Voltar para o topo

O que é insuficiência cardíaca? Conheça as principais características da doença

Embora seja uma doença muito comum, a insuficiência cardíaca (IC) ainda gera muitas dúvidas, mesmo após o diagnóstico. A IC se manifesta quando o coração se torna incapaz de bombear sangue da maneira adequada. Em decorrência desse quadro, o transporte de nutrientes pelo corpo é afetado e, desse modo, todo o funcionamento do organismo é comprometido.

Observar os sinais dados pela IC é essencial, pois a doença surge como consequência direta das principais cardiopatias como a pressão alta, o infarto e a miocardite. No Brasil, a principal causa da IC é a doença arterial coronariana, que leva ao estreitamento dos vasos responsáveis por nutrir o músculo cardíaco. A IC possui tratamento, porém, nada melhor do que prevenir e evitar complicações futuras.

Como todas as doenças, o diagnóstico apenas deve ser feito por um profissional de sua confiança. No caso da insuficiência cardíaca, é importante não subestimar os sinais dados pelo corpo. Ao sentir algum dos incômodos descritos abaixo, procure um médico.

  • Tosse seca ou com produção de muco claro.
  • Dificuldade de dormir por falta de ar ou necessidade de usar vários travesseiros.
  • Falta de ar.
  • Abdômen aumentado.
  • Perda de apetite.

Após o diagnóstico, o primeiro passo é a mudança profunda no estilo de vida do paciente. Entre os principais hábitos estão a prática de atividades físicas com acompanhamento, restrição de alimentos prejudiciais à saúde, diminuição da ingestão de sal e líquidos e seguir à risca o tratamento medicamentoso.

Em algumas situações, o paciente poderá ser submetido a cirurgias de correção, ao uso de marcapasso e, em último caso, ao transplante de coração.

Clique aqui e confira dicas para monitorar a sua insuficiência cardíaca.

Assim como todas as doenças cardíacas, a melhor maneira de prevenir a IC consiste em adotar um estilo de vida saudável. Prefira refeições balanceadas, tente evitar passar por situações estressantes e, caso seja seu caso, abandone o tabagismo. Aliadas a essas atitudes, procure praticar alguma atividade física aeróbica por pelo menos 2 horas e 30 minutos semanais.

Por fim, é muito importante manter os exames de rotina em dia e visitar seu médico frequentemente. Seguir essas recomendações é a melhor maneira para evitar a IC e garantir uma vida longa e saudável!

 

 

 

Referências:
http://prevencao.cardiol.br/doencas/insuficiencia-cardiaca.asp
www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca/insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca
www.hcor.com.br/especialidades-servicos/especialidades/cardiologia/insuficiencia-cardiaca/
Icons by The Noun Project
BR-9390. Material destinado a pacientes. Jul/2020

Matérias Relacionadas

Veja todos