Voltar para o topo

Diabetes: dicas para aproveitar melhor a sua consulta!

Como você se prepara para as visitas periódicas ao seu médico? Ter uma posição mais ativa o pode fazer com que você consiga tirar o máximo do seu tratamento para diabetes. Uma das maneiras de fazer isso é se preparar e aproveitar melhor a sua consulta com o médico especialista.

Quanto mais você conhecer sobre o seu diabetes, melhor. Entendendo como o seu corpo funciona, você pode ficar mais atento aos sinais que ele dá, alterações e reações que são importantes de serem compartilhadas durante a consulta.

Controle o seu nível de glicose sanguínea usando um monitor de glicemia. Efetue as medições de acordo com as indicações do seu médico e não esqueça de anotar e registrar os resultados.
Assim, vai ser possível perceber claramente a interação entre os medicamentos, a atividade física, a alimentação e o modo como você está se sentindo. Leve suas anotações e monitores para a sua consulta com o seu médico. Elas podem ser muito úteis para a percepção e possíveis ajustes no tratamento.

Mesmo que você já esteja entendendo bem sobre o diabetes, procurar a orientação de um especialista certamente lhe trará novas informações. Por isso, é importante procurar um médico de sua confiança e seguir suas recomendações. Estabeleça uma relação de colaboração e confie no tratamento passado por ele. Sempre que tiver alguma dúvida ou sentir necessidade, procure-o.

O diabetes, como toda doença crônica, não tem cura, mas tem controle. Além de manter hábitos saudáveis, seguir as orientações e ter um relacionamento próximo com o seu médico é essencial para que os bons resultados do tratamento e uma qualidade de vida muito melhor.

 

 

 

Referências:
www.endocrino.org.br/diabetes-mantendo-um-bom-controle/ 
www.diabetes.org.br/publico/diabetes/diagnostico-e-tratamento 
Icons by The Noun Project
BR 9097. Material destinado a pacientes. Jul/2020