Voltar para o topo

Hipertensão é coisa séria? Tudo que você precisa saber

Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão é uma doença crônica causada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas nossas artérias. Apesar de ser super conhecida pelas pessoas, muitas vezes, quem é diagnosticado com hipertensão não tem a percepção do quanto é importante que o tratamento seja levado a sério.

É essencial que você entenda essa condição e tire todas as suas dúvidas sobre ela, pois mantê-la sob controle é vital para sua saúde e qualidade de vida. Confira tudo o que você precisa saber sobre a hipertensão!

A hipertensão acontece quando o valor da pressão arterial ultrapassa 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Quando o organismo está com os níveis da pressão sanguínea muito elevados, o coração realiza um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído pelo corpo.

É importante lembrar que a hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. Hipertensos podem ter uma vida saudável, contanto que sigam os cuidados indicados pelo médico.

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para incidência do acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Em 90% dos casos de hipertensão, a hereditariedade aparece como um dos fatores de risco, porém o estilo de vida de cada paciente também interfere bastante. Caso seus pais ou alguém da família tenha hipertensão, repense alguns hábitos de saúde e comece a se cuidar o quanto antes. Prevenir #FazBem!

Já falamos que hereditariedade é uma das causas, mas é importante lembrar alguns hábitos que podem influenciar no desenvolvimento da hipertensão arterial. Confira!

  • Fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
  • Obesidade;
  • Níveis elevados de colesterol;

Controlar os fatores de risco e adotar novos hábitos de vida são os principais caminhos para prevenir a hipertensão e viver uma vida longa e saudável.

Gostou do conteúdo? Faça o seu cadastro no FazBem, o programa de apoio ao seu tratamento.

 

 

 

Referências:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#:~:text=A%20hipertens%C3%A3o%20arterial%20ou%20press%C3%A3o,(ou%2014%20por%209).
www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=397:hipertensao-arterial&Itemid=463eiros.
Icons by The Noun Project
BR-9709. Material destinado a pacientes. Ago/2020

 

Matérias Relacionadas

Veja todos