Voltar para o topo

Asma: tudo o que você precisa saber!

FALANDO EM SINTOMAS: os asmáticos tendem a vivenciar, ao longo da vida, alguns episódios de falta de ar, dificuldade para dormir, aperto no peito, tosse, redução da capacidade de praticar atividades físicas e fadiga. Nessa época de pandemia, é importante seguir o tratamento da asma prescrito por seu médico, para que não haja piora desses sintomas.

FALANDO DA CRISE DE ASMA: veja o que acontece em seus pulmões. Uma imagem mostra uma via aérea normal, sem inflamação e desobstruída. Também mostra uma via aérea inflamada, quando os músculos se contraem e esse fechamento do brônquio impede a passagem do ar, tornando difícil a respiração.

FALANDO DE TRATAMENTO PARA ASMA. Não há cura para asma, no entanto, existem tratamentos para aliviar os sintomas e reduzir a inflamação subjacente: medicações de alívio (bombinha) - os broncodilatadores são medicações utilizadas durante as crises de asma pois ajudam a aliviar os sintomas (consequência da doença), entretanto não tratam a inflamação (causa da doença). Medicação de manutenção: o corticoide inalatório é a principal medicação, pois trata a inflamação (causa da doença). Deve ser utilizado continuamente para o controle da asma. Associação de corticoide inalatório com broncodilatador de longa ação: Medicação que trata a inflamação e alivia os sintomas em uma única combinação, ou seja, você trata a causa da doença e alivia os sintomas ao mesmo tempo, tudo isso com baixa dose de medicação para controle da doença. ATENÇÃO: se você estiver precisando utilizar mais que 3 vezes por semana sua medicação de alívio ("bombinha"), pode ser que a sua asma esteja saindo do controle e você pode estar em risco de crise de asma. Converse com seu profissional de saúde para que você entenda o seu tratamento de asma e o manejo da sua doença ao longo do tempo.

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento.