Voltar para o topo

O que é Insuficiência Cardíaca Congestiva?

A insuficiência cardíaca é uma condição que pode assustar muitas pessoas que já estão com a idade avançada ou já tiveram algum problema no coração. Apesar do nome, ser diagnosticado com insuficiência cardíaca não quer dizer que o seu coração vai parar de
funcionar, mas que terá dificuldade em funcionar de maneira correspondente às necessidades do organismo.

Parece complicado, mas vamos falar mais sobre isso e esclarecer suas dúvidas!

A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não bombeia sangue para o corpo tão bem quanto deveria. Isso significa que o sangue não consegue fornecer nutrientes e oxigênio suficientes ao organismo para que ele funcione normalmente, o que pode gerar sintomas como fadiga, cansaço e acúmulo de líquido nos pulmões e até em outras partes do corpo, como nas pernas e no abdômen.

Quem pode ter insuficiência cardíaca?

Uma das razões mais comuns para o desenvolvimento da insuficiência cardíaca são problemas de saúde que afetaram o coração anteriormente como um ataque cardíaco ou pressão arterial elevada (descontrolada). Apesar de poder acontecer em qualquer idade, as pessoas acima de 65 anos são as mais afetadas pela Insuficiência Cardíaca.

Além disso, alguns fatores de risco também podem contribuir:

A insuficiência cardíaca pode ser aguda, ou seja, acontecer repentinamente por algum motivo desencadeante. Entretanto, a maior parte dos casos é crônico e apresentam sinais que começam devagar, aleatórios e não muito evidentes. Com o passar do tempo, falta de diagnóstico e tratamento corretos, os sinais começam a ficar mais evidentes e o paciente nota com mais facilidade a dificuldade para respirar. Veja alguns sintomas:

Apesar de ser uma condição importante, é possível conviver com a Insuficiência Cardíaca com a adaptação e ajustes de hábitos e algumas atividades do dia a dia. Se você tem ou já teve algum problema do coração, consulte o seu médico regularmente e tire suas dúvidas sobre a Insuficiência Cardíaca. 

 

 

 
Referências:
www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-What-is-heartfailure?gclid=Cj0KCQjw3ZX4BRDmARIsAFYh7ZIu16K0-mvu3cd10ARUZQ23UyIkp11ozI1ZW- 9uBy4u0MLb12cVQiIaApzHEALw_wcB.
www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-What-are-thedifferent-types-of-heart-failure 
https://www.ladoaladopelavida.org.br/insuficiencia-cardiaca
Icons by The Noun Project

BR 9106-. Material destinado a pacientes. Jul/2020

Matérias Relacionadas

Veja todos