Voltar para o topo

Doenças Renais: confira o efeito da COVID-19 na saúde dos rins

A pandemia do coronavírus pegou o mundo de surpresa e fez boa parte da população mudar hábitos e se adaptar a essa nova realidade.

Essas mudanças são ainda mais fundamentais para pessoas que possuem algum tipo de doença crônica.

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que o risco de pacientes com COVID-19 apresentarem alta incidência de Lesão Renal Aguda (LRA) é ainda maior nos casos de pacientes com diabetes, hipertensão ou que fazem tratamento com certos medicamentos. 

Já o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocaram as pessoas com Doenças Renais Crônicas (DRC) entre os mais suscetíveis ao coronavírus por não produzirem hormônios renais adequadamente e poderem apresentar redução na imunidade.

Certamente você está curioso para saber qual a relação da COVID-19 com o funcionamento dos rins, certo?

Por isso, o FazBem trouxe, ao longo desse texto, as principais informações sobre essa relação para que você possa esclarecer suas dúvidas sobre Doenças Renais e COVID. Confira!

 Doença Renal Crônica

Para esclarecermos como as duas doenças estão relacionadas, precisamos esclarecer o que é a Doença Renal Crônica e o como ela age no organismo de uma pessoa. Vamos lá?

As Doença Renal Crônica (DRC), é um termo geral para alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura quanto a função dos rins, com diversas possíveis causas e múltiplos fatores de risco.

Os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são:

  • Diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2);
  • Hipertensão arterial ou pressão alta, definida como valores de pressão arterial acima de 140/90 mmHg em duas medidas com um intervalo de 1 a 2 semanas;
  • Obesidade (IMC > 30 Kg/m²);
  • Histórico de doença do aparelho circulatório (doença coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca);
  • Histórico de Doença Renal Crônica na família;
  • Uso de agentes nefrotóxicos(substâncias que agridem os rins), principalmente medicações que necessitam de ajustes em pacientes com alteração da função renal.

 Não há cura para a doença renal crônica, pois ela é um reflexo da lesão irreversível de partes dos rins. Também não existe um remédio que faça os rins voltarem a funcionar bem.

Geralmente, o objetivo do tratamento da DRC é impedir o avanço da doença ou, na pior das hipóteses, desacelerar a taxa de perda da função renal.

Qual a relação entre a doença renal crônica e o COVID-19?

Num primeiro momento, a comunidade médica soube pouco a respeito do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os sintomas iniciais mais comuns eram febres, coriza, tose e falta de ar.

 Ao redor do mundo, a comunidade médica trabalha arduamente para encontrar, não apenas a cura para a COVID-19, mas também para entender como a doença afeta os nossos organismos bem as complicações ocasionadas por ela.

Estudos e relatos médicos apontavam complicações relacionadas ao coronavírus, como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), doenças cardíacas, urinárias e, sobretudo, a lesão renal aguda, que é uma diminuição rápida da capacidade dos rins em filtrar os resíduos metabólicos do sangue.

Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, a lesão renal aguda é uma complicação comum entre pacientes hospitalizados com infecção por COVID-19.

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que, entre os pacientes internados com o novo coronavírus, 71,2% apresentaram lesão renal aguda (LRA).

Segundo o Instituto Gonçalo Moniz Fiocruz Bahia, estudos sobre relação entre as duas doenças apontam que as células renais têm receptores para o coronavírus semelhantes àqueles que existem nas células do pulmão, possibilitando a infecção.

O órgão também pode ser afetado indiretamente pelo SARS-CoV-2 de diversas maneiras. Uma delas é que os pacientes com COVID-19 têm excesso de substâncias que células inflamatórias do sangue utilizam para se comunicar, que terminam causando lesões às células renais. Outra forma de dano pode ser causada pelo próprio tratamento da doença: o rim é muito sensível há tempos prolongados de ventilação mecânica e ao uso de muitos medicamentos. 

Adicionalmente, pessoas com doenças renais têm uma imunidade mais baixa. Um dos fatores para a vulnerabilidade é que não há produção de hormônios renais, como a eritropoetina, que contribui na formação de glóbulos vermelhos. Já pacientes transplantados fazem uso de medicamentos que tornam a imunidade baixa, contribuindo para a vulnerabilidade.

Confira as 5 principais dúvidas sobre a relação entre a DRC e a COVID-19

As pessoas com doença renal crônica têm um risco maior de contrair a COVID?
Pessoas com Doença Renal e outras condições crônicas como a hipertensão, diabetes e outras doenças têm maior probabilidade de apresentar sintomas graves de COVID-19 do que pessoas sem essas condições.

Já as pessoas em diálise têm um sistema imunológico enfraquecido, que dificulta o combate ao coronavírus e pessoas com transplante renal têm um sistema imunológico enfraquecido e um risco maior de contrair a doença.

 Se tenho uma doença renal crônica, o que devo fazer para evitar contrair o vírus?

  • Lave as mãos com frequência e sempre evite tocar o rosto;
  • Fique longe de pessoas que você sabe que estão doentes;
  • Peça aos seus familiares e amigos que estão doentes, ou que possam estar doentes, para não te visitarem;
  • Sempre fique a, no mínimo, 2 metros de distância de qualquer pessoa quando estiver fora de casa;
  • Minimize as idas ou, se possível, evite totalmente ir a locais onde haja muitas pessoas, incluindo lojas, supermercados e farmácias. Quando possível, peça a um amigo ou parente que esteja saudável para comprar o que você precisa;
  • Se tiver que sair de casa para ir a algum lugar onde há muitas pessoas, use máscara de proteção.

O que devo fazer se me sentir mal?

Ligue para seu médico imediatamente. Não tenha medo de procurar atendimento se não estiver se sentindo bem. A maioria dos hospitais e clínicas organizou mecanismos para proteger as pessoas que procuram atendimento por outros motivos, contra a infecção por coronavírus. É importante procurar ajuda se você estiver doente.

Lembre-se que é importante que mantenha as suas consultas médicas de rotina. Muitas clínicas estabeleceram mecanismos para falar com o médico por telefone, sem precisar ir até o local. Dessa forma, você se mantém em segurança, longe dos locais onde poderia se expor ao coronavírus.

Certifique-se de se manter em contato com seu médico.

Conte, também, com o apoio do FazBem, nosso blog está cheio de conteúdos importantes para informar os pacientes crônicos durante a pandemia. Por isso, compartilhe com quem precisa e auxilie alguém a se cuidar nesse momento tão importante!

 

 

 
Referências:
  1. http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/doencasrenais/#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20renal%20ocorre%20quando,ou%20transplante%20para%20seu%20tratamento.
  2. https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/insuficiencia-renal/
  3. https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/insufici%C3%AAncia-renal/doen%C3%A7a-renal-cr%C3%B4nica-drc
  4. https://www.mdsaude.com/nefrologia/insuficiencia-renal-cronica/
  5. https://www.sbac.org.br/blog/2020/07/17/insuficiencia-renal-aguda-em-pacientes-com-covid-19-perspectiva-da-uroanalise/
  6. https://www.unifesp.br/reitoria/dci/releases/item/5069-pacientes-com-covid-19-apresentam-alta-incidencia-de-lesao-renal-aguda
  7. https://coronavirus.bahia.fiocruz.br/alguns-estudos-tem-apontado-os-rins-como-uns-dos-orgaos-mais-afetados-na-infeccao-pelo-sars-cov-2/
  8. https://www.sbac.org.br/blog/2020/07/17/insuficiencia-renal-aguda-em-pacientes-com-covid-19-perspectiva-da-uroanalise/
  9. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52788/OPASBRANMHNVCOVID-19200017_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
BR-13148. Material destinado a pacientes. Jun/2021