Voltar para o topo

O que você precisa saber sobre a Asma e seus sintomas

A falta de ar causada pelo estreitamento das vias aéreas (o fechamento da passagem da de ar pelos brônquios) é um dos principais sintomas da asma. A maioria dos pacientes apresentam asma leve e mantêm uma vida normal, sem apresentar sintomas na maior parte do tempo.

Sim. E isso quer dizer que, se você foi diagnosticado com asma, ela irá te acompanhar durante toda a vida. Mas não se assuste! A asma não tem cura, mas pode ser controlada.
O controle de uma doença crônica depende, entre outras coisas, do seu comprometimento com o tratamento e as recomendações médicas.

Sim. As vias aéreas, que são os tubos que levam o ar para dentro dos seus pulmões, ficam inflamadas em uma pessoa que tem asma. Assim, quando ela entra em contato com alérgenos, pode apresentar sintomas que são decorrentes dessa inflamação.

Alérgeno é qualquer substância que provoca uma reação alérgica em certos indivíduos.

No caso da asma, a poeira pode ser um exemplo de alérgeno que tem potencial de desencadear uma crise de asma. Em alguns pacientes, até mesmo o frio pode ser um alérgeno. Para outros, fazer qualquer atividade física pode iniciar uma crise e mesmo alguns alimentos como amendoim e frutos do mar podem ser desencadeantes também.

Conhecendo quais alérgenos são desencadeantes de crises para você, é possível tentar evitá-los ao máximo e melhorar sua qualidade de vida.

Se você tiver crises de asma frequentes, seu médico poderá indicar tratamentos com objetivo de diminuir o número de crises. Converse com ele sobre as opções de tratamento específicas para seu caso. Procure seguir as orientações médicas para obter melhor controle da asma.

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento. 
 

 

 

  

 

Referências:
Chipps BE, Zeiger RS, Borish L, Wenzel SE, Yegin A, Hayden ML, et al. Key findings and clinical implications from The Epidemiology and Natural History of Asthma: Outcomes and Treatment Regimens (TENOR) study. The Journal of allergy and clinical immunology. 2012;130(2):332-42.e10.
Mes MA, Katzer CB, Chan AHY, Wileman V, Taylor SJC, Horne R. Pharmacists and medication adherence in asthma: a systematic review and meta-analysis. The European respiratory journal. 2018;52(2)
www.asthma.org.uk/advice/understanding-asthma/what-is-asthma/
Acessado em: 16/10/2018.
www.uptodate.com/contents/trigger-avoidance-in-asthma-beyond-the-basics
Acessado em: 16/10/2018.
Neuman-Sunshine DL, Eckman JA, Keet CA, Matsui EC, Peng RD, Lenehan PJ, et al. The natural history of persistent peanut allergy. Annals of allergy, asthma & immunology : official publication of the American College of Allergy, Asthma, & Immunology. 2012;108(5):326-31.e3.
Bernell S, Howard SW. Use Your Words Carefully: What Is a Chronic Disease? Frontiers in Public Health. 2016;4:159.
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project
BR-7718 – Abril/20 – Material destinado a pacientes