Voltar para o topo

Saúde mental: saiba como se desligar do trabalho durante as férias

 Quando foi a última vez que você esteve, efetivamente, de férias?

Para muitas pessoas, as férias são um dos momentos mais aguardados do ano. Já para outras, virou hábito adiar as férias até que não tenha mais jeito e a empresa a obrigue a tirar alguns dias de descanso.

Diante da rotina agitada das grandes cidades e depois de tanto tempo trabalhado, finalmente chegou o momento de você tirar as merecidas férias para relaxar e descansar. Saber como aproveitar é fundamental para esse período de descanso, mas será que você desligou mesmo sua mente do trabalho?

Existe uma grande diferença entre tirar e estar de férias. Algumas pessoas, apesar de entrarem de férias, não conseguem de fato se desligar do trabalho, ou seja, não estão efetivamente de férias para usufruir desse período de descanso.

Estar de férias significa conseguir se desconectar do trabalho e do ambiente repetitivo por completo do trabalho para que, assim, você possa restaurar as energias e reequilibrar as emoções.

Apesar de ser um período esperado por muitos, nem todos conseguem se desligar do trabalho. Uma pesquisa realizada pelo ISMA-BR (International Stress Management Association), aponta que 43% dos trabalhadores tem receio de sair de férias. Metade dos entrevistados revelaram que o motivo do medo é de que decisões importantes possam ser tomadas na empresa no período.

Agora, a gente te pergunta, como se desligar por completo do trabalho?

Se você é uma dessas pessoas que, mesmo de férias, ainda está preocupada com as tarefas do escritório, você está no lugar certo. Ao longo do texto, vamos lembrá-lo da importância das férias, além de dar dicas de como se desligar do trabalho e curtir suas férias por completo para renovar suas energias.

Você sabia que tirar férias está diretamente relacionada a nossa saúde mental? 

Muitas pessoas acreditam que as férias são apenas uma obrigação trabalhista. Esse pensamento não é de todo errado. As férias são um benefício dos colaboradores garantidos pela CLT, no entanto, são uma forma de garantir a saúde dos colaborados que trabalharam durante período 12 meses.

Ao criarmos uma rotina de trabalho ou estudo estamos submetendo nosso corpo e mente a um esforço. Após muitos meses desse esforço é necessário fazer uma pausa, afinal de contas, a mente e o corpo precisam de um tempo para relaxar e se recuperar também.

Quando adiamos essa pausa, nós exigimos que nosso corpo trabalhasse no limite da nossa força mental e física, desestruturando a capacidade de produção e fragilizando a saúde e o estado emocional.

Vale lembrar que o estresse crônico é uma das patologias que mais afeta as empresas. Sem o verdadeiro descanso, a saúde mental acaba por ficar afetada e pode levar mesmo a situações de ansiedade, síndrome de burnout e depressão.

Por isso, é importante que o período de férias não seja visto como um desperdício de tempo, pois já foi comprovado que esse tempo de descanso é benéfico para a saúde do colaborador e para a produtividade da empresa.

A vida não é só trabalho, é preciso se divertir. Aproveitar uns dias de descanso traz uma série de benefícios a saúde e a mente.

Pesquisas cientificas revelam que muitos de nós sabemos, intuitivamente, que precisamos de um tempo longe do trabalho. O Estudo Psychological Detachment From Work During Leisure Time: The Benefits of Mentally Disengaging From Work, revelou que, quando nos desprendemos do trabalho durante um período de descanso, voltamos mais empenhados e produtivos.

E os benefícios vão muito além! Eles englobam tanto o empenho profissional quanto os relacionamentos pessoais e o bem-estar das pessoas. Confira a seguir alguns desses benefícios:

  • Diminui o nível de estresse;
  • Diminui risco de doenças do coração e diabetes;
  • Melhora os níveis de energia;
  • Deixa os indivíduos mais felizes;
  • Aumenta a capacidade cerebral;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Diminui risco de desenvolver depressão, ansiedade e síndrome de burnout.

Cuidados essenciais para você sair de férias sem se preocupar com o trabalho

Vimos que muitos profissionais ficam preocupados com o trabalho e não conseguem curtir o período de descanso por completo. Para que isso não ocorra é essencial se programar com antecedência e deixar tudo organizados para o período em que estará de férias e apertar o botão de desligar.

O FazBem, programa de apoio ao paciente da AstraZeneca, separou algumas informações que podem te ajudar.

Defina com o seu chefe e a equipe o melhor momento para você tirar férias. Programar com antecedência lhe dará tempo para não deixar nenhuma tarefa pendente.

Além disso, se programar poderá te ajudar a planejar o que fazer durante o período de descanso. Ou seja, escolher se fará uma viagem e qual o melhor destino ou se ficará em casa e aproveitará esse tempo para realizar outras atividades, bem como se necessitará de uma reserva financeira.

Antecipe-se, informe aos colegas de trabalho e aos clientes internos e externos sobre o período em que estará fora. Diga se vai estar ou não acessível e passe os dados de quem eles poderão contatar caso necessitem de alguma informação.

Antes de sair, atualize os envolvidos nos seus projetos do status de cada um, delegue tarefas que estão sob sua responsabilidade, traçando um plano de solução para diversos cenários. Não se esqueça de detalhar esse planejamento junto ao seu gestor.

Se desligar por completo de um dia para o outro pode ser uma tarefa difícil, por isso procure fazer isso aos poucos, dias antes de sair de férias. Tente trabalhar seu psicológico para não se sentir culpado por tirar férias, afinal, elas são importantes para a sua saúde física e mental.

 

Quem nunca tirou férias e não teve a mínima ideia do que fazer pois esqueceu de se planejar?

Para muitas pessoas, férias é sinônimo de viajar, no entanto, não caia na armadilhar de achar que se não houver viagem, as férias não valerão a pena.

Férias são um período de descanso, onde a pessoa deve usar o tempo para relaxar e fazer coisas que lhe tragam prazer e isso pode incluir fazer nada. As redes sociais contribuem muito para essa pressão de expor os momentos bons, principalmente no caso das férias e viagens.

Independentemente do que fazer, o objetivo é desacelerar e não adicionar mais pressão a sua vida. Por isso, não ceda a essa pressão do “status” e opte por fazer atividades que realmente lhe tragam prazer.

Tire férias mesmo quando não for viajar. Muitas vezes, sair com uns amigos, ir ao cinema, comer no restaurante que você sempre quis ir, fazer visitas a família e amigos é muito mais prazeroso do que viajar para um lugar, no qual você nem era tão interessado em conhecer.

Por isso, separamos algumas atividades que você pode fazer durante suas férias, quando optar por não ir viajar:

  • Leia um livro;
  • Saia para visitar pontos turísticos da sua cidade;
  • Coloque a lista de séries em dia;
  • Faça um curso;
  • Aprenda um novo hobby;
  • Saia para comer com os amigos;
  • Faça um check-up médico;
  • Faça aquilo que sempre quis fazer, mas estava sem tempo;
  • Tire um dia para não fazer nada.

Viu só?! É possível se divertir e descansar nas férias mesmo sem viajar. Com tantas opções, você pode até mesmo escolher mais de uma atividade para fazer durante o período de descanso.

Agora, vale lembrar que, se for viajar, é necessário tomar alguns cuidados. Se quiser saber mais confira nossa matéria sobre cuidados para viajar no fim de ano, a gente tem certeza de que você vai gostar das nossas dicas.

 

 

 

Referências:
https://www.anamt.org.br/portal/2017/07/14/como-as-ferias-picadas-podem-afetar-o-seu-descanso/
https://www.einstein.br/noticias/noticia/ferias-beneficios
https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2016/11/1835774-ferias-desconectadas-ajudam-a-refrescar-a-mente-no-trabalho.shtml
BR-10967. Material destinado a todos os públicos. Nov/2020