Voltar para o topo

Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebramos hoje, 05 de Junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a Farmacovigilância também é consciente de suas prerrogativas em ajudar a preservar e manter o meio em que vivemos, sobretudo com as orientações assertivas de manejo e o descarte correto de medicamentos. 

Considera-se a data de hoje como a mais importante no mundo inteiro para conscientização da preservação da nossa “casa comum”, o ambiente em que vivemos, tendo em mente sua interligação, pois as atitudes positivas ou negativas dos nossos cuidados com a natureza influenciam a todos e em todos os lugares. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que desde 1974 lidera este evento, escolheu para o ano de 2022 o tema “Uma só terra”, corroborando com o entendimento da universalidade das ações, por uma vida sustentável e em harmonia com a natureza.  

Trazendo para o nosso contexto, é muito comum, quando adquirimos medicamentos, acontecer a sobra dessas substâncias. Outra questão importante a se considerar é quando os remédios passam de seu prazo de validade. Em todos estes casos, é necessário que esse material tenha uma destinação adequada, o que nos leva a sempre orientar os profissionais e o público em geral de que nunca devemos descartar esse material no lixo comum, pois as substâncias ali contidas são prejudiciais ao meio ambiente. O correto é destinar os remédios a uma coleta específica que faça a destinação adequada, preservando assim o nosso meio ambiente. Geralmente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem local apropriado para descarte de medicamentos não utilizados ou vencidos. Basta levar as medicações até a farmácia destes serviços que os mesmos darão a destinação correta do material.  

Diante das mudanças climáticas e as alterações dos ecossistemas, por meio das ações desgovernadas e irresponsáveis para com os recursos naturais, é primordial que não apenas celebremos esta data, mas façamos a precisa reflexão de nossas atitudes para com a manutenção e a utilização consciente do meio ambiente, bem como nos tornemos embaixadores da defesa de seus ecossistemas, através do compartilhamento das informações e atitudes de cuidado lembrando sempre que esta corresponsabilização é de todos.  

“No universo temos milhões de galáxias, na nossa galáxia existem milhões de planetas, mas temos uma só Terra” (ONU,2022). 

Em tempo, algumas dicas:  

  • Faça o descarte correto dos medicamentos,  
  • Plante uma árvore,  
  • Economize água,  
  • Realize a separação do lixo reciclável do lixo orgânico,  
  • Reduza no dia-a-dia o consumo de plásticos e papéis,  
  • Evite o desperdício de alimentos e cuide com responsabilidade dos seres vivos que estão próximos de você. 

Celebre este dia, cuidando da Terra! Estamos no meio ambiente e não queremos, um dia, estar no fim. ?? 

 

 

Nosso contato: https://contactazmedical.astrazeneca.com/content/astrazeneca-champion/br/pt/amp-form.html 

 

Referências:  
 
BR -18256. Material destinado a todos os públicos. Jun/22