Voltar para o topo

COVID-19: Dicas para aumentar a imunidade

Com certeza você já deve ter visto, por aí, várias receitas de chás, sucos e vitaminas milagrosas para aumentar a imunidade. Acontece que manter uma boa imunidade é consequência de um conjunto de fatores que influenciam a sua saúde e bem-estar. Hoje vamos te dar dicas que realmente funcionam para aumentar a sua imunidade.

Por que a imunidade é importante? Não só em momento de pandemia, mas em toda a sua vida, manter a imunidade alta é essencial para que a resposta imunológica do seu organismo contra infecções, como as provocadas por vírus e bactérias, por exemplo, seja melhor.

Ainda não há vitaminas, vacinas ou soros que tratem a COVID-19. Por isso, cuidar da sua saúde cultivando hábitos saudáveis durante o surto da doença é uma forma bem eficaz de prevenção junto às outras medidas recomendadas pelos órgãos de saúde.

Durma bem - Covid-19 imunidade

A privação do sono causa vários efeitos negativos na nossa saúde, como: estresse, irritabilidade, falta de concentração e diminui a nossa resposta imunológica. Se você anda tendo dificuldades durante o sono, algumas medidas podem te ajudar a dormir melhor e, consequentemente, aumentar a sua imunidade.
- Desligue todos os aparelhos eletrônicos antes de dormir;
- Evite pensamentos negativos na hora de dormir;
- Evite comer alimentos pesados e gordurosos de noite;
- Tente não ingerir bebidas alcoólicas durante a noite;
- Evite tomar café ou bebidas com cafeína a partir das 15h.

Alimentação - covid-19 imunidade

Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável, aposte em verduras, legumes, frutas e evite consumir muita fritura e alimentos gordurosos. Tome cuidado com dietas muito restritivas, com calorias muito reduzidas. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, elas
devem ser evitadas até o fim da pandemia, pois podem ser nutricionalmente insuficientes.
Beba água! O correto é ingerir de 35ml a 40ml de água para cada 1kg do seu peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 65 kg deve tomar 2,5 litros de água por dia. 

Você também pode aproveitar e conferir a sessão “Comer Bem do blog para ver nossas dicas de alimentação mais específicas.

Atividade física - covid-19 imunidade

A atividade física é capaz de aumentar a sua resposta imunológica e melhorar o funcionamento do seu organismo como um todo. Os exercícios físicos beneficiam suas funções cardiovasculares, circulação sanguínea, aceleram o seu metabolismo e são ótimos
para a sua saúde mental. Tudo o que você precisa nesse momento!

Se animou e vai começar agora mesmo os exercícios? Então aproveite para cuidar da saúde ouvindo a nossa Playlist “Se exercitar FazBem!

Além das dicas acima para manter uma boa imunidade, é muito importante manter as orientações gerais de higiene e prevenção divulgadas pelos órgãos de saúde e ficar de olho nos principais sintomas da COVID-19: cansaço, febre alta, tosse e dificuldade de respirar.
Tenha em casa suprimentos médicos que te auxiliem nesse controle, como o termômetro para verificar sua temperatura corporal.


Gostou das dicas? Não existe chá milagroso para fazer a sua imunidade aumentar, mas você pode fazer isso com atitudes simples no seu dia a dia. Continue acompanhando o nosso blog e conte com o FazBem para te ajudar na prevenção ao coronavírus!

 

 

 

Referências:
www.diabetes.org.br/covid-19/como-as-pessoas-com-diabetes-podem-cuidar-da-sua-saude-mentalneste-periodo/
www.diabetes.org.br/atividade-fisica/perguntas-mais-frequentes-sobre-exercicio-fisico-e-ahttps://abran.org.br/2020/05/01/posicionamento-da-associacao-brasileira-de-nutrologia-abran-arespeito-de-micronutrientes-e-probioticos-na-infeccao-por-covid-19/
www.abneuro.org.br/post/coronav%C3%ADrus-pesquisa-diz-que-estamos-sonhando-parecidodurante-pandemia
Imagens: Freepik
Icons by The Noun Project

Material destinado a todos os públicos - BR-8396 - Maio/2020

 

Matérias Relacionadas

Veja todos