Voltar para o topo

Combate à hipertensão: pressão alta tem remédio?

A hipertensão é um problema muito comum no Brasil. Para tratar essa doença que prejudica o seu coração, além de investir numa mudança de hábitos, o médico pode receitar, também, um tratamento com remédios para hipertensão.

O FazBem te conta a importância de seguir o tratamento indicado, quais são os tipos de medicamentos mais comuns e como eles funcionam. Dê uma olhada!

 O tratamento com remédios para hipertensão

Se o médico iniciou o tratamento com medicamentos, lembre-se de tomá-los de acordo com a prescrição. A escolha do remédio certo para o seu caso deve levar em consideração os resultados dos seus exames, idade, raça, histórico de doenças e outros fatores.

Como a pressão alta não apresenta sintomas na maioria dos casos, pode ser que você não sinta diferença nenhuma. Não se engane! Isso não quer dizer que os remédios não estão fazendo efeito.

Fica a dica: mantenha um acompanhamento constante para um eventual ajuste de dose, troca, adição de outros remédios ou até mesmo para a observação de possíveis efeitos adversos.

Remédios para hipertensão e seus efeitos colaterais
A maioria das pessoas que utiliza medicamentos para controlar a pressão alta não sente nenhum efeito colateral, porém, em alguns casos eles podem existir. Por isso é importante ficar de olho e consultar o seu médico. Os sintomas mais comuns são:

Episódios de tontura, sonolência ou cansaço;CâimbrasTosse secaDor de cabeça

 Constipação intestinal Inchaço nas pernas Impotência sexual

 

Como os medicamentos para pressão alta funcionam

Existem várias classes diferentes de medicamentos que ajudam no controle da pressão. Seu médico, inclusive, pode receitar uma combinação entre eles. Tudo depende da avaliação do seu caso. Cada um deles funciona de uma maneira diferente:

 Diuréticos: dilatam e aumentam a excreção de água e sódio, diminuindo o volume de líquido no corpo. Exemplos: hidroclorotiazida, bumetanida e furosemidaInibidores de enzima conversora de angiotensina (iECA). Relaxam os vasos sanguíneos. Exemplos: captopril, enalapril, lisinopril e ramipril.Bloqueadores do receptor da angiostesina 2 - Ação similar à do iECA. Exemplos: losartana, valsartana e candesartana.Bloqueadores do canal de cálcio. Dilatam os vasos sanguíneos. Exemplos: nifedipino, amlodipino, diltiazen e verapamil.Betabloqueadores: diminuem a frequência e a força cardíaca. Exemplos: atenolol, brisoprolol, propranolol, carvedilol, metoprolol e pindolol.

Raramente os medicamentos acima não são adequados para o tratamento, mas, para esses casos também existem os alfabloqueadores (doxazosina, prazosina), vasodilatadores diretos (hidralazina, minoxidil), agentes de ação central (clonidina, metildopa), inibidores da renina (alisquireno) e antagonistas da aldosterona (espironolactona).

Opções não faltam!

O mais importante é tomar os medicamentos para hipertensão de acordo com as orientações do seu médico. Caso tenha alguma dúvida ou problema durante o seu tratamento, fale com a equipe médica que cuida de você!

 

 

 

Referências:
www.nhs.uk/conditions/high-blood-pressure-hypertension/treatment/.
Acessado em: 20/02/2020
www.uptodate.com/contents/high-blood-pressure-diet-and-weight-beyond-thebasics topicRef=4416&source=see_linkDIETARY%20CHANGES%20AND%20BLOOD%20PRESSURE

Acessado em: 20/02/2020
www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-pressure/diagnosis-treatment/drc-20373417.

Acessado em: 20/02/2020
www.publicacoes.cardio.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf.

Acessado em: 15/10/2018
www.uptodate.com/contents/high-blood-pressure-treatment-in-aadults-beyond-the-basics.

Acessado em: 20/02/2020
www.health.harvard.edu/heart-health/medications-for-treating-hypertension.

Acessado em: 20/02/2020
Imagem: Freepik

Icons by The Noun Project
Material destinado a pacientes. BR-7719 I Março/2020

Matérias Relacionadas

Veja todos