Voltar para o topo

O que você pode fazer para prevenir o câncer de pulmão?

 Pensar em prevenir o câncer pode parecer uma tarefa difícil, mas saiba que os seus hábitos do dia a dia podem influenciar, e muito, as suas chances de desenvolver ou não algum tipo dessa doença.

Apesar de ser o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres, alguns tipos de câncer de pulmão podem ser evitados.

É importante dizer que, em geral, existem dois tipos de câncer de pulmão:

Câncer de pulmão de pequenas células

O câncer de pulmão de células pequenas ocorre quase exclusivamente em fumantes e é menos comum do que o câncer de pulmão de células não pequenas.

Câncer de pulmão de células não pequenas

O câncer de pulmão de células não pequenas é um termo genérico para vários tipos de câncer de pulmão. Os cânceres de pulmão de células não pequenas incluem carcinoma de células escamosas, adenocarcinoma e carcinoma de células grandes.

Cigarro e câncer de pulmão: uma relação perigosa

Basicamente, fumar danifica as células que revestem os pulmões. A fumaça do cigarro está cheia de substâncias cancerígenas e, a partir do momento que você a inala, as alterações no tecido pulmonar começam quase que imediatamente.

Segundo dados do AC Camargo, hospital especializado em tratamento de câncer:
90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao tabaco

Seu corpo pode até ser capaz de reparar esse dano, mas a cada exposição repetida a essas substâncias, células normais que revestem seus pulmões vão sendo cada vez mais danificadas. Com o tempo, o dano faz com que o reparo das células ocorra de maneira anormal, o que pode fazer com que o câncer se desenvolva.

Evitando fatores de risco

Os fatores de risco afetam suas chances de desenvolver uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns fatores relacionados aos seus hábitos podem ser controlados, enquanto outros, como histórico pessoal, idade ou histórico familiar, não podem ser alterados.

Lembre-se que ter um ou mais fatores de risco não significa que você vai ter câncer. Muitas pessoas que têm essa doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido.

Inclusive, se uma pessoa com câncer de pulmão tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

O risco de um fumante desenvolver câncer de pulmão é de cerca de 20 a 60 vezes maior que o risco de um não fumante. Mesmo para quem é fumante passivo, o risco é de pelo menos três vezes mais que o de uma pessoa não exposta à fumaça do cigarro, segundo dados do hospital AC Camargo. Quanto maior o consumo de tabaco, maior o risco de desenvolvimento do câncer de pulmão. O raciocínio inverso é verdadeiro: as pessoas que param de fumar reduzem consideravelmente o risco de desenvolver câncer.

Radônio é um gás radioativo resultante da decomposição do urânio no solo e rochas. Quando respirado, ele entra nos pulmões, expondo-os a pequenas quantidades de radiação, o que pode aumentar o risco de uma pessoa ter câncer de pulmão.

A exposição às fibras de amianto (asbesto) também é um importante fator de risco para câncer de pulmão. Trabalhadores fumantes expostos ao amianto tem um risco ainda maior de desenvolver câncer de pulmão.

Alguns agentes cancerígenos encontrados em locais de trabalho podem aumentar o risco de câncer de pulmão: urânio, berílio, cádmio, sílica, cloreto de vinil, níquel, cromo, produtos de carvão, gás mostarda, éteres clorometilados e escapamento de diesel.

Segundo dados do Onco Guia, a poluição do ar, especialmente nas ruas e estradas com tráfego intenso como as de cidades grandes, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pulmão. Estima-se que cerca de 5% das mortes causadas pelo câncer de pulmão podem ser devidos à poluição do ar.

Pessoas que já fizeram tratamento com radioterapia na região torácica têm um risco maior para câncer de pulmão, especialmente se forem fumantes.

Se alguém próximo da sua família (1º grau) teve câncer de pulmão, a sua chance de desenvolver essa doença pode ser maior. Não está claro se esse risco pode ser devido a fatores genéticos ou se está relacionado a exposições domésticas compartilhadas, como fumo ou radônio.

Alguns fatores de risco ainda são incertos ou ainda não foram comprovados por pesquisas:

Ainda são necessárias mais pesquisas para saber os riscos de câncer de pulmão e fumar maconha, mas alguns pontos podem ser levantados. O fumo de maconha contém alcatrão e muitas das mesmas substâncias cancerígenas que estão no fumo do tabaco. A maconha também é inalada mais profundamente e a fumaça é mantida nos pulmões por um tempo maior, o que proporciona um maior tempo de exposição e para o depósito das substâncias nos pulmões. Além disso, a maioria dos fumantes de maconha também fuma cigarros, o que torna difícil saber o quanto o risco aumenta devido ao tabaco ou a maconha.

Como os cigarros eletrônicos são relativamente novos, ainda são necessárias mais pesquisas para conhecer seus efeitos a longo prazo. No entanto, fumar cigarros eletrônicos leva à inalação de formaldeído em concentrações até 15 vezes maiores do que um cigarro normal, o que pode elevar o risco de câncer de pulmão.

Além de evitar esses fatores de risco, é recomendável manter uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais, e uma rotina de hábitos saudáveis em geral, que ajuda na prevenção de diversas outras doenças.

Se você tem acima de 55 anos, é fumante ou ex - fumante, vale a pena conversar com um médico sobre possíveis exames de rastreamento de câncer de pulmão periódicos para que, se necessário, você possa iniciar o tratamento quanto antes.

Agora que você já sabe algumas ações que podem auxiliar na prevenção do câncer de pulmão, tome uma atitude pela sua saúde!

Aplicativo WeCancer

O Programa FazBem em parceria com a Wecancer possui profissionais de saúde vão te ajudar nessa preparação. Para saber mais sobre o programa e todos os serviços gratuitos, baixe o aplicativo Wecancer no seu celular e durante o cadastro insira o código de assistência fazbem3.

 

 

Referências:
  1. https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/cancer-de-pulmao-prevencao-e-fatores-de-risco
  2. https://www.cancer.org/cancer/lung-cancer/causes-risks-prevention/prevention.html
  3. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-prevenir-o-cancer-de-pulmao/10178/1070/
  4. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-do-cancer-de-pulmao/10177/1070/
  5. https://www.cancer.org/cancer/lung-cancer/causes-risks-prevention/risk-factors.html
  6. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/lung-cancer/symptoms-causes/syc-20374620
BR-11898. Material destinado a pacientes. Mar/2021.