Voltar para o topo

Respire aliviado: novos tratamentos para asma grave que você precisa conhecer

Você já teve aquela sensação de que está lutando para respirar? 


Para quem sofre de asma, isso é mais do que familiar. Mas a boa notícia é que a ciência está avançando no desenvolvimento de tratamentos inovadores para ajudar a controlar, e até mesmo prevenir, as crises de asma. 


Vamos conhecer algumas das abordagens terapêuticas mais recentes e eficazes!


Como é o tratamento de asma?

O controle da asma envolve alguns passos simples1:



Entre os objetivos de todas essas medidas estão1:


Cheiros fortes são gatilhos para suas crises de asma? Entenda aqui porque isso acontece


Quando falamos em tratamento da asma usando medicamentos, existem duas abordagens diferentes. Vamos saber mais sobre cada uma delas a seguir.


  • Tratamento com medicamento para momentos de crise

O tratamento preferencial é associação de baixa dose de corticoide inalado com broncodilatador, se necessário.


E, como opcional, o uso de broncodilatador (spray ou com nebulização) para relaxar ou "dilatar" as vias aéreas e aliviar a falta de ar1.


Fique atento ao que o médico vai recomendar para o seu caso.


Para crises mais graves, é importante que se recorra a um serviço de emergência para um tratamento adequado, que pode ser oxigênio (se necessário) e corticoide oral ou intravenoso1.


  • Tratamento com medicamento para prevenir os sintomas

Aqui, o objetivo é prevenir as crises de asma. A base do tratamento são os corticoides inalatórios associados ou não a outras medicações1


De acordo com os especialistas, quando se segue direitinho esse tipo de abordagem para asma, as chances de se precisar de um medicamento para momentos de crise diminuem bastante1.


Então, vale sempre seguir corretamente o que é indicado pelo seu médico para tentar prevenir as crises de asma.


É possível tratar a asma sem medicamentos?

A resposta é não! Essa é uma doença crônica que requer uso contínuo de medicamentos. Mas é possível reduzir ou eliminar a dose de corticóide oral.


De acordo com novas diretrizes para o controle da asma - elaboradas por especialistas alemães e austríacos, e publicadas em março de 2023 - as terapias biológicas são abordagens promissoras².


Imagine um tratamento que age diretamente nas causas subjacentes da asma, reduzindo as crises e melhorando sua qualidade de vida.


Esse é o objetivo das terapias biológicas, que funcionam ao bloquear moléculas específicas do sistema imunológico que desencadeiam inflamação nos pulmões3.


O principal benefício desse tipo de abordagem, além da diminuição dos sintomas e da frequência das crises de asma, é reduzir a dose dos corticóides orais de uso contínuo ou até eliminar o seu uso.


Isso e, claro, mais disposição para as atividades do dia a dia4.


Terapias biológicas são opções adicionais para casos de asma grave

Essa é mais uma constatação da nova diretriz alemã para controle da asma, que sugere que as terapias biológicas sejam escolhas preferenciais no último estágio do tratamento - no lugar do uso regular de corticoides orais, que provocam inúmeros efeitos colaterais2


Os especialistas explicam que existem seis agentes biológicos que podem ser usados para tratar a asma grave. 


Porém, as indicações sobre quais devem ser usados se sobrepõem, por isso, é importante o médico identificar o melhor tratamento personalizado para aumentar as chances de sucesso2.


Apesar disso, os autores da diretriz perceberam que determinados pacientes obtêm muito mais benefícios com terapias biológicas usando agentes específicos. Por isso, a recomendação é que se faça uma escolha bem direcionada2.


A própria diretriz tem um diagrama para a escolha personalizada desses agentes biológicos, o que ajuda a criar um padrão para o tratamento2 e torna a intervenção bastante pontual para a necessidade de cada pessoa.


Vale conversar com seu médico sobre essa opção!



Quer saber mais sobre as terapias biológicas? Contamos aqui!


Hábitos que ajudam a cuidar da asma

Alguns hábitos que envolvem medidas simples podem fazer parte do seu estilo de vida. 


Confira algumas recomendações do Ministério da Saúde1:


E lembre-se: uma crise de asma é sinal de falta de controle. Mesmo com uma melhora do quadro, agende consultas periódicas com o seu especialista.


A opinião e o apoio de um profissional são determinantes antes de qualquer decisão a respeito do tratamento da asma!


Siga acompanhando o blog do FazBem para mais dicas e conteúdos como esse!



Referências:

1. Ministério da Saúde. Linhas de Cuidado - Asma. Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/asma/sou-paciente/. Último acesso em 13.09.2023.
2. S2k-Leitlinie Fachärztliche Diagnostik und Therapie von Asthma.Disponível em https://register.awmf.org/de/leitlinien/detail/020-009. Último acesso em 13.09.2023.
3. Ayres JS. The Biology of Physiological Health. Cell. 2020 Apr 16;181(2):250-269. doi: 10.1016/j.cell.2020.03.036. PMID: 32302569; PMCID: PMC7409982. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7409982/. Último acesso em 13.09.2023.
4. Asthma Canada. Biologic Treatment For Severe Asthma. Disponível em https://asthma.ca/get-help/severe-asthma/biologics/. Último acesso em 13.09.2023.

BR-26396. Material destinado ao público geral. Set/2023