Voltar para o topo

Você tem Asma? Saiba por que ficar atento aos eosinófilos

Chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar são alguns dos sinais e sintomas que a asma pode causar. A depender do tipo e da gravidade, as manifestações da asma podem variar de acordo com a intensidade e frequência dos sintomas. 

Se você tem asma, sente na pele como é ter essa doença. Só que por mais que você tenha muita experiência, algumas informações sobre a sua saúde ainda podem ser novidadade em alguns casos. Por exemplo, talvez você não esteja atento aos seus eosinófilos. 

Tudo bem, afinal, “eosinófilo” é um termo muito científico. Então, é bem provável que você não saiba do que estamos falando aqui. Mas, se você tem asma grave ou asma grave eosinofílica, é importante que você continue a leitura. 

Antes de falar por que você precisa ficar atento aos eosinófilos, é claro que vamos explicar o que são os eosinófilos. Preparado? 

Afinal, o que são os eosinófilos? 

Se você estava preocupado com o que poderia ser um eosinófilo, fique tranquilo. Todas as pessoas possuem eosinófilos. Eosinófilo é uma célula que faz parte de nossos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo.  

Os eosinófilos são as principais células da inflamação e hiperresponsividade das vias aéreas em aproximadamente 50% dos pacientes com asma, o que pode levar ao comprometimento da sua função pulmonar e qualidade de vida. 

Se você foi diagnosticado com asma eosinofílica, com toda certeza, você possui altos níveis de eosinófilos na sua corrente sanguínea.  

 

Leia: Asma grave eosinofílica: saiba mais sobre o assunto 

 

A maioria dos asmáticos é bem controlada com o uso de corticosteroides inalados e beta-agonistas de ação prolongada”, mas parte desses pacientes não responde a esse tipo de tratamento.  

 

Leia também: O que é a Asma Grave Eosinofílica e como é o tratamento? 

 

Talvez você esteja pensando: “eu ainda não entendi por que preciso ficar atento aos meus eosinófilos”. Calma, a resposta vem logo a seguir. 

Relação entre os eosinófilos e o tratamento da sua asma 

 

Os eosinófilos são considerados células pró-inflamatórias e a elevação de seus níveis no sangue são indicadores de aumento dos sintomas de asma. 

Por isso, fazer o acompanhamento dos níveis de eosinófilos no seu sangue pode auxiliar o seu médico na escolha do melhor tratamento para a sua asma.  

A depender do seu tipo de asma e da gravidade em que se encontra, diferentes tipos de medicamentos e/ou produtos biológicos podem ser utilizados para o seu tratamento. 

 

 

 

Fontes: 
  1. https://bvsms.saude.gov.br/asma/
  2. /blog/post/o-que-e-a-asma-grave-eosinofilica-e-como-e-o-tratamento
  3. /blog/post/asma-grave-eosinofilica-saiba-mais-sobre-o-assunto
  4. https://www.asmabronquica.com.br/PDF/resposta_tardia_eosinofilos.pdf
  5. http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=946
BR-17311. Material destinado a todos os públicos. Abr/2022