O que é pressão alta e pressão baixa?

Você já deve ter escutado alguém dizendo que não estava se sentindo bem porque a pressão estava baixa, ou mesmo que passava mal porque a pressão estava nas alturas. Esse é um tema que é muito conhecido pelas pessoas, mas será que você realmente
sabe o que é pressão alta e a pressão baixa?

De forma simples e direta podemos dizer que a pressão arterial é o resultado da força que o sangue faz ao circular pelas artérias em nosso corpo, levando nutrientes para o bom funcionamento do organismo.
A pressão arterial é medida pelo esfigmomanômetro (aparelho utilizado para aferição) e seu valor considerado normal é o famoso “12 por 8”, que significa 120 x 80mmHg (milímetros de mercúrio).

Ao contrário da crença popular, a pressão alta, na maioria das vezes, não causa sintomas. Trata-se de uma doença silenciosa e com consequências sérias, por isso as consultas de rotina com o seu cardiologista são tão importantes.

Na grande maioria dos casos (aproximadamente 90%), a hipertensão arterial é de causa essencial, ou seja, associada à fatores hereditários e de hábitos de vida como excesso de peso, dieta rica em sal, abuso de bebidas alcoólicas, sedentarismo etc. Uma dica: já falamos sobre como as atividades físicas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, entre elas, a pressão alta.

Tontura, visão borrada, fraqueza e desmaios podem acontecer quando a pressão está muito baixa. É preciso ficar atento a esses sintomas, que podem trazer riscos agudos de queda. Se esses sintomas forem frequentes ou em caso de dúvidas, é muito importante procurar um médico.

- Desidratação (pouco líquido no organismo) causada por diarreia forte, episódios de vômitos ou suor intenso.
- Coração fraco ou com descompasso (arritmia) e certas medicações podem também causar a queda de pressão.

É importante mencionar que cada caso é um caso, ainda existem outros motivos pelos quais a pressão arterial pode se manter baixa e, se seus sintomas persistirem, procure um médico para que ele possa investigar a causa e lhe indicar o melhor tratamento.

 

 

 

Referências:
UpToDate. 2018. Patient education: High blood pressure in adults (Beyond the Basics).
www.ausmed.com/articles/what-is-hypotension/
www.uptodate.com/contents/high-blood-pressure-in-adults-beyond-%20the-basics
www.mdsaude.com/2012/08/sintomas-da-hipertensao.html
Imagem: Freepik 
Icons by The Noun Project 
Material destinado a pacientes – Jun/2020 - BR 8751
Os comentários estão fechados