Voltar para o topo

Existe uma nova maneira de se relacionar com a saúde!

Nós sabemos que ao receber o diagnóstico de doenças Cardiovasculares, Renais e Metabólicas, as emoções costumam falar mais alto e nem sempre conseguimos lembrar de tudo que os médicos falam durante a consulta. As privações, o medo de uma vida mais limitada, o sentimento de culpa tomam conta e a gente perde, por um momento, a percepção de que coisas boas ainda vão acontecer e que nem tudo está perdido.

Junto com o tratamento que se inicia, vem também uma série de escolhas que podemos fazer para que a vida seja vivida em sua plenitude, mesmo com as limitações impostas por sua condição de saúde. Pensando nessas escolhas é que criamos o conceito #EuEscolhoMandarNoJogo.

Ao estudar maneiras de motivar e incentivar as pessoas a se manter em seus tratamentos, descobrimos na gamificação ( A utilização da dinâmica de jogos ) uma poderosa ferramenta que pode ser aplicada na saúde e na condução dos tratamentos. Principalmente os de doenças crônicas como as citadas no começo do texto.

Ao estudar mais profundamente o tratamento dessas doenças, fica claro que elas não são como um jogo de futebol ou uma partida de xadrez com começo, meio e fim, doenças crônicas como Diabetes tipo 2, Insuficiência cardíaca e insuficiência renal, tem tratamento mas não tem cura. Ou seja, elas são um jogo infinito que vai acompanhar o paciente até o fim da vida.

Nesse ponto, um pensador contemporâneo desenvolveu uma teoria muito interessante que pode ter um paralelo com essa condição. Simon Sinek1 em seu livro O Jogo Infinito, mostra que o mindset (jeito de pensar) ao jogar um jogo infinito é muito diferente do mindset utilizado para jogar futebol ou xadrez.

No jogo infinito não existe ganhar ou perder. Existe estar a frente ou atrás do adversário e o objetivo final é permanecer jogando. No jogo infinito o maior adversário é você mesmo e suas escolhas diárias! E nós entendemos que isso se encaixa perfeitamente na maneira como encaramos os tratamentos daqui para frente. Você não escolheu essa situação, mas pode escolher como jogar.

Enquanto sucesso no jogo finito é representado por ganhá-lo e finalizá-lo, no jogo infinito o sucesso é definido por permanecer perseguindo uma causa.

No jogo finito, você compete. No jogo infinito você coopera.

É importante saber que agora é necessário se adaptar ao mundo de maneira diferente, e ter a visão da jornada que está em frente, para termos uma evolução coletiva. Estar consciente da nossa condição e das nossas escolhas é fundamental para esse jogo, e com isso queremos o questionar a refletir… Qual é a sua causa justa? O seu propósito? Envelhecer com saúde e
dignidade? Acompanhar não só o crescimento, mas a vida adulta do seu neto?

A gente acredita que existem cinco passos importantes para seguir, e assim conseguir os melhores resultados:

  1. Uma CAUSA JUSTA é importante para poder viver a sua vida da melhor forma possível, através da troca de conhecimento entre médico e paciente e assim poder...
  2. ...contar com UM TIME DE CONFIANÇA, a gente deseja que você forme um time de confiança, ter perto o que é importante pra você, família, nutricionista, personal training, o que for necessário conforme suas necessidades, e…
  3. ...saber que tens UM ADVERSÁRIO DIGNO, a gente sabe que ao sermos diagnosticados com uma doença crônica, logo no início nos é apresentado todos os pontos negativos desse novo estado de saúde, e quase não falamos dos positivos...POR QUE ELES SÓ EXISTEM, SE NÓS OS CRIAMOS e para isso precisamos...
  4. ...trabalhar e viver com FLEXIBILIDADE EXISTENCIAL, isso significa desconstruir velhos hábitos, para criar espaços para os novos. Saber se adaptar é um dos fatores primordiais de sobrevivência do ser humano. Estar à frente das novas escolhas é comandar...
  5. ...e para comandar, é preciso ter CORAGEM, tomar o controle da sua vida e de suas decisões para e combater a inércia terapêutica, assumindo responsabilidades que isso envolve.

Queremos que você possa ter uma vida digna, sem grandes limitações, mas que entenda o seu papel nessa partida. A gente quer que você escolha MANDAR NO JOGO!


Assumir a responsabilidade, contando com a AstraZeneca!
Escolha mandar no jogo. Acesse e saiba mais!

 

 

Referências:
1 Simon Sinek. O Jogo Infinito. Editora Sextante, março 2020.
BR-13844 Material destinado ao público leigo - Julho/21

Matérias Relacionadas

Veja todos