Voltar para o topo

O que os olhos não vêm o coração sente!

Equilíbrio! Essa palavrinha faz toda diferença quando falamos sobre uma vida plena e com um coração saudável.

Certamente você já deve ter ouvido falar que tudo que fazemos ou consumimos em exagero faz mal à saúde. E mesmo que você tente aplicar aquele famoso ditado “O que os olhos não vêm o coração não sente”, quando nos referimos a saúde, ele sente sim.

Assim como quando escutamos alguma música e não vemos as ondas e sequência do som, mas de forma um tanto inexplicável sentimos a música. Muitas vezes, o ritmo mexe até mesmo com as nossas emoções. O mesmo acontece com a relação entre sua alimentação e seu coração.

A alimentação é primordial para a promoção da saúde e para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Você sabia que muitas das doenças crônicas, tais como pressão alta, diabetes, colesterol, triglicéride elevados e obesidade estão diretamente ligadas ao funcionamento do coração? E todas essas doenças também possuem uma relação direta com o nosso estilo de vida e alimentação.

Por isso, ter uma alimentação saudável não faz bem apenas para o coração, mas para a saúde de modo geral.

Qual a importância da alimentação para o coração?

A alimentação adequada é importante para a saúde do corpo, redução do risco cardiovascular e controle dos fatores de risco, uma das melhores formas de evitar o problema é por meio da prevenção e isso inclui manter uma alimentação saudável.

Mas é necessário ter cuidado. As refeições diárias garantem os nutrientes que nosso corpo necessita, mas, se de um lado temos alimentos que podem fazer mal à saúde, de outro temos dietas muito restritivas que também trazem prejuízos à saúde.

Achar o equilíbrio é fundamental para o bom funcionamento do corpo e saúde do coração. Por isso, ter o acompanhamento do médico e de um nutricionista é fundamental para uma reeducação alimentar.

Alimentação X coração: o que evitar?

Nosso coração é como uma máquina que não para nunca e distribui o sangue para todo o nosso corpo, mas para isso ele precisa de um “combustível”, certo?

Encontramos o combustível para essa máquina em diversas atividades no nosso dia a dia, que envolve alimentação, exercícios físicos, entre outros hábitos saudáveis.

Quando não fazemos nada disso, estamos arriscando fundir o motor dessa máquina. Por isso, é importante desenvolvermos hábitos saudáveis, além de manter a atenção naquilo que comemos.

Uma alimentação não saudável aumenta o desenvolvimento dos fatores de risco para doenças como colesterol e hipertensão.

A ingestão de gorduras saturadas, por exemplo, aumenta os níveis de “mau” colesterol, contribuindo para o entupimento das artérias.  Já o consumo excessivo de sal, pode contribuir para o surgimento da hipertensão arterial.

O que o coração precisa?

O coração precisa do seu cuidado. Escolha mandar no jogo, estar no controle da sua saúde. Isso envolve hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos, alimentação saudável, cuidados com a saúde mental etc.

Mantenha a harmonia com o seu coração, com a ajuda do seu médico e nutricionista fica mais fácil garantir o ritmo certo para os cuidados com o seu coração.

O FazBem quer ajudar você nessa jornada e preparou uma campanha incrível e cheia de conteúdos importantes sobre esse músculo essencial para a vida.

Fique por dentro desses conteúdos e cuide do ritmo do seu coração.

Confira mais detalhes sobre a campanha: www.programafazbem.com.br/setembrovermelho

#setembrovermelho #fazbemcuidardocoracao #noritmodoseucoracao

 

 
 
Referências:
  1. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/coracao-alimentos-amigos-x-alimentos-viloes/
  2. https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/dicas-de-alimentacao-para-ter-um-coracao-saudavel
  3. https://ccr.med.br/saiba-qual-e-a-real-importancia-da-nutricao-para-a-saude-do-seu-coracao/
  4. https://www.coracao.org.br/fatores-de-risco
  5. https://www.coracao.org.br/colesterol-elevado
  6. https://www.coracao.org.br/hipertensao
BR-14174. Material destinado a pacientes. Set/2021
 

Matérias Relacionadas

Veja todos