Saúde do coração: entenda como funciona e porquê fazer exames cardiológicos

Como está a saúde do seu coração?

Já diz aquele velho ditado de que a prevenção é sempre o melhor remédio. Quando o assunto é saúde, então, esse ditado é muito valioso. Principalmente, quando falamos da saúde do coração.

Um coração saudável e pleno é fundamental para manter a saúde equilibrada. Você tem cuidado bem do seu?

É claro que não estamos falando do sentido sentimental (que também é muito importante), mas da saúde do órgão mesmo. Quando foi a última vez que você fez algum exame cardiológico?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença de coração e mais de 380 mil morrem por ano em decorrência dessas doenças.

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças que atingem o coração e vasos sanguíneos. Entre elas estão: doença coronariana, hipertensão arterial, infarto, parada cardíaca, embolia pulmonar, entre outras.

A SBC alerta que a melhor forma para reverter esse grave cenário é realizar a prevenção e tratamento adequado dos fatores de risco.

Alguns fatores podem aumentar os riscos de desenvolver problemas no coração. Vale lembrar que algumas dessas doenças não apresentam sinais claros que indiquem um problema.

Por isso, fazer exames cardiológicos regularmente é importante e altamente recomendado, principalmente para pessoas com histórico de doenças cardíacas na família.

Sabemos que, às vezes, é cansativo ter que ir ao médico e realizar uma série de exames. Mas não tem jeito! Para manter o coração saudável, os exames cardiovasculares de rotina, aquele famoso check-up, são extremamente necessários.

Lembre-se que prevenir é melhor que remediar e a melhor forma de detecção precoce são os exames.

Quer saber mais sobre como funciona os exames cardiológicos? Ao longo desse texto você verá algumas informações importantes sobre os principais exames cardiológicos. Confira todos os detalhes a seguir.

Conheça os exames cardiológicos mais comuns

O funcionamento do coração pode ser avaliado por meio de diversos exames. Essa avaliação deve ser indicada pelo seu cardiologista ou clínico geral, que pode solicitar apenas um check-up de rotina, como é o caso de homens e mulheres acima 40 anos, período que aumentam as chances de um infarto ou para o caso em que exista um histórico familiar de doenças cardíacas.

Confira os principais exames cardiológicos:

 Raio-X de tórax

O raio X é solicitado para avaliar o tamanho do coração, da aorta e outros vasos do tórax. As radiografias de tórax produzem imagens do seu coração, pulmões, vasos sanguíneos, vias respiratórias e dos ossos do tórax e da coluna. As radiografias de tórax também podem revelar fluido dentro ou ao redor dos pulmões ou ar ao redor dos pulmões.

Dessa forma, se você for ao médico ou pronto-socorro com dor no peito, lesão no peito ou com falta de ar, geralmente, a radiografia do tórax será um dos exames solicitados durante o seu atendimento. A imagem ajudará o médico a determinar se você tem problemas no coração, pulmão, costelas quebradas, enfisema câncer, entre diversas outras condições.

 Vale ressaltar que algumas pessoas fazem uma série de radiografias de tórax ao longo de um tempo para verificar se um problema de saúde está melhorando ou piorando.

 Exame de Eletrocardiograma

Um eletrocardiograma, também conhecido como (EKG ou ECG), é um teste que mede a atividade elétrica dos batimentos cardíacos. 

A cada batida do seu coração, um impulso elétrico (ou “onda”) viaja por ele. Essa onda faz com que o músculo contraia e bombeie o sangue do coração. Dessa forma o ECG mostrar se os batimentos cardíacos estão funcionando da forma correta.  

O exame de ECG fornece dois tipos principais de informações. 

Medir os intervalos de tempo no ECG: o médico pode determinar quanto tempo a onda elétrica leva para passar pelo coração. Descobrir quanto tempo uma onda leva para viajar de uma parte do coração para a próxima mostra se a atividade elétrica é normal ou lenta, rápida ou irregular. 

Medir a quantidade de atividade elétrica que passa pelo músculo cardíaco: o cardiologista pode descobrir se partes do coração são muito grandes ou sobrecarregadas.

Exame de Ecocardiograma

Um ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do seu coração. Este teste permite que seu médico veja seu coração batendo e bombeando sangue.  Dessa forma, as imagens de um ecocardiograma são usadas para identificar doenças cardíacas.

Dependendo das informações de que seu médico precisa, você pode fazer um dos vários tipos de ecocardiograma, sendo os mais comuns para:

  • Verificar se há problemas com as válvulas ou câmaras do seu coração;
  • Verificar se os problemas cardíacos são a causa de sintomas como falta de ar ou dor no peito;
  • Detectar defeitos cardíacos congênitos antes do nascimento (ecocardiograma fetal).

O tipo de ecocardiograma que você faz depende das informações de que seu médico precisa, mas existem:

  • Ecocardiograma trans torácico;
  • Ecocardiograma trans esofágico;
  • Ecocardiograma Doppler;
  • Ecocardiograma de estresse.

Teste de esforço ou teste ergométrico

Um teste de esforço, também conhecido como teste de esteira ou teste de exercício, ajuda o médico a descobrir como seu coração funciona bem. 

Como nosso corpo trabalha mais durante o teste, ele requer mais oxigênio, então o coração deve bombear mais sangue. O teste pode mostrar se o suprimento de sangue está reduzido nas artérias que suprem o coração. Também ajuda os médicos a saberem o tipo e o nível de exercício apropriado para o paciente.

Um médico pode recomendar um teste de esforço para:

- Diagnosticar doença arterial coronariana;

- Diagnosticar uma possível causa de sintomas relacionados ao coração, como dor no peito, falta de ar ou tontura;

- Determinar um nível seguro de exercícios;

- Verificar a eficácia dos procedimentos realizados para melhorar a circulação da artéria coronária em pacientes com doença arterial coronariana;

- Prever o risco de doenças cardíacas perigosas, como um ataque cardíaco.

Dependendo dos resultados do teste de esforço, o médico pode recomendar mais testes, como um teste de esforço nuclear ou cateterismo cardíaco.

Cintilografia do miocárdio

A cintilografia do miocárdio é um exame que avalia o fluxo sanguíneo pelas artérias que nutrem o coração e sua distribuição no músculo cardíaco.

Esse exame é capaz de identificar eventos cardíacos graves, como o infarto. Ele é dividido em duas etapas, uma em repouso e a outra de esforço físico ou farmacológicos, isso deve depender do critério do seu médico.

M.A.P.A

O Exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecido como M.A.PA como o nome já sugere é um exame que visa monitorar a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão durante a vigília e o sono.

O objetivo do M.A.P.A. é analisar o comportamento da pressão arterial não somente quando o paciente está acordado ou durante o sono, mas também como durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio.

Além disso, ele possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Holter / Eletrocardiografia Dinâmica

O Holter é um exame realizado para avaliar o ritmo do coração durante todo o dia e à noite por meio de um gravador portátil que tem os mesmos eletrodos do eletrocardiograma e gravador que ficam presos ao corpo, registrando cada batimento cardíaco durante o período de avaliação.

O período de avaliação do exame de holter pode ser de 24h, mas há casos que necessitam de 48H ou até 1 semana para investigação correta do ritmo cardíaco.

Durante a realização do holter também é indicado que o paciente anote as atividades em um diário, por exemplo, esforços maiores e a presença de sintomas como palpitações ou dor no peito, para que seja avaliado o ritmo dos batimentos nesses momentos.

Exames laboratoriais para avaliar o coração

Existem, também, alguns exames de sangue que podem ser realizados para avaliar a saúde do coração. Isso porque algumas substâncias presentes no sangue como a Troponina, CPK ou CK-MB, por exemplo, são marcadores musculares que podem ser usados na avaliação de infarto agudo do miocárdio.

Exames do coração podem ser solicitados pelo cardiologista, dependendo dos sintomas apresentados. No entanto, existem exames laboratoriais de rotina que devem ser feitos com mais frequência e revelam números importantes para a saúde do seu coração, como a taxas de colesterol, glicemia e triglicérides. Quando não controlados, são considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Esses são alguns dos principais exames para verificação da saúde do seu coração.

Qual foi a última vez que realizou alguns desses exames? Será que não está na hora de dar aquele pulinho no consultório médico para ver como está a sua saúde.

Cadastre-se no Programa FazBem e se mantenha atualizado com informações relevantes para melhor a qualidade de vida e bem-estar.

 

 
 
 
Referências
  1. http://www.cardiometro.com.br/
  2. https://www.portal.cardiol.br/post/sociedade-brasileira-de-cardiologia-apresenta-nova-plataforma-de-dados#:~:text=Segundo%20ele%2C%20aproximadamente%2014%20milh%C3%B5es,no%20pico%20de%20sua%20letalidade).
  3. https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares
  4. https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/chest-x-rays/about/pac-20393494
  5. https://www.heart.org/en/health-topics/heart-attack/diagnosing-a-heart-attack/electrocardiogram-ecg-or-ekg
  6. https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/echocardiogram/about/pac-20393856
  7. https://www.heart.org/en/health-topics/heart-attack/diagnosing-a-heart-attack/exercise-stress-test
  8. https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/cintilografia-miocardio-cintilografia-perfusao-miocardica
  9. https://www.hcor.com.br/exames-e-consultas/exames-diagnosticos/mapa/
  10. https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/monitorizacao-ambulatorial-pressao-arterial-mapa
  11. https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/holter-24-horas
  12. https://ladoaladopelavida.org.br/Principal/detalhe/exames-que-salvam-conheca-os-preventivos-para-o-coraca
BR-12614. Material destinado a pacientes. Mai/2021
 
Os comentários estão fechados
Política de Cookies

Esse Website utiliza política de cookies para oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Utilizando esse website você permite o uso desses cookies.

Descubra mais sobre como nós utilizamos e gerenciamos cookies lendo nossa Política de Cookies.