Dia de comer bacalhau - benefícios do consumo de peixe

 

A Páscoa chegou e, com ela, várias tradições passadas de geração em geração. Entre as mais famosas estão comer peixe, mais especificamente o bacalhau, e a entrega dos famosos “ovos de Páscoa”. 

Essa é uma tradição que está relacionada ao cristianismo, mas acabou se popularizando na maioria das famílias brasileiras.1

Agora, a gente pergunta: você sabe os benefícios do consumo do peixe para a sua saúde?

Separamos alguns dos benefícios que o consumo do peixe pode trazer para a nossa saúde e qualidade de vida. Acompanhe!

5 benefícios do consumo do peixe e suplementos à base de peixe

1.      Ajuda a prevenir o mal de Alzheimer

Segundo uma pesquisa feita por um grupo da Universidade da Califórnia, o docosa-hexaenoic-acid (DHA) ou ômega 3, encontrado no óleo de peixe, é um agente eficiente para prevenir o desenvolvimento do Alzheimer.2

O estudo verificou que o DHA aumenta a produção de LR11, uma proteína encontrada em níveis reduzidos em portadores de Alzheimer e conhecida pela capacidade de destruir outra proteína, que forma as placas amiloides associadas à doença.2

Dessa forma, os níveis elevados de DHA encontrado no óleo de peixe, levam à abundância de LR11, ajudando a combater o Alzheimer.2

2.      Ajuda a prevenir doenças

Peixes possuem uma grande variedade de minerais, vitaminas e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema nervoso e prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, além de reduzir as taxas de colesterol ruim e aumentar as do colesterol bom.3

Vale lembrar que para ter todos esses benefícios não é preciso ter um consumo muito elevado de peixe, basta uma porção de 100g, equivalente a um filé pequeno, duas vezes por semana.3

3.      Ajuda na memória

As proteínas encontradas no peixe também ajudam na proteção do cérebro contra o envelhecimento natural do corpo. A ingestão dele contribui para preservar os neurônios que processam e guardam informações no cérebro, além de melhorar a nossa atenção.3,4

4.      Ajuda a melhorar a visão

Você já ouviu falar que peixe ajuda a melhorar a visão? Isso acontece, pois ele possui duas substâncias ômega-3 e vitamina A que, além de ajudarem no controle dos sintomas do olho seco, ajudam a reduzir os efeitos do tempo nos olhos.4

Vale lembrar que, mesmo consumindo peixe, é importante realizar a consulta com o oftalmologista com regularidade para assegurar a saúde dos seus olhos.

5.      Auxilia no controle e redução do peso

Os peixes fornecem proteínas com valor biológico de fácil digestão, além de serem ricos em gorduras saudáveis (gorduras insaturadas) que possuem menos calorias, auxiliando na perda de peso e controle do nível de colesterol no sangue.4

Viu só? O peixe traz um leque de possibilidades e benefícios para a nossa saúde.

Para quem busca manter uma alimentação saudável, consumir peixe é uma excelente opção para o cardápio. Esse é um alimento muito versátil, afinal, pode ser preparado assado, grelhado, ensopado ou cozido. Também podemos utilizar o peixe como um ingrediente para fazer pirão, saladas, recheios de tortas, patês etc.5

Muitas pessoas se perguntam qual peixe mais ajuda a saúde. A verdade é que existem várias opções, entre elas, o bacalhau, salmão do Alasca, sardinha, truta-arco-íris, listrado, tilápia, atum, e esses são apenas alguns entre tantos. O importante mesmo é consumir os diferentes tipos de peixe para obter os diferentes nutrientes que cada um deles possuem.4,5

Além disso, vale lembrar que a concentração de ômega 3 pode variar dependendo do tipo de peixe consumido e para obter benefícios pode ser necessário ingerir suplementos. Consulte um nutricionista ou médico para mais orientações.

Se você quiser mais dicas de saúde e alimentação, conte com o FazBem! No nosso blog, você encontra diversos conteúdos que podem ajudar a entender, cuidar e conquistar mais qualidade de vida.

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Referências:
1 SALESIANOS. Por que comemos peixe na semana santa?: Comer peixe no lugar de carne mais do que um valor material, a carne representa o mundo material, o peixe simboliza o alimento de vida.. [S. l.]: Pe Waldomiro Bronakowski, 6 mar. 2019. Disponível em: https://unisalesiano.com.br/lins/por-que-comemos-peixe-na-semana-santa/#:~:text=O%20costume%20de%20comer%20peixe,Cinzas%20e%20Sexta%2DFeira%20Santa. Acesso em: 29 mar. 2022.
2 FAPESP. Óleo de Peixe Contra Alzeheimer. [S. l.]: Agênciia Fapesp, 27 dez. 2007. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/leo-de-peixe-contra-alzheimer/8219/. Acesso em: 29 mar. 2022.
3 HOSPITAL REGIONAL SANTA LUCIA. Benefícios em comer peixe. [S. l.], 12 abr. 2017. Disponível em: https://www.hospitalsantalucia.com.br/blog/403/beneficios-em-comer-peixe?a=1. Acesso em: 29 mar. 2022.
4 PRÓ-SAÚDE ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HOSPITALAR. Mitos e verdades sobre o consumo do peixe: ele realmente é bom para a memória?. [S. l.], 18 abr. 2019. Disponível em: https://www.prosaude.org.br/noticias/mitos-e-verdades-sobre-o-consumo-do-peixe-ele-realmente-e-bom-para-a-memoria/. Acesso em: 29 mar. 2022.
5 DA SAÚDE MG. #SaúdeNaCozinha: Conheça os benefícios do peixe para a saúde!. [S. l.]: Ricarda Caiafa, 17 abr. 2019. Disponível em: http://blog.saude.mg.gov.br/2019/04/17/saudenacozinha-conheca-os-beneficios-do-peixe/. Acesso em: 29 mar. 2022.

 

BR-16942. Material destinado a todos os públicos. Abr/2022
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