Voltar para o topo

Dez passos para controlar a insuficiência cardíaca

Se você tem insuficiência cardíaca precisa saber que as suas atitudes são decisivas para o seu tratamento. O FazBem está sempre te ajudando nessa missão, inclusive já fizemos um checklist para o seu autocuidadoHoje, trouxemos os dez passos recomendados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para controlar a insuficiência cardíaca.

Confira:

Procure ter uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, queijos e carnes magras. Evite alimentos industrializados, como os enlatados, e diminua ao máximo a ingestão de sal.

Não beba líquidos em excesso, mas também não deixe de ingeri-los. O ideal é conversar com o seu médico e entender qual a quantidade adequada para o seu caso. No geral, costuma ser entre 1,0 a 1,5 litros por dia.

Praticar atividade física pode melhorar os sintomas da insuficiência cardíaca, aumentar a capacidade de esforço e melhorar sua qualidade de vida! Converse com seu cardiologista e veja se está apto a praticar atividades e qual é a mais apropriada para você.

Escolha um horário e crie o hábito de se pesar com roupas leves ou sem roupas. Isso deve ser feito diariamente. O ganho de peso em excesso pode ser um sinal de alerta para a piora da insuficiência cardíaca.

É muito importante tomar todos os remédios na hora certa! Não suspenda sua medicação a menos que seja por orientação médica. A simples suspensão de uma das suas medicações do coração pode ser causa de necessidade de hospitalização por piora do quadro. Para não esquecer de tomar as medicações, você pode configurar os alarmes do seu celular de acordo com o cronograma do seu tratamento.

Participe das campanhas de vacinação contra gripe (influenza) anualmente e contra a pneumonia (pneumococcos) a cada 3 anos.

O acompanhamento médico regular é muito importante. Isso vai ajudar a manter a sua insuficiência cardíaca estável e controlada, diminuindo as chances e necessidades de hospitalização.

O tabagismo é prejudicial para qualquer pessoa, especialmente para quem tem problemas cardíacos. O cigarro contém substâncias tóxicas que provocam o aumento do trabalho do coração.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode piorar a insuficiência cardíaca e causar alterações no ritmo do seu coração.

Condições como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado são fatores de risco importantes e precisam permanecer sob controle.

Uma dica extra é ficar de olho aqui no blog do FazBem. Temos sempre informações importantes e dicas para você ter mais qualidade de vida e bem-estar.

 

 

 
Referências:
http://departamentos.cardiol.br/sbc
Icons by The Noun Project
BR-9796. Material destinado a pacientes. Jul/2020

Matérias Relacionadas

Veja todos