Voltar para o topo

Saiba como utilizar a técnica inalatória corretamente

Apesar de os inaladores (as famosas “bombinhas”) serem amplamente conhecidos entre os pacientes de asma, ainda há muitas dúvidas e erros com relação ao seu uso. Cerca de 70 a 80% das pessoas que têm asma não utilizam o inalador da forma correta.

Isso afeta diretamente a entrega da medicação para o pulmão e, consequentemente, o resultado do tratamento. Saiba como utilizar corretamente seu inalador para asma e controle sua doença!

A entrega de medicação por inalação atinge uma concentração maior nos pulmões, tendo uma ação mais rápida e com menos efeitos adversos.

Entretanto, usar um inalador é uma habilidade que precisa ser aprendida e mantida para que o medicamento seja utilizado de maneira efetiva. Apesar de existirem muitos modelos diferentes de inaladores, a técnica inalatória é basicamente igual para todos.

Segurar o ar durante 10 segundos é um passo extremamente importante. Isso porque, se você puxa o ar e já solta em seguida, pode ser que não dê tempo de todo o medicamento chegar até o seu pulmão, que é o grande objetivo para que seu tratamento seja efetivo.

Pode ser que, com o tempo, você deixe de usar corretamente a medicação, ou seja, faça a técnica inalatória de maneira incorreta e ineficiente. Por isso, é preciso estar sempre atento e se lembrar de fazer a técnica inalatória do jeito adequado. Isso é ainda mais importante para pacientes com pouco controle sobre os sintomas e um histórico de crises frequentes.

Confira mais dicas no vídeo com a Dra. Angela Honda, médica pneumologista, líder de programas educacionais da Fundação ProAR e médica voluntária na unidade de reabilitação pulmonar da UNIFESP.

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento.

   

 

  

 

 

 

 

 

Referências:
/blog/post/como-devo-utilizar-a-tecnica-inalatoria
http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/videos/asma-dpoc/
GINA – Global strategy for asthma management and prevention (updated 2020) https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2020/04/GINA-2020-full-report_-final-_wms.pdf
 BR-8411. Material destinado a pacientes. Jul/2020