Você é ou conhece alguém que é portador de doença crônica? saiba quais cuidados tomar

Você é ou conhece alguém que é portador de doença crônica? Pessoas que têm patologias como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo, estão incluídas no grupo de risco para evolução de formas mais graves da COVID-19. Pensando nisso, o FazBem reuniu algumas dicas que podem fazer a diferença na proteção e prevenção ao vírus.

Manter o tratamento em dia é o que garante que a sua doença crônica está sob controle, o que diminui o risco de evolução para um quadro grave no caso de infecção por coronavírus e ajuda a manter uma boa imunidade.

Se você é um paciente com diabetes, monitore os níveis de glicose e mantenha o tratamento (medicamentos via oral e insulina) regularmente.

Quem tem doença crônica respiratória deve seguir com o tratamento de manutenção, mesmo que não apresente crises.

Estudos apontam que o coronavírus pode infectar o coração isoladamente. Continue o seu tratamento, monitore a pressão arterial e mantenha hábitos saudáveis para a fortalecer a saúde do seu coração.

Tomar suas vacinas corretamente, o previne de várias doenças e complicações médicas, protegendo não só a você, mas a seus familiares, amigos e a todos a sua volta. Verifique se a sua cartela de vacinação está completa. Se a resposta for não, vá a um posto de vacinação e
veja quais estão disponíveis.
Atualmente, a campanha de vacinação em vigor é a contra influenza. É importante ressaltar que a vacina contra gripe não previne o coronavírus, mas é muito importante que você realize a imunização.

Como os sintomas são parecidos, a vacina irá auxiliar aos profissionais de saúde no diagnóstico. Conheça os grupos que mais necessitam da vacina segundo o Ministério da Saúde:



Nosso blog está cheio de conteúdos importantes para informar os pacientes crônicos durante a pandemia. Por isso, compartilhe com quem precisa e auxilie alguém a se cuidar nesse momento tão importante!

Clique aqui e confira o vídeo do Prof. Dr. Rafael Stelmach sobre o assunto!

Não descuide da sua saúde e continue seguindo as orientações do seu médico!

 

 

 

Referências:
www.diabetes.org.br/publico/images/4-SOCIEDADES-MEDICAS-CONTRA-O-CORONAVIRUS.pdf
www.diabetes.org.br/covid-19/notas-de-esclarecimentos-da-sociedade-brasileira-de-diabetessobre-o-coronavirus-covid-19
www.hcor.com.br/imprensa/noticias/o-impacto-do-coronavirus-nas-doencas-cardiovasculares/
https://newsroom.heart.org/news/patients-taking-ace-i-and-arbs-who-contract-covid-19-shouldcontinue-treatment-unless-otherwise-advised-by-their-physician?utm_campaign=sciencenews19-20&utm_source=science-news&utm_medium=phd-link&utm_content=phd03-21-20
www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses.
www.ecdc.europa.eu/en/news-events/information-covid-19-specific-groups-elderly-patientschronic-diseases-people
www.heart.org/en/news/2020/02/27/what-heart-patients-should-know-about-coronavirus
www.escardio.org/Education/COVID-19-and-Cardiology/what-heart-patients-should-know-aboutthe-coronavirus-covid-19
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project

Material destinado a todos os publicos - BR-8396 - Maio/2020

 

Os comentários estão fechados