Voltar para o topo

Vivendo com o câncer de pulmão

Receber um diagnóstico de câncer nunca é fácil, tanto para o paciente quanto para a família, mas os tratamentos disponíveis atualmente estão sempre dando um pouco mais de esperança em todo o processo de cura e autocuidado. 

Com suporte da equipe médica e de pessoas próximas, você pode entender melhor como funciona a doença, seus sintomas, os possíveis tratamentos e o medicamento escolhido, afinal, você precisa aderir ao seu tratamento para viver melhor com o câncer e poder vencê-lo.

Hoje, vamos falar um pouco sobre o câncer de pulmão e dar dicas de como você pode lidar melhor com ele.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos tumores de maior incidência no Brasil e nos demais países do mundo. De forma geral, o prognóstico é menos favorável quando a doença é diagnosticada em fases mais avançadas.

Quando diagnosticado em estágios mais iniciais, a sobrevida é bem maior. A faixa etária mais afetada é de pessoas entre 50 e 70 anos, mas esse tipo de câncer pode se manifestar também em pessoas jovens.

O cigarro é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão e o risco diminui, em qualquer idade, a partir do momento em que você parar de fumar.

Além do cigarro, outros fatores de risco incluem:

  • Fumo passivo;
  • Exposição à poluição do ar;
  • Exposição à queima de biomassa (queima de madeira, carvão, ou resíduos agrícolas);
  • Exposição ocupacional a agentes químicos ou físicos;
  • Infecções pulmonares de repetição;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Enfisema pulmonar e bronquite crônica;
  • Fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão;
  • Água potável contendo arsênico.

A melhor forma de prevenir o câncer de pulmão é evitar e/ou parar de se expor aos fatores de risco citados acima. 

Leia também: O que você pode fazer para prevenir o câncer de pulmão

Detecção precoce e sintomas

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e, assim, possibilitar uma maior chance de tratamento com intenção de cura. É sempre importante manter consultas frequentes e exames de rotina, principalmente se você tem histórico familiar.

O diagnóstico pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos em pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas.

Os sinais e sintomas podem ser inespecíficos, relacionados a diversas doenças respiratórias, mas os mais comuns a serem investigados são:

  • Tosse e rouquidão persistentes;
  • Sangramento pelas vias respiratórias;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Perda de apetite;
  • Pneumonia recorrente;
  • Dificuldade de respirar;
  • Fraqueza e perda de peso sem causa aparente. 

Leia também: Agosto branco: o diagnóstico precoce do câncer de pulmão salva vidas 

Como viver com o câncer de pulmão?

Depois de apresentar a você os fatores de riscos e os sintomas, você já percebeu que o câncer de pulmão tem como maior vilão o fumo. Mas isso não significa que apenas as pessoas que fumam podem desenvolvê-lo, na verdade, qualquer um pode.

Segundo o Instituto COI, cerca de 20% dos casos de câncer de pulmão são de pessoas não fumantes.

Para alguns pacientes com câncer de pulmão, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser a parte mais estressante. O tratamento é regular com quimioterapia, radioterapia ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle.

Nesse momento, é importante que você saiba viver com o câncer e manter o foco no seu tratamento.  

Mesmo quando o seu tratamento chegar ao fim, você precisará de acompanhamento médico por mais alguns anos. É muito importante e fundamental que você compareça a todas as consultas de acompanhamento e prevenção.

Como muitos tratamentos de câncer, é importante que você saiba que pode apresentar alguns efeitos colaterais. Eles podem durar apenas dias ou semanas, mas outros podem durar mais tempo. Suas visitas ao médico são um bom momento para fazer perguntas e falar sobre quaisquer alterações, problemas e angústias frequentes.

Para todos os antigos pacientes de câncer de pulmão, é importante informar aos seus médicos sobre novos sintomas ou problemas, pois eles podem ser provocados ??pelo retorno do câncer, por uma nova doença ou por um segundo câncer.

Permanecer tão saudável quanto possível é mais importante do que nunca durante e após o tratamento do câncer de pulmão. Parar de fumar e manter uma alimentação saudável pode ajudá-lo a reduzir o risco da retorno da doença e a protegê-lo de outros problemas de saúde.

Algumas pesquisas sugerem que pacientes de câncer de pulmão em estágio inicial com níveis mais altos de vitamina D podem ter melhores resultados do que aqueles com níveis mais baixos.

 Leia também: Aplicativos podem ser aliados no tratamento de câncer

 Se você está pensando em tomar qualquer tipo de suplemento nutricional, converse antes com seu médico.

O suporte emocional nesse momento é muito importante para você. Algo que vai ajudar muito a enfrentar a doença é o apoio e a força que vai receber de amigos, familiares, grupos de apoio e até da sua fé.

Você não precisa passar por tudo isso sozinho. Seus familiares e amigos podem e vão, com certeza, querer ajudar você a passar por esse momento de uma forma mais leve e tranquila.

Não se feche na doença. Esteja disposto a ouvir e aceitar a ajuda que oferecem a você. Querer ficar sozinho faz parte, mas isolar-se pode acabar piorando a situação. O FazBem está com você no apoio ao tratamento e a todas as informações e dicas que você precisar.

No nosso blog, temos muitos conteúdos cheio de informações importantes para você entender melhor o seu tratamento e dicas de saúde, bem-estar e rotina para deixar sua vida mais leve e tranquila nessa jornada.

Saiba mais sobre o nosso programa de apoio ao paciente. Nosso objetivo é ajudar você, principalmente nesse momento tão ruim que é a pandemia. Com a campanha “O normal mudou, o câncer não” queremos enfatizar a importância do apoio e do cuidado redobrado nesse momento tão difícil.

Conte com a gente e conheça a campanha: https://www.programafazbem.com.br/onormalmudouocancernao 

 

 

 
Referencias: 
https://www.fundacaoproar.org.br/doenca?post=cancer-de-pulmao
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao
https://institutocoi.org/instituto-coi/
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/vivendo-com-o-cancer/572/150/
 BR-13961. Material destinado a pacientes. Ago/2021