Voltar para o topo

Novembro Azul - A vida sexual pós câncer de próstata

 

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Uma questão é sempre motivo de dúvidas entre os pacientes dessa doença: afinal, é possível ter vida sexual saudável após o câncer de próstata?
 

Sabemos que os tratamentos de câncer podem ser bem agressivos e causar muitos efeitos colaterais. A boa notícia é que, geralmente, eles são reversíveis. No caso do câncer de próstata o efeito colateral mais temido pelos homens é a disfunção erétil, principalmente, aqueles que precisaram realizar a prostatectomia, isto é, procedimento de retirada da próstata, a forma mais segura de combater esse tumor.

 

Segundo Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 50% dos pacientes podem evoluir para uma disfunção erétil leve ou moderada. A probabilidade de isso acontecer, geralmente, aumenta por alguns motivos como histórico de problemas na ereção, diabetes, colesterol alto e tabagismo.

 

O que muda na vida sexual desses pacientes?

 

Normalmente, os pacientes podem voltar com a vida sexual a partir de 45 dias depois da realização da cirurgia se não houver nenhuma complicação. Assim que a sonda for retirada, o médico prescreverá estimulantes sexuais, que agem diretamente na musculatura do pênis.

 

Lembrando que cada caso é um caso, esses medicamentos podem oferecem risco para alguns pacientes, por exemplo, aqueles com histórico de doença cardíaca. Portanto, é preciso consultar um especialista e encontrar o melhor tratamento para o seu caso.

 

Devido a disfunção erétil, o pênis não fica bem vascularizado e oxigenado. Então, é comum que, além da ausência de ereção, o tamanho do pênis diminua de 0,5cm a 5 cm em até 14 meses após a cirurgia, porém esse efeito também é reversível.

 

Em geral, o sexo não vai mudar, mas o homem fica infértil, pois deixa de ejacular devido a retirada da próstata. Apesar disso, o orgasmo e prazer não são afetados. O fator mais relevante para o prazer é psicológico.

Ou seja, ter uma vida sexual ativa e saudável após o câncer é possível!

As chances de um tratamento bem sucedido aumentam quando o paciente procura a reabilitação sexual precocemente e segue de forma bem disciplinada as orientações médicas. 

 

Conte com o Faz Bem para levar uma vida mais saudável durante o tratamento! Clique aqui e confira as dicas dos nossos especialistas!

 

 

 
Referências:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-minha-vida-sexual-apos-o-cancer-de-prostata/12111/7/
https://vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/efeitos-colaterais/sexo-depois-do-cancer-de-prostata-e-possivel/?catsel=videos-2#:~:text=Ter%20uma%20vida%20sexual%20ativa,isso%2C%20%C3%A9%20prevenir%2Dse.
https://www.ladoaladopelavida.org.br/detalhe-noticia-ser-informacao/como-o-cancer-de-prostata-pode-afetar-a-vida-sexual-do-casal
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52047-prostatectomia-saiba-quais-sao-os-criterios-para-a-retirada-total-da-prostata
https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n1/0104-0707-tce-27-01-e4870016.pdf
BR-10239. Material destinado a pacientes. Nov/2020