Voltar para o topo

Saúde dos rins: como está a sua?

Você sabe como os rins trabalham no seu corpo e a importância de cuidarmos deles? 

Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo: filtrar e eliminar as toxinas do sangue, regular a formação do sangue e dos ossos, regular a pressão sanguínea e controlar os líquidos e substâncias químicas no seu corpo.  

Ou seja, eles fazem muita coisa pelo seu corpo. Por isso, é importante estar atento e com o check-up em dia.  

Seu momento de descobrir como cuidar melhor da sua saúde renal e prevenir doenças é agora!  

Diagnóstico de doenças renais  

As doenças renais podem ocorrer por diversos motivos, por exemplo, o diabetes, que tem grande impacto na saúde dos rins e a hipertensão, que também pode ocasionar problemas renais. Apesar disso, esses não são os únicos fatores para desenvolver problemas nos rins.  

O primeiro passo para cuidar dos seus rins é começar pelos seus hábitos: comer bem e de forma saudável, praticar atividades físicas, se hidratar, evitar picos de estresse e seguir o tratamento correto para o controle de outras comorbidades.  

Além disso, fazer check-up constante e retornar as suas consultas é um dos passos para prevenir e cuidar dos seus rins, evitando doenças ou diagnosticando precocemente e melhorando os resultados do seu tratamento.  

É importante lembrar que a doença renal crônica é silenciosa e pode não dar sinais ou sintomas até se agravar. O diagnóstico pode ser feito a partir de um pedido médico para a realização de exames:  

  • Exame de urina;
  • Exame de sangue.

Esses exames, após avaliados pelo médico, podem notificar algum tipo de alteração no organismo, indicando se existe ou não algum tipo de problema renal. Se informe e cuide da sua saúde pra evitar e/ou retardar o avanço da doença.  

 

Quem precisa fazer exames de doenças renais?  

Você sabe se precisa fazer exames de doenças renais? Às vezes você está fazendo parte do grupo de risco e nem tem noção disso, por isso, uma avaliação constante é ainda mais importante.  

Como já dito, o diabetes e a hipertensão são as principais causas para o desenvolvimento de DCR, mas isso não significa que não existam outros fatores. A DRC pode se desenvolver com mais facilidade em: 

  • Idosos;
  • Portadores de obesidade (IMC > 30 Kg/m²);
  • Histórico de doença do aparelho circulatório;
  • Histórico de Doença Renal Crônica na família;
  • Uso de agentes nefrotóxicos;
  • Uso de medicações que necessitam de ajustes em pacientes com alteração da função renal.

Por isso, se você se enquadra em algum desses tópicos, precisa fazer os exames de prevenção com mais frequência.  

Quer descobrir como pode realizar o seu check-up e entender como anda a saúde dos seus rins? Então se liga no próximo tópico!  

Campanha de diagnóstico para doenças renais  

Pensando em diagnosticar precocemente a doença renal, a AstraZeneca se juntou com a DASA em uma campanha de diagnóstico para pessoas com hipertensão ou diabetes.  

É uma forma de conscientizar e entender como está a saúde dos seus rins. Por isso, se você tem hipertensão e/ou diabetes já clique aqui para avaliar a saúde dos seus rins GRATUITAMENTE. 

O exame de sangue é simples e se assemelha à realização de um hemograma, sendo um teste considerado de baixo risco. O exame de urina também não apresenta nenhum risco ou desconforto durante a coleta.  

Preparo para coleta dos exames: 

  • A coleta da amostra isolada de urina deverá ter um intervalo mínimo de 2 horas desde a última micção;
  • 72h sem ingestão de álcool.

Se você se enquadra no seguinte perfil: 

  • Ser residente no Brasil;
  • Tem mais de 18 anos;
  • Tem diabetes e/ou pressão alta;
  • Não tem diagnóstico prévio de doença renal crônica.

Então você já pode realizar os seus exames de prevenção para doença renal crônica gratuitamente com o grupo DASA em união com a AstraZeneca. 

Acesse o site e participe! 

O FazBem sempre busca ajudar a melhorar o cuidado com a sua saúde. Para ficar por dentro de tudo que trazemos, siga nossas redes sociais para receber tudo em primeira mão.  

 

 

 

 

Referência: 
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual da Saúde. “Vivendo bem com doenças renais”: 11/3 – Dia Mundial do Rim. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/vivendo-bem-com-doencas-renais-11-3-dia-mundial-do-rim/. Acesso em: 5 maio 2022. 
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. DOENÇA RENAL CRÔNICA: DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO. 5 maio 2022. Disponível em: https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/doenca-renal-cronica-diagnostico-e-prevencao/. Acesso em: 5 maio 2022. 
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Exames que identificam a doença renal. 5 maio 2022. Disponível em: https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/exames-que-identificam-a-doenca-renal/#:~:text=A%20maneira%20mais%20eficaz%20para,de%20filtra%C3%A7%C3%A3o%20sangu%C3%ADnea%20dos%20rins. Acesso em: 5 maio 2022. 
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Compreendendo os rins. Disponível em: https://www.sbn.org.br/o-que-e-nefrologia/compreendendo-os-rins/. Acesso em: 5 maio 2022. 
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Compreendendo os rins. 16 nov. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/drc. Acesso em: 5 maio 2022.  

Matérias Relacionadas

Veja todos