Voltar para o topo

Cuidados ao fazer exercícios físicos em casa

A pandemia do Covid-19 provocou muitas mudanças na rotina da população mundial. Com o isolamento social, academias, estúdios, praças e parques tiveram de se manter fechados, forçando muitas pessoas a se adaptarem à rotina de fazer exercícios em casa. 

No entanto, o que para muitos era visto apenas como uma prática para manter padrões estéticos, hoje virou sinônimo de uma vida mais saudável. Isso porque a pandemia fez com parte da população repensasse os seus hábitos e começasse a se preocupar mais com a saúde.

A prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade.

De acordo com o estudo realizado pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, manter a prática de atividades físicas é ainda mais importante neste período de isolamento social, uma vez que, os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico e a saúde mental.

Mas os benefícios não são apenas para o sistema imunológico. Fazer algum tipo de atividade física regularmente também ajuda a controlar o peso, diminuir a glicemia, prevenir doenças cardiovasculares, prevenir osteoporose e controlar o colesterol. Além disso, ajuda a elevar o nível de alguns neurotransmissores no cérebro responsáveis pelo nosso humor. Dessa forma, aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do estresse.

Falamos aqui sobre como o isolamento social modificou a rotina das pessoas, incluindo a prática de exercícios físico e assim surgiu a dúvida de milhares de pessoas: afinal, é seguro fazer exercícios em casa?

Sim, é praticar exercícios em casa de forma saudável! Porém, o ideal é buscar aconselhamento de um profissional da área e sempre respeitar suas limitações. Em tempos de pandemia, o acompanhamento é um pouco mais difícil. Por isso, os cuidados devem ser redobrados ao praticar qualquer tipo de exercícios em casa para não causar nenhum tipo de lesão, principalmente para quem é sedentário ou iniciante no treino.

Exercícios físicos para iniciantes

A prática de exercício físico é benéfica para a saúde, mas só quando feita de forma correta.

Na internet, é possível encontrar inúmeras recomendações de treinos e exercícios para se praticar em casa. No entanto, nem todo treino é indicado ou eficaz para todas as pessoas. Um treino inadequado pode trazer prejuízos à coluna, dores e, em alguns casos, lesões sérias que podem fazer com que você precise recorrer a um hospital em busca de tratamento.

Por isso, tomar alguns cuidados ao se fazer exercícios é importante não apenas para que as atividades físicas proporcionem o resultado esperado, mas também para que não cause o efeito contrário e traga prejuízos a sua saúde.

Confira alguns fatores que você precisa se preocupar antes de começar a fazer exercícios em casa.

Como se preparar para fazer atividade física?

Antes de qualquer decisão sobre como e quando começar a fazer atividades física, mesmo quando há orientação de um profissional da área, é importante realizar uma visita ao médico para que ele possa avaliar sua saúde e identificar possíveis problemas nas articulações ou outras doenças.

No caso da presença de problemas de saúde como diabetes ou hipertensão, o ideal é que o exercício seja supervisionado por um profissional que, junto ao médico, irá indicar um tipo, a intensidade e o treino adequado para o seu caso.

Certamente você já ouviu falar de alguma pessoa que começou a realizar exercícios físicos e passou mal, teve tonturas ou, em casos mais graves, chegou a desmaiar durante o treino.

Existem diversos fatores para que isso ocorra, entre os mais comuns estão a desidratação e falta de energia para a prática exercícios físicos.

A prática de uma alimentação saudável ainda está muito associada a dietas para emagrecimento, mas esse conceito é extremamente equivocado. Alimentar-se de forma saudável é entregar ao seu corpo todos os nutrientes que ele necessita.

Manter uma alimentação saudável é essencial para ter energia durante a atividade física, bem como se manter hidratado. A hidratação é importante para melhorar seu desempenho, dar mais disposição e melhorar a tonificação dos seus músculos.

Antes de começar, tome um copo de água e mantenha uma garrafa por perto para se hidratar durante as séries.

Não é porque os exercícios serão feitos dentro de casa que você deverá utilizar qualquer tipo de roupa.

Utilizar roupas próprias para a prática de atividades físicas é importante por dois motivos. O primeiro é que as peças de treino facilitam a evaporação do suor, que é mais acentuado quando em local fechado e com pouca ventilação ajudando, dessa forma, a controlar a temperatura corporal. O segundo é que, por serem mais leves, não geram tanto atrito com a pele. Roupas comuns são feitas de tecidos mais pesados e quando utilizadas para treino podem causar incômodos e assaduras na pele.

Agora, o que você acha, deve usar ou não usar tênis?

Deve- se usar sim. O uso do tênis é essencial, mesmo para quem faz exercícios em casa, pois ele serve para amenizar o impacto do exercício nas articulações, principalmente em treinos que fazem você pular e flexionar o joelho, ou exercícios que façam você mexer o corpo inteiro e misturam aeróbico com anaeróbico. Por isso, o tênis adequado para treino é um item tão importante quanto usar roupas adequadas para o treino.

O mundo teve que ser adaptar à nova realidade gerada pelo isolamento social. A nossa rotina foi alterada e a internet foi uma grande aliada para auxiliar nas mudanças. Isso inclui mudanças nas atividades que antes eram feitas presencialmente e que migraram para o mundo virtual. Foi o caso dos treinos por videoconferência, vídeos previamente gravados ou por aplicativos de exercícios físicos.

Essa adaptação para o mundo virtual oportunizou a prática de exercícios físicos para pessoas que antes não realizavam nenhum tipo de atividade física. Engana-se quem imagina que as opções ficaram limitadas ou padronizadas. As possibilidades continuam tão vastas quanto antes, sendo possível encontrar, virtualmente, atividades como luta, dança, yoga, treinos de alta e baixa intensidade e alongamentos.

Com esse leque de possibilidades, cabe a você escolher a atividade física que mais lhe atrai e motiva a criar uma rotina de exercícios.

Hoje há opções que cabem em todos os bolsos. Pesquise, fale com profissionais, busque informações sobre os benefícios do tipo de atividade que você deseja fazer, mas lembre-se que, antes de começar qualquer atividade física, é importante procurar o seu médico para verificar como está a sua saúde.

Você tem cuidados com o corpo após o treino?

Fazer um aquecimento antes de iniciar o treino é importante, mas você não deve esquecer que esse cuidado também deve ser feito após o treino.

Ao terminar o treino é necessário fazer um alongamento para diminuir a possibilidade de cãibras ou dores após os exercícios. Alongue o corpo, especialmente braços, pernas, ombros e pescoço para finalizar a atividade física.

Vale ressaltar, que manter uma alimentação adequada e descanso de no mínimo 24 horas é essencial para o resultado da atividade física.

Alimentar-se de maneira adequada evita fraqueza e perda de massa magra. Já o intervalo entre uma atividade e outra é necessário para a recuperação do músculo, principalmente para os treinos focados no aumento da massa muscular. 

Portanto, ficar sem o descanso necessário pode ser extremamente prejudicial à saúde, sem contar que, com o tempo, a pessoa tende a ficar completamente sem energia e disposição para fazer suas tarefas do dia a dia e treinar.

Você conseguiu perceber a importância e cuidados necessário antes de começar a fazer exercícios em casa? Agora, você já está pronto para começar pensar e pesquisar os melhores treinos para fazer em casa, sem correr o risco de ter uma lesão ou prejudicar a saúde.

Aproveite para conhecer também nossas dicas e cuidados para se ter ao realizar uma atividade física.

Fique atento aos materiais do blog! Aqui você encontra várias informações para manter a saúde em dia.

/blog/category/Atividades-Fisicas 

 

 

 

 
Referências:
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/cuidados-basicos-que-devemos-seguir-antes-e-depois-das-atividades-fisicas
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/30/exercicios-fisicos-melhoram-imunidade-e-saude-mental-no-isolamento.htm