Voltar para o topo

O papel da genética no desenvolvimento do câncer. O que é importante saber?

Todos os cânceres surgem a partir de uma mutação genética, isto é, quando acontece uma alteração no DNA da célula, fazendo com que o nosso corpo produza células de maneira inapropriada, causando um descontrole no organismo.

Toda a informação genética encontra-se nos genes, que são os responsáveis por controlar a maneira como nossas células funcionam, especialmente como elas crescem e se dividem.

Existem inúmeros tipos de câncer e todos eles estão conectados a células que temos no nosso organismo. Tumores derivados dos tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Os que surgem nos tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Então o câncer é uma doença genética?

Sim! Inclusive, é importantíssimo ressaltar e não confundir uma doença genética, desenvolvida devido as alterações genéticas, com doenças hereditárias, passadas de pais para filhos.

Mas você já deve ter ouvido falar que o câncer é hereditário, não é? Essa afirmação está correta, mas somente em 5 a 10% dos casos de câncer. Nem sempre uma doença genética é herdada dos pais.

Ainda assim, se existe um histórico de câncer na sua família, vale a pena manter o rastreamento e fazer consultas de rotina. Afinal, quanto antes o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura.

Conhece alguém que pode se interessar por esse conteúdo? Então, compartilhe e espalhe informação segura e de qualidade!

 

 

 
Referências:
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer 
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/genetics  
https://www.cancer.ie/cancer-information-and-support/cancer-information/about-cancer/causes-of-cancer  
https://www.aacr.org/professionals/blog/complexities-of-cancer-explained-for-patient-benefit/  
https://www.cancer.net/navigating-cancer-care/cancer-basics/genetics/genetics-cancer  
https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer  
BR-10866. Material destinado a pacientes. Nov/2020