Voltar para o topo

O Normal Mudou, O Câncer Não: fim da campanha

 

Esse é o segundo ano que trabalhamos a campanha O Normal Mudou, O Câncer Não, que veio lembrar você de que, apesar da COVID-19 e do isolamento social, o seu tratamento e prevenção do câncer não podem e não devem parar.

Agora, nossa campanha está acabando, mas, antes, queremos relembrar um pouco de tudo que falamos nesse tempo?

Vamos nos despedir dessa campanha sem deixar que você esqueça de nada, principalmente, de nunca abandonar o seu tratamento.

Leucemia e linfoma

No começo da campanha, abordamos o tema leucemia e linfoma, dois tipos diferentes de câncer que afetam o sangue. Ao decorrer desse tema, falamos um pouco mais sobre cada um deles e explicamos todos os sintomas e cuidados específicos para eles.

Além disso, uma das principais diferenças entre a leucemia e linfoma está no tipo de células sanguíneas que cada uma atinge, isso porque o nosso sangue é composto por várias células diferentes  divididas entres glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Os sintomas também são diferentes em cada uma das doenças, por isso, é importante entender quais são eles, como identificá-los e quando procurar um médico.

Câncer de pulmão

Um tema muito importante que também foi abordado é o câncer de pulmão, um dos tumores de maior incidência no Brasil e nos demais países do mundo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas o cigarro que pode causar esse câncer. Segundo o Instituto COI, cerca de 20% dos casos de câncer de pulmão são de pessoas não fumantes.

O intuito dos nossos conteúdos é ajudar você a viver com o câncer de pulmão com mais informações e dicas importantes para essa etapa da sua vida e durante o seu tratamento que, inclusive, é parte fundamental desse processo. Por isso, lembre-se sempre de continuar lutando.  

Outubro rosa

No mês de outubro, não poderíamos deixar de lado uma das maiores e mais importantes campanhas de câncer que existe. O outubro rosa tem o intuito de lembrar as mulheres da importância de fazer exames anuais de mama e ovário.

Esses exames são importantes para todas as pessoas, mas ainda mais se você tiver casos de câncer na sua família. Nesse caso, realizar esses exames de prevenção todos os anos é essencial.

O teste genético também é importante em casos de hereditariedade familiar. É com ele que você pode descobrir as suas chances de desenvolver câncer ao longo da vida.

É importante lembrar que o câncer de mama não é desenvolvido apenas nas mulheres, mas também em homens que, por conta da pouca quantidade de casos, raramente se atentam a esse assunto.

Novembro azul

Outra campanha muito importante ao longo do ano é o novembro azul e não poderíamos deixar de falar dela também. O novembro azul é uma campanha exclusiva para lembrarmos os homens da importância da prevenção.

O autocuidado masculino é importante em todos os momentos da vida, não apenas para o câncer de próstata, mas também para evitar outras doenças ocasionadas ao longo da vida.

É importante manter o cuidado contra o câncer de próstata e, para isso, o exame de toque é a melhor opção e precisa ser feito todos os anos. Converse com um médico sobre o assunto e marque o seu exame. Ele não precisa ser feito apenas em novembro, mas em qualquer época do ano.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-meloma. Apesar disso, também existem outros tipos de câncer comum em homens que é importante ficar atento.

Razões para continuar

Junto à nossa campanha, criamos o movimento razões para continuar, em que diversos pacientes, de forma anônima, deixam mensagens de apoio e seus próprios depoimentos para ajudar outras pessoas.

Essa é uma forma de lembrar, todos os dias, de que você não está sozinho, é amado e que deve, sim, continuar lutando todos os dias pela sua vida.

Além disso, não podíamos finalizar a campanha sem deixar uma lembrança e apoio constante para você. Queremos que você continue lembrando todos os dias da importância do seu tratamento.

Pensando nisso, disponibilizamos, em nosso Instagram, um destaque com fundos de tela exclusivos com frases motivacionais para você baixar e ter cada vez mais razões para continuar o seu tratamento e não desistir nunca! Além de baixar essas imagens, você ainda pode compartilhar e incentivar ainda mais pessoas a não desistirem.

Confira, baixe, compartilhe, ajude mais pessoas e continue firme no seu tratamento. Queremos agradecer você por todo apoio e por nos acompanhar até aqui, esperamos que essa campanha tenha ajudado você e muito mais pessoas.

Lembre-se que todos os conteúdos vão continuar disponíveis aqui no nosso blog para você conferir quando quiser. Você vai vencer. Você pode e merece isso!

Nos vemos em breve!