

Chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar são alguns dos sinais e sintomas que a asma pode causar. A depender do tipo e da gravidade, as manifestações da asma podem variar de acordo com a intensidade e frequência dos sintomas.
Se você tem asma, sente na pele como é ter essa doença. Só que por mais que você tenha muita experiência, algumas informações sobre a sua saúde ainda podem ser novidadade em alguns casos. Por exemplo, talvez você não esteja atento aos seus eosinófilos.
Tudo bem, afinal, “eosinófilo” é um termo muito científico. Então, é bem provável que você não saiba do que estamos falando aqui. Mas, se você tem asma grave ou asma grave eosinofílica, é importante que você continue a leitura.
Antes de falar por que você precisa ficar atento aos eosinófilos, é claro que vamos explicar o que são os eosinófilos. Preparado?
Afinal, o que são os eosinófilos?
Se você estava preocupado com o que poderia ser um eosinófilo, fique tranquilo. Todas as pessoas possuem eosinófilos. Eosinófilo é uma célula que faz parte de nossos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Os eosinófilos são as principais células da inflamação e hiperresponsividade das vias aéreas em aproximadamente 50% dos pacientes com asma, o que pode levar ao comprometimento da sua função pulmonar e qualidade de vida.
Se você foi diagnosticado com asma eosinofílica, com toda certeza, você possui altos níveis de eosinófilos na sua corrente sanguínea.
Leia: Asma grave eosinofílica: saiba mais sobre o assunto
A maioria dos asmáticos é bem controlada com o uso de corticosteroides inalados e beta-agonistas de ação prolongada”, mas parte desses pacientes não responde a esse tipo de tratamento.
Leia também: O que é a Asma Grave Eosinofílica e como é o tratamento?
Talvez você esteja pensando: “eu ainda não entendi por que preciso ficar atento aos meus eosinófilos”. Calma, a resposta vem logo a seguir.
Relação entre os eosinófilos e o tratamento da sua asma
Os eosinófilos são considerados células pró-inflamatórias e a elevação de seus níveis no sangue são indicadores de aumento dos sintomas de asma.
Por isso, fazer o acompanhamento dos níveis de eosinófilos no seu sangue pode auxiliar o seu médico na escolha do melhor tratamento para a sua asma.
A depender do seu tipo de asma e da gravidade em que se encontra, diferentes tipos de medicamentos e/ou produtos biológicos podem ser utilizados para o seu tratamento.
Fontes:
-
-
-
-
-
BR-17311. Material destinado a todos os públicos. Abr/2022