Voltar para o topo

Stress e Alterações na Frequência Cardíaca na Pandemia

Sérgio Medeiros Aguiar  

 

Estamos chegando no meio ano e segundo a OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, mencionando a Pandemia atual, é a sexta vez na história recente da humanidade que vivenciamos uma Emergência de Saúde Pública de importância Internacional. Contudo, nada se compara à Pandemia da Covid-19.  

Dentre os inúmeros desafios enfrentados neste atípico evento que impactou a todos, está o adoecimento emocional e mental. Hoje vamos dialogar um pouco sobre o Stress. 

É importante explanar que existem dois tipos de stress: o positivo, também chamado como eustress e o negativo, chamado de distress 

O stress positivo pode ser considerado como um mecanismo de defesa e uma manutenção de nossa concentração em um objetivo que intentamos. Durante uma apresentação, por exemplo, ele pode despertar a motivação e a concentração. Já um exemplo de stress como um mecanismo de defesa, podemos exemplificar: Imagine que você está andando em uma rua pouco movimentada. De repente se depara com um cachorro com semblante de que não está nem um pouco afim de fazer amizades. Inicia-se então um processo de stress. A frequência cardíaca aumenta para que o coração bombeie mais sangue, ativa-se então o estímulo para a liberação de adrenalina, a respiração fica acelerada e o seu corpo se prepara para a fuga. Certamente, este não é um momento para ficar parado e relaxado! A este exemplo podemos considerar como um stress positivo.  

Além disso o stress não acontece somente em situações negativas: Acontecimentos relevantes também podem dispará-lo como: o primeiro dia de um novo emprego, o dia do matrimônio, etc.  

Já o stress negativo é caracterizado pela dificuldade de resistir a tensão inerente ao processo, ou seja, existe uma distorção no funcionamento do organismo e como a pessoa se relaciona a nível social, pessoal e profissional. Um exemplo de stress negativo está correlacionado a síndrome de burnout, que é a exaustão extrema, geralmente associada a atividade laboral. 

Quando estamos constantemente expostos a este tipo de stress, a motivação e estimulação dá lugar a angústia e sofrimento. E neste caso há também os sintomas fisiológicos como a tensão muscular, alterações do apetite, irritabilidade em excesso, esquecimentos, alterações no sono, ausência de concentração, etc.  

E é neste panorama que identificamos um dos mais preocupantes gatilhos que consiste no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto. O estímulo se torna constante e acima dos níveis aceitáveis, elevando a produção dos glóbulos brancos, que normalmente são células do nosso sistema de defesa. Contudo, esta produtividade em excesso prejudica a circulação sanguínea nas artérias. Deste modo, o stress pode levar também ao desenvolvimento da hipertensão, outro importante fator de risco para o AVC.  

E como podemos nos prevenir, ao stress negativo e todos os seus males? Segue então três dicas valiosas: 

  • TERAPIAS MEDITATIVAS E MINDFULNESS – A meditação tem sido umas das práticas que reduz a ansiedade e o stress, de modo especial a meditação mindfulness (atenção plena). Separe dez minutos do seu dia para meditar. Escolha um local, privilegiando o silêncio. Mantenha os olhos fechados e visualize uma imagem ou paisagem.  
  • PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS – Diminui a pressão arterial, reduz os riscos de AVC e contribui com a circulação sanguínea. A prática da caminhada, ou qualquer outra atividade indicada pelos profissionais da área podem contribuir com sua qualidade de vida. 
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Seu organismo precisa receber nutrientes em variedade, quantidade equilibrada e alimentos de qualidade. Evite o alto consumo de sal e açúcar, se alimente com frutas, verduras e legumes, faça uma boa hidratação diária. Se for possível, procure um profissional da nutrição.  

 

Embora ainda estejamos vivenciando grandes desafios que exigem de nós inúmeras mudanças comportamentais, podemos elencar dentre os nossos objetivos para o ano vindouro cuidar mais da nossa saúde emocional e física, tendo atitudes e comportamentos que previnam o stress e todas as outras comorbidades que ele pode desengatilhar, não é mesmo?  

Lembre-se sempre: Nossa saúde deve estar dentre nossas prioridades, pois sua ausência inviabiliza muitas vivências que nos podem ser prazerosas e, porque não dizer, até diante dos desafios, ela se faz necessária. Vamos viver 2022 buscando maior qualidade de vida. Como nos afirma Mahatma Gandhi: “Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você.” 

 

Referências:  
  1. OPAS. Histórico da Pandemia de Covid-19. Folha Informativa. Brasília:2019. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. 
  2. VEJA. Estudo descobre como stress pode levar ao infarto e AVC. Julho, 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/estudo-descobre-como-stress-pode-levar-ao-infarto-e-avc/ 
  3. DESGUALDO, P. Meditação Mindfulness: sua mente tem poder. Veja Saúde: 23 ago. 2017. Disponível em: https://saude.abril.com.br/especiais/meditacao-mindfulness-sua-mente-tem-poder/ 
BR-18458. Material destinado a todos os públicos. Jul/2022