Voltar para o topo

Doenças Renais: não espere para cuidar

Você provavelmente já ouviu falar sobre doenças renais e sobre como elas podem prejudicar a sua saúde, mas você sabe por que isso acontece? Como elas podem ser causadas e quais são os seus principais sintomas?

Pensando nessas dúvidas, desenvolvemos esse conteúdo exclusivo para que você entenda melhor quando e porque você deve cuidar da sua saúde renal para evitar as doenças!

Doenças renais

As doenças renais podem comprometer as funções dos rins,  órgãos que têm como uma de suas funções filtrar as impurezas do organismo. O mau funcionamento desse órgão pode ocasionar alguns problemas futuros.  

As doenças renais podem ser causadas por diversos motivos e por conta de outras doenças, como:

  • Diabetes;
  • Necrose tubular aguda;
  • Hipertensão arterial;
  • Glomerulonefrites;
  • Vasculopatias;
  • Infecções renais simples ou complicadas.

Caso você tenha alguma dessas doenças, é importante seguir seu tratamento corretamente e fazer exames de rotina para acompanhar a saúde dos seus rins.

Sintomas

As doenças renais podem ser silenciosas, ou seja, os seus sintomas costumam aparecer já em estado grave. É por esse motivo que você deve ir ao médico regularmente, mesmo sem sentir nada. Para se ter uma ideia, o primeiro sintoma pode aparecer com 90% dos rins já comprometidos.

Apesar disso, alguns sinais podem ser percebidos:

  • Tornozelos inchados;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de concentração;
  • Diminuição do apetite;
  • Sangue na urina;
  • Urina espumosa.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito a partir de exames clínicos e laboratoriais. Em alguns casos, os médicos podem chegar a pedir uma biópsia para uma melhor avaliação.

O tratamento depende muito de caso para caso, doença para doença e organismo para organismo e isso deve ser conversado junto ao seu médico.

No geral, é importante manter uma dieta balanceada e tomar seus medicamentos corretamente para controlar ou impedir o avanço da doença.

Dependendo da gravidade, pode ser necessário fazer diálise ou até mesmo um transplante de rim.

Prevenção

É muito importante prevenir as doenças renais, principalmente quando se tem algum fator de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e tabagismo. Controlar esses fatores é uma das formas mais eficientes de prevenir as doenças renais.

Além disso, cuidar da sua saúde como um todo é uma forma de cuidar melhor dos seus rins. Fazer exercícios físicos, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sódio e de carne vermelha também ajudam a cuidar melhor desse órgão.

A realização de exames de rotina é de extrema importância para entender como está a sua função renal, sendo os mais comuns os exames de urina e de creatina no sangue.

Não é necessário esperar ter algum sintoma para procurar um médico, mas, caso sinta qualquer alteração no seu organismo ou na urina, faça uma consulta.

Quer entender melhor sobre saúde dos rins e como mantê-la em dia? Temos um arquivo exclusivo falando sobre saúde renal, com uma pesquisa para entender como os brasileiros cuidam dos seus rins e mais informações sobre as doenças renais em nosso país.

Além disso, aqui no FazBem, você pode encontrar mais conteúdos sobre a saúde dos rins e os fatores de riscos que podem ocasionar as doenças renais. Basta ficar por dentro das nossas redes sociais e não se esquecer de conferir o nosso blog.

É importante lembrar que os nossos conteúdos não substituem nenhum tipo de consulta ou diagnóstico médico, por isso, não deixe de comparecer as suas consultas e realizar o seu tratamento corretamente.

Acesse nosso blog!

 

 

 

 

Referências:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Doenças renais: saiba como prevenir. 19 jul. 2016. Disponível em: /blog/category/Coracao. Acesso em: 24 fev. 2022.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vivendo bem com doenças renais: 11/3 – Dia Mundial do Rim. 11 mar. 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/vivendo-bem-com-doencas-renais-11-3-dia-mundial-do-rim/. Acesso em: 24 fev. 2022.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Renais Crônicas (DRC). 16 nov. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doencas-renais-cronicas-drc. Acesso em: 24 fev. 2022.
BR-16708 Material destinado a todos os públicos. Mar/22

Matérias Relacionadas

Veja todos