Voltar para o topo

Universo Respiração: novas possibilidades para pacientes que fazem uso de dispositivos inalatórios

Dispositivos inalatórios são muito eficazes para o controle de diversas doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite, entre outras.

Eles auxiliam na deposição pulmonar da medicação e ajudam na melhora do controle dos sintomas, ou seja, a prevenir e diminuir o chiado no peito, a tosse, falta de ar e a sensação de aperto no peito.

Quem tem asma, bronquite e outras doenças respiratórias costuma conhecer bem as vantagens de usar os dispositivos inalatórios no tratamento, e esses inaladores costumam ser muito indicados por profissionais da saúde para uso em crianças que necessitam dessa terapia.

Mas ainda há muitas dúvidas sobre como utilizá-los no público infantil: Quem cuida de uma criança pequena que faz uso de nebulizadores ou outros dispositivos inalatórios sabe das diversas dificuldades que são enfrentadas durante o processo.

Em alguns casos, pode ser muito complicado tentar convencer a criança de utilizar e fazer o processo corretamente que o responsável acaba desanimando porque a criança não quis ficar parada, ficou assustada ou simplesmente não quis realizar o procedimento.

Apesar de muito desafiador, sabemos que o uso desses tipos de dispositivos é uma parte importantíssima no tratamento respiratório infantil, além de ser a via preferencial de administração de medicamentos e soluções inalatórias em crianças.

E se existisse uma maneira de você tornar esse momento mais divertido para o seu filho ou para a criança que você cuida?

Foi pensando em você, familiar ou cuidador, que a AstraZeneca e o FazBem criaram o app Universo Respiração! Uma solução desenvolvida, especialmente, para ser utilizada durante o processo inalatório, como uma ferramenta para distrair e divertir as crianças e, ao mesmo tempo, orientá-las sobre o uso correto os dispositivos e o ato de respirar fundo de uma forma lúdica.

E tem novidade no APP!

Começamos o aplicativo com uma jornada com os “Heróis do Espaço”, onde a criança escolhe seu personagem favorito para viver uma aventura com “missões”, que tem como foco auxiliar na utilização de nebulizadores. Conheça mais aqui: /blog/post/app-universo-nebulizacao-asma

Buscando ampliar ainda mais nosso apoio ao tratamento de doenças respiratórias no público infantil, lançamos uma nova história recheada de aventuras e brincadeiras para distrair as crianças durante a utilização de outros dispositivos inalatórios.  

No Labirinto da Respiração, as crianças vão limpar a casa, desafiar ácaros e encontrar o melhor caminho para a saída do labirinto, entre outras atividades que vão entreter, educar e ensinar os pequenos sobre a forma correta de usar o dispositivo inalatório. Tudo isso, com o acompanhamento dos familiares e cuidadores, que também vão aprender muito sobre esse processo.

Universo Respiração - mais uma vez simplificando o tratamento respiratório infantil.

O APP é completamente gratuito e está disponível para IOS e Android.

Baixe agora mesmo o app Universo Respiração!

Baixar para iOS l Baixar para Android

  

Uma iniciativa do Movimento Asma Zero da AstraZeneca.

 

 

 

Referências:
  1. Hess DR. Aerosol delivery devices in the treatment of asthma. Respir Care. 2008;53(6):699-723.
  2. Chong Neto HJ et al. Diretrizes da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e Sociedade Brasileira de Pediatria para sibilância e asma no pré-escolar. 164 Arq Asma Alerg Imunol – Vol. 2. N° 2, 2018.
  3. Global Initiative for Asthma. Global strategy for asthma management and prevention, 2021. Available from: ginasthma.org.
BR-13199 Material destinado a todos os públicos. Jul/21.