Voltar para o topo

Coronavírus: como manter o bem-estar com a mudança de rotina?

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a pandemia de coronavírus. Muito tem se falado sobre a COVID-19 e, no Brasil, as movimentações para prevenção já estão acontecendo.

Toda essa mudança de comportamento vem para garantir que o país consiga passar pela pandemia de maneira mais controlada, preservando a saúde e a vida da população. Mesmo assim, essa situação pode trazer muitos desafios. Coisas simples como comer, praticar exercícios físicos e até mesmo conversar com algum amigo ou familiar, terão que ser feitas de maneiras diferentes para evitar contaminação.

Separamos algumas dicas para ajudar você a passar por esse período com muito bem-estar e qualidade de vida:

Fique atento à sua alimentação - Covid-19

Se você faz parte da população que consegue ficar em casa nesse período: evite ficar pedindo delivery e tente optar pela comida feita em casa, com todo o cuidado necessário para evitar contaminação. Uma dica é organizar as refeições da semana e deixar congelado, sempre apostando em frutas, verduras e legumes.

Caso você não tenha conseguido evitar a ida ao trabalho, tome cuidado com restaurantes por quilo. Como os alimentos ficam expostos no balcão, podem ficar comprometidos. O ideal é limpar pratos e talheres com álcool gel antes de utilizá-los e optar pelos pratos quentes.

Você também pode aproveitar e conferir a sessão “Comer Bem” do blog para ver nossas dicas de alimentação mais específicas.

Não deixe de se movimentar - Covid-19

Os exercícios físicos fazem parte de uma rotina mais saudável. É comprovado que manter uma rotina com atividades físicas melhora a qualidade do sono, previne o sobrepeso e a obesidade, traz benefícios cardiorrespiratórios, melhora o sistema imunológico, entre outros. Como as academias estão fechadas e a orientação é ficar o máximo possível dentro de casa, pode ser que você acabe ficando mais sedentário.

Entretanto, ficar em casa não quer dizer ficar parado. Procure um espaço em que seja possível afastar os móveis e movimente-se. Pode ser uma série de exercícios mais leve, utilizando o próprio peso do corpo, dançando suas músicas preferidas ou até mesmo fazendo alongamentos. Sempre respeitando suas limitações e orientações médicas!

Criamos uma playlist especial para te ajudar nesse momento! Confira no post.

Aproveite o tempo em casa - Covid-19

Chegou a hora de colocar aqueles planos antigos em prática, como começar a meditar, assistir filmes, maratonar séries, descobrir uma banda nova, ler livros e ainda aproveitar o tempo para organizar o seu armário e se livrar daquele monte de roupas que estão lá sem usar há um tempo, o que acha?

Se você mora com familiares, que tal uma noite de jogos de tabuleiro ou até mesmo fazer receitas diferentes? Use a quarentena para realizar aquelas coisas que sempre desejou ter mais tempo para fazer.

Também fizemos uma seleção de músicas que podem te ajudar nesse momento, confira! 

Busque conhecimento - Covid-19

Hoje há muitas opções de cursos online e você pode utilizar esse período a mais em casa para obter mais conhecimento. Pode ser algo que agregue à sua vida profissional ou pessoal. As opções são inúmeras!

Mantenha contato com quem você ama - Covid-19

Um dos fatores que mais contribui para o bem estar, é a convivência com pessoas que nos fazem felizes. Mesmo não sendo possível encontrar seus amigos e família pessoalmente, é a hora de usar e abusar das redes sociais e recursos que a tecnologia proporciona para manter o contato com cada um deles.

Ligue, faça chamadas de vídeo, mande uma mensagem, uma foto, um áudio e mantenha o contato!

Mantenha o seu bem-estar durante esse período de adaptações!
Além disso, mantenha as recomendações gerais de prevenção como lavar as mãos e higienizar
objetos e superfícies com frequência.

 
Fique atento aos sintomas do coronavírus

Tosse, febre, coriza, dificuldade de respirar, dor de garganta. Uma dica é baixar o aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Com ele você pode receber ajuda, tirar suas dúvidas e ficar mais informado!

Baixar para iOS l Baixar para Android

 

 

Referências:
www.exame.abril.com.br/estilo-de-vida/em-tempo-de-coronavirus-saiba-como-sealimentar-bem-na-quarentena/
Acessado em 23/03/2020
www.coronavirus.saude.gov.br/
Acessado em 23/03/2020

www.coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao
Acessado em 23/03/2020
www.globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/11/conheca-os-beneficios-dapratica-de-exercicios-comprovados-pela-ciencia.html
Imagens: Freepik
Icons by The Noun Project


BR-7888 – Abril/20 – Material destinado a pacientes

Matérias Relacionadas

Veja todos