Voltar para o topo

Saúde dos Rins e Hipertensão: um inimigo silencioso

Como está sua saúde renal?

Essa pode até parecer uma pergunta estranha, mas muitos de nós não nos preocupamos com a saúde renal até que apareça sinais de problemas. 

Doenças renais são mais comuns do que você imagina. Um a cada dez adultos tem uma doença renal crônica. Pode parecer pouco, mas essa também é a quantidade de pessoas que usam a conta de outro usuário na Netflix. 1,2  

Certamente, você conhece alguém que compartilha a conta na Netflix, não é? Pois bem, provavelmente, você também conhece alguém que tem problemas renais e, muitas vezes, ainda nem sabe.  

É mais fácil ter doenças renais do que ganhar na megasena, por exemplo, já que a probabilidade é de 1 em cada 154.581.3 

Precisamos dar atenção à nossa saúde renal e, para isso, é importante ficarmos atentos na segunda maior causa de nefropatia: a hipertensão arterial. Acompanhe o texto e confira mais detalhes sobre essa relação!  

Hipertensão e Doenças Renais 

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), doenças renais atingem cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença caracterizada por lesão renal que se mantém por três meses ou mais costuma ser silenciosa em seus estágios iniciais. Ou seja, não apresenta sintomas ou, quando apresenta, são pouco inespecíficos.4 

Por este motivo, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando a função renal se encontra comprometida.4 

A SBN alerta que a melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce da doença renal crônica. Para o diagnóstico, pode ser que o paciente necessite realizar exames como: dosagem de creatinina no sangue, exame de urina além da medida da pressão arterial.4 

Você deve estar se perguntando: o que a pressão arterial tem a ver com os rins? 

Para compreender essa relação, é necessário entender como os nossos rins funcionam.  

Os rins são fundamentais para o equilíbrio do nosso organismo. Eles filtram o sangue e retiram as substâncias tóxicas, provenientes de alimentos e medicamentos. Eles ainda produzem hormônios que controlam a produção dos glóbulos vermelhos no sangue e a pressão arterial. 5,6,7 

Por isso, quando estes dois órgãos não realizam suas funções da forma correta, uma série de problemas podem acontecer como: acúmulo de toxinas, retenção de líquido, anemia, redução da vitamina D e hipertensão arterial. 6,7 

Mas essa é uma via de mão dupla, o que quer dizer que a hipertensão também pode ocasionar doença renal crônica.  

Estudos revelam que aproximadamente 25% dos pacientes submetidos a diálise crônica ou que necessitam de transplante renal têm como única causa a hipertensão. 1 

A hipertensão é uma doença causada pela pressão arterial alta. A pressão arterial é responsável por levar o sangue bombeado pelo coração pelas artérias para todo o nosso corpo, incluindo os rins. 6,7 

Quando a pressão está alta, o coração faz mais força para bombear o sangue, o que pode tornar os vasos sanguíneos dos rins mais espessos e rígidos. Isso causa uma redução da irrigação sanguínea, tornando a função dos rins ineficiente. 6,7 

Essa é uma relação muito estreita e que, quando não tratada, pode acarretar sérios danos à saúde.  

É importante ressaltar que tanto as doenças renais, quanto a hipertensão, são doenças silenciosas. Por isso, a melhor forma de evitá-las é a prevenção e o diagnóstico precoce.  

E aí? Você já foi no médico este ano para realizar os exames de rotina? Tem seguido seu tratamento da forma correta, conforme orientação do seu médico? 

Saúde é coisa séria. Lembre-se: a melhor forma de garantir bem-estar e qualidade de vida é cuidando da saúde.  

 

 

 

 

Referências 
1ORSOLIN, Cássia; RUFATTO, Cristiane; ZAMBONATO, Roselaine Xavier; FORTES, Vera Lúcia Fortunato. Cuidando do ser humano hipertenso e protegendo sua função renal.?Revista Brasileira de Enfermagem?, [S. l.], v. 3. 4 ago. 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-71672005000300012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/cY8P9Czn34FTb37qVLJ7Brw/?lang=pt. Acesso em: 5 maio 2022. 
2 FORBES.?Cerca de 1 em cada 10 adultos usa senha da Netflix de outra casa Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/04/cerca-de-1-em-cada-10-adultos-usa-senha-da-netflix-de-outra-casa/. Marisa Dellatto, 22 abr. 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/04/cerca-de-1-em-cada-10-adultos-usa-senha-da-netflix-de-outra-casa/. Acesso em: 5 maio 2022. 
3BRASIL ESCOLA.?Chances de ganhar na Mega-Sena. Raul Rodrigues de Oliveira, 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/chances-ganhar-na-mega-sena.htm#:~:text=Em%20uma%20aposta%20de%206,que%20normalmente%20s%C3%A3o%20mais%20caras. Acesso em: 5 maio 2022. 
4SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA.?Dia Mundial do Rim. [S. l.], 5 maio 2020. Disponível em: https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/dia-mundial-do-rim/. Acesso em: 5 maio 2022. 
5ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÍRIA.?HIPERTENSÃO CORRESPONDE A 35% DAS CAUSAS DA DOENÇA RENAL CRÔNICA. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/hipertensao-corresponde-a-35-das-causas-da-doenca-renal-cronica/. Acesso em: 5 maio 2022. 
6FUNDAÇÃO PRÓ-RIM.?Hipertensão: doença pode afetar funcionamento dos rins levando a paralisação do órgão. [S. l.], 23 abr. 2020. Disponível em: https://www.prorim.org.br/blog-noticias/hipertensao-doenca-pode-afetar-funcionamento-dos-rins-levando-a-paralisacao-do-orgao/. Acesso em: 5 maio 2022. 
7ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA.?Pressão alta é a 2ª maior causa de insuficiência renal crônica no HMB. [S. l.], 26 abr. 2018. Disponível em: https://www.spdm.org.br/imprensa/noticias/item/2923-pressao-alta-e-a-2-maior-causa-de-insuficiencia-renal-cronica-no-hmb. Acesso em: 5 maio 2022. 

 

BR-17326. Material destinado a todos os públicos. Mai/2022

Matérias Relacionadas

Veja todos