Voltar para o topo

Por que é preciso estar atento ao Colesterol?

Você se preocupa em saber como está o seu colesterol?

É muito comum só nos preocuparmos com o colesterol quando o médico solicita alguns exames, incluindo aquele que avalia o nível do colesterol no organismo.

Poucas pessoas sabem para o que realmente serve o colesterol e, apesar de ele estar associado a principal causa de morte em todo o mundo – as doenças cardiovasculares – o colesterol ainda é motivo de muitas dúvidas.

Para ajudá-lo a entender a importância de ficar atento ao colesterol, o FazBem trouxe um texto falando um pouco mais sobre o colesterol e as principais complicações que o seu descontrole pode ocasionar. Confira a seguir!

Afinal, o que é o colesterol?

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrado naturalmente no nosso corpo. Esse lipídio é fundamental para o funcionamento normal do organismo, estando presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.  

O nosso corpo utiliza o colesterol para produzir diversos hormônios, como vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:

Você deve estar se perguntando por que o colesterol tem fama de vilão se ele tem papéis fundamentais para o funcionamento normal do organismo?

O que influencia se o colesterol é saudável ou prejudicial à saúde é o tipo da lipoproteína que circula pelo corpo por meio do sague. Existem, portanto, dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O HDL recolhe o colesterol acumulado nos vasos sanguíneos para eliminá-lo pelo fígado. Já o ruim, o LDL, quando acumulado, pode provocar o entupimento das artérias.

Alterações no colesterol podem ser prejudiciais à saúde?


Quando falamos de algo prejudicial à saúde o que te vem à cabeça?

Certamente veio alguma doença que, a curtíssimo prazo, pode levar a morte, mas muito provavelmente você não pensou no colesterol, certo?

Mas ele pode ocasionar problemas sérios para a sua saúde a curto ou longo prazo. Quando o nível do colesterol está alto, começa a ocorrer uma deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, também conhecido como enrijecimento das artérias (aterosclerose), ou seja, é a formação de placas que, com o tempo, podem dificultar a pagassem do sangue.  

O bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração pode causar um ataque cardíaco, já o bloqueio do fluxo para o cérebro pode ocasionar um acidente vascular cerebral, o famoso AVC.

Viu só? Pode parecer que ter os níveis de colesterol alto é inofensivo, mas ele é um fator que contribui para diversas complicações no organismo.

Portanto, é preciso ter cuidado e atenção aos níveis de colesterol, ainda mais porque o colesterol alto é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas até que já tenha ocasionado algum problema ou desencadeado alguma outra doença.

Qual o papel do médico no controle do colesterol?

Para o bom funcionamento do organismo, é necessário que haja uma harmonia entre as taxas do colesterol. Para o HDL, os valores devem se manter acima de 60 mg/dl. Já para o LDL o ideal é manter ele sempre com baixos níveis, abaixo de 130 mg/dl segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.

Diagnosticado ou não com o colesterol alto, o auxílio de profissionais da saúde é fundamental para manter essa harmonia, pois, para garantir a saúde e bem-estar, é necessário manter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, prática de exercícios e acompanhamento médico de rotina.

Um simples exame de sangue permite ao médico saber como estão os níveis de colesterol. Caso haja uma alteração, ele será o profissional mais indicado para indicar o tipo de tratamento para que a saúde do paciente volte aos níveis normais.

Você deve estar se perguntando: mas se não houver alteração por que preciso manter consultas periódicas com um médico?

Para garantir a saúde e bem-estar é necessário que você faça, todo ano, exames de rotina. Vale lembrar que a hipercolesterolemia, causada pelo colesterol alto, é uma doença genética e silenciosa, tornando ainda mais importante os checkups. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade para manter hábitos saudáveis, dessa forma, profissionais da saúde e preparadores físicos são uma ótima opção para ajudá-lo manter os hábitos saudáveis.

Agora, que tal ver outros conteúdos sobre saúde, alimentação, exercícios ou até mesmo para controlar melhor o seu colesterol?

Confira as diversas matérias sobre esses e outros temas no blog do FazBem. Acesse agora!

 

 

 

 

Referências:
  1. https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-colesterol/#:~:text=O%20excesso%20de%20colesterol%20%C3%A9,est%C3%A1%20associado%20%C3%A0s%20doen%C3%A7as%20card%C3%ADacas.
  2. https://www.diabetes.org.br/publico/ultimas/1561-dez-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-colesterol
  3. https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/colesterol
  4. https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=301846
  5. https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/colesterol-muito-baixo-pode-causar-problemas-de-saude
  6. https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/dist%C3%BArbios-relacionados-ao-colesterol/colesterol-alto?query=colesterol%20alto
  7. https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20cardiovasculares%20s%C3%A3o%20a,as%20mortes%20em%20n%C3%ADvel%20global.
BR-13443. Material destinado a pacientes, Jul/2021

Matérias Relacionadas

Veja todos