relação entre arritmia e ansiedade?

Essa é uma boa pergunta! Afinal, por terem sintomas tão parecidos, é natural pensar que esses problemas estejam interligados.

A verdade é que ainda não há uma conclusão definitiva, mas estudos mostram que o estresse e a ansiedade podem piorar os sintomas de arritmia, mas mais pesquisas são necessárias para descobrir se as pessoas com ansiedade e depressão têm maior risco de desenvolvê-lo.

Pesquisas também mostram que as pessoas com arritmia podem ter maior probabilidade de desenvolver depressão ou ansiedade porque a condição costuma afetar a qualidade de vida. Entretanto, mais pesquisas ainda são necessárias para entender totalmente essa relação complexa entre a arritmia e a saúde mental.

No momento, os pesquisadores ainda não podem afirmar se as pessoas com ansiedade ou depressão têm maior probabilidade de desenvolver fibrilação atrial ou se ter fibrilação atrial aumenta o risco de ansiedade e depressão.

Confira mais detalhes sobre a fibrilação arterial no Blog do FazBem, nele temos uma matéria com todos os detalhes sobre a arritmia cardíaca.  

Perguntas para fazer ao seu médico

Quando falar com o seu médico, faça estas perguntas se achar que tem apresentado sintomas  ansiedade ou arritmia.

Se você suspeitar de sintomas de ansiedade:

  • É possível que os sintomas que estou sentido seja ansiedade?
  • Esses sintomas estão relacionados à minha saúde física?
  • Devo consultar um especialista em saúde mental?
  • Eu preciso de aconselhamento ou medicação?
  • O que posso fazer em casa para evitar sentir esses sintomas?
  • Existem alimentos ou bebidas que devo evitar?

Se você suspeita dos sintomas arritmia:

  • É possível que os sintomas que estou apresentando sejam de arritmia?
  • Existe uma causa específica?
  • Existem alimentos ou bebidas que devo evitar?
  • Que tipos de atividades ou exercícios são seguros e quais devo evitar?
  • Eu preciso fazer um procedimento ou cirurgia?
  • Eu preciso tomar medicação?
  • Quais são os próximos passos?

Seja qual for a sua suspeita, vale a pena conversar com um profissional de saúde ao ter os sintomas citados no início do texto.

Afinal, sendo arritmia ou ansiedade, é importante procurar ajuda e iniciar o tratamento recomendado o quanto antes para recuperar o bem-estar e evitar possíveis complicações.

Fique atento à sua saúde e continue contando com o Programa FazBem, da AstraZeneca, para apoiá-lo na sua busca por mais qualidade de vida. Cadastre-se agora e saiba mais!

Referências:

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/atrial-fibrillation/in-depth/atrial-fibrillation-managing-stress/art-20118647

https://www.ladoaladopelavida.org.br/arritmia-cardiaca-o-que-e-doencas-cardiovasculares

https://www.spdm.org.br/blogs/psiquiatria/item/2286-saiba-como-a-ansiedade-afeta-nossa-vida

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/33100-quando-nao-tratada-ansiedade-em-excesso-pode-comprometer-qualidade-de-vida

https://www.webmd.com/heart-disease/atrial-fibrillation/anxiety-afib#:~:text=A%20heart%20monitor%20can%20detect,you%20wear%20an%20event%20monitor

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/confira-as-dicas-de-como-regular-as-batidas-do-seu-coracao/