Voltar para o topo

Rede de apoio de paciente com câncer de ovário em tratamento

 

Ter uma rede de apoio pode fazer toda diferença no seu tratamento. Todos passamos por momentos de dificuldades na vida e ter uma rede de apoio e suporte faz toda diferença para enfrentarmos os desafios, não é mesmo? Na hora de enfrentar o câncer, a formação do tripé paciente - profissionais da saúde - família e amigos é essencial.

O diagnóstico e tratamento para combater o câncer pode gerar um estresse emocional, medo, insegurança, além da trazer uma rotina pesada de exames e tratamento.

Ter a proximidade da família e amigos é extremamente importante, pois é essa rede que dará energia para que você possa passar por mais uma sessão de quimioterapia ou fazer outro procedimento doloroso, mas necessário.

E quando ter a família e os amigos não é suficiente para se sentir compreendido ou motivado?

A psicologia já estudou e comprovou que se sentir amado é uma das maiores necessidades do ser humanos, mas, para algumas situações, o amor não supre a necessidade de ser compreendido.

Em alguns casos, é comum não se sentir compreendido, uma vez que, nem todas as pessoas ao seu redor passaram pelo mesmo problema que você.

Se sentir sufocado é outro problema muito comum pois, algumas vezes, a família e amigos acabam, sem querer, tratamento você com uma pessoa incapaz de fazer suas próprias tarefas.

É verdade que sua rotina vai mudar um pouco devido ao tratamento, mas é importante tentar criar novos hábitos e tarefas para que você fazer não se sinta improdutivo na sua própria vida.

Tratamento e suporte

O diagnóstico de câncer de ovário pode ser opressor e assustador. Com o tempo, você encontrará maneiras de lidar com seus sentimentos, mas, enquanto isso, pode ser útil:

  • Encontre alguém para conversar. Você pode se sentir à vontade para discutir seus sentimentos com um amigo ou membro da família pode preferir encontrar-se com um grupo de apoio formal. Grupos de apoio para famílias de sobreviventes do câncer também estão disponíveis.
  • Deixe as pessoas ajudarem. Os tratamentos do câncer podem ser exaustivos. Deixe as pessoas saberem o que seria mais útil para você.
  • Estabeleça metas razoáveis. Ter metas ajuda você a se sentir no controle e pode lhe dar um senso de propósito, mas escolha objetivos que você possa alcançar.
  • Reserve um tempo para você. Comer bem, relaxar e descansar o suficiente pode ajudar a combater o estresse e a fadiga do câncer.

Mas como falar para outras pessoas sobre o seu câncer?

Em geral, falar sobre algum tipo de doença grave como o câncer de ovário é muito difícil para os pacientes. Na maioria dos casos, essa dificuldade existe por medo de ser julgada, não compreendida ou até mesmo por não querer sobrecarregar a outra pessoa. Mas vale ressaltar que a comunicação é importante para o tratamento.

Enfrente o seu medo e diga às pessoas próximas como está se sentindo. Isso, às vezes, é difícil de fazer, mas é saudável deixar os outros saberem de sua tristeza, ansiedade, raiva ou outro sofrimento emocional.

Agora, caso você não se sinta confortável para fazer isso, você pode buscar por um grupo de apoio ou um conselheiro de saúde mental para ajudá-la.

Hoje existem diversas instituições governamentais e não governamentais que auxiliam pacientes no tratamento do câncer ou seu familiar com apoio emocional de profissionais e de pessoas que passaram exatamente pelas mesmas situações.

Há instituições que oferecem, além do apoio emocional, palestras, encontros e grupos de atividades que podem ajudar a criar uma nova rotina e motivá-lo a voltar aos poucos fazer algumas atividades que lhe darão prazer.

Caso você tenha ficado curioso sobre algumas instituições que oferecem apoio a pacientes que estão em tratamento e seus familiares, confira abaixo alguns sites para pesquisa: ABRAPAC / GAPAC / ONCOGUIA.

Além disso, lembre-se sempre de contar com a sua rede de apoio e com o FazBem, que está sempre buscando maneiras de apoiar a sua caminhada por uma melhor qualidade de vida durante o tratamento de câncer de ovário.

 

 

 

 

Referencias:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vivendo-com-o-cancer/702/144/
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/ovarian-cancer/diagnosis-treatment/drc-20375946
https://www.cancer.org/treatment.html
https://www.femama.org.br/site/br/noticia/importancia-do-papel-da-familia-durante-o-tratamento
BR-11151. Material destinado a pacientes. Dez.2020