Voltar para o topo

Em casa: Como manter a saúde em dia?

Ao passar mais tempo em casa, são necessárias adaptações em quase todos os aspectos de nossas vidas. O trabalho, em alguns casos, torna-se remoto, os hábitos de higiene recebem atenção redobrada e os encontros com os amigos se restringem ao ambiente virtual. Quando o assunto é manter o corpo saudável, as mudanças são ainda mais profundas.

Não é porque estamos em casa que devemos abrir mão de uma alimentação saudável e regrada. A dica fundamental é não alterar os horários habituais das refeições diárias. Além da disciplina com a rotina, é importante reforçar o hábito de escolher alimentos saudáveis e com alto valor nutricional. Priorize alimentos in natura, reduza a ingestão de processados e evite os ultraprocessados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados 150 minutos de atividades físicas por semana. Quando não é possível receber o acompanhamento presencial de um especialista, a alternativa é recorrer ao mundo virtual. Com uma rápida busca no YouTube, é possível encontrar diversos vídeos com instruções para efetuar séries de alongamentos e exercícios em casa. Siga à risca as dicas dos instrutores virtuais, respeite suas próprias limitações e, é claro, siga as orientações do seu médico quanto à prática de exercícios físicos.

Além de não cooperar com a prática de atividade física, permanecer em casa pode facilitar o surgimento de quadros de ansiedade, estresse e até depressão. Para tentar driblar tais impactos, um dos hábitos mais adotados durante a quarentena é a prática da meditação. Os iniciantes podem contar com a ajuda de inúmeros aplicativos de celular e vídeos no YouTube. Com opções para todos os gostos, eles são repletos de métodos para desacelerar o corpo e a mente.

Por unir movimentos físicos e meditação, a Yoga também pode ser uma importante aliada durante o isolamento social. Entre os benefícios dessa prática milenar está o aumento da flexibilidade muscular, redução do estresse e da ansiedade e controle da pressão e dos batimentos cardíacos.

 

 

 

Referências:
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/coronavirus-como-se-manter-saudavel-quando-ficar-em-casa-e-a-sua-unica-opcao. 
https://nacoesunidas.org/mantenha-se-fisicamente-ativo-durante-o-distanciamento-social-recomenda-oms/
www.hcor.com.br/imprensa/noticias/atividade-fisica-ajuda-prevenir-avc-e-doencas-cardiovasculares/ 
www.hcor.com.br/hcor-explica/outras/saude-mental-quarentena/ 
www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6130:covid-19-materiais-de-comunicacao&Itemid=0#mental
Icons by The Noun Project
BR-8957. Material destinado a pacientes. Jul/2020

Matérias Relacionadas

Veja todos