Voltar para o topo

Quais são os estágios da Insuficiência Cardíaca?

 A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não bombeia sangue para o corpo tão bem quanto deveria. Por ser uma condição crônica, ela pode mudar com o tempo e tem vários estágios, que podem variar de pessoa para pessoa.

Normalmente, a insuficiência cardíaca desenvolve-se por causa de um problema de saúde que afetou (ou afeta) o coração, como um ataque cardíaco ou pressão arterial elevada, que deixaram lesões ou exigiram um esforço grande do coração.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os estágios da insuficiência cardíaca e como você pode buscar a ajuda do seu médico para ajustar seu tratamento.

O que a Insuficiência Cardíaca causa no seu corpo?

Na fase inicial da doença, o coração e o corpo tentam compensar esse mau funcionamento com os seguintes mecanismos:

icone-coracao
o coração se alonga para se contrair com mais força e acompanhar a demanda de bombear mais sangue. Com o tempo, isso faz com que o coração fique dilatado.

icone-veia
o aumento da massa muscular ocorre porque as células em contração do coração ficam maiores. Isso permite que o coração bombeie com mais força, pelo menos no início.

icone-bombear-coracao
o que ajuda a aumentar o débito cardíaco.

icone-vasos-sanguineos
em uma tentativa de manter a pressão adequada, para compensar a perda de força do coração.

icone-desvio-sangue
de tecidos e órgãos “menos importantes” - como os rins - que o coração e o cérebro.

Tudo isso máscara o problema da insuficiência cardíaca, mas não resolve. Então, a insuficiência cardíaca continua piorando até que esses mecanismos não funcionem mais.

É aí que os sintomas como fadiga, falta de ar e ritmo cardíaco descompassado começam a aparecer e levam a pessoa a procurar um médico. Por esse motivo, é comum que as pessoas demorem – em alguns casos, até anos – para perceber que existe um problema. Por isso, as consultas de rotina ou os famosos “check ups” são tão importantes.

Como entender os estágios da Insuficiência Cardíaca?

É comum que, após o diagnóstico, os sintomas permaneçam estáveis durante bastante tempo – meses ou até anos – antes de evoluírem gradualmente para um estágio grave. Entretanto, essa evolução também pode ser muito rápida no caso de um ataque cardíaco, um distúrbio do ritmo cardíaco ou uma infecção pulmonar, por exemplo.

Mais uma vez, a consulta regular com o seu médico, mesmo após o diagnóstico, é essencial. Nessas consultas, é importante que você conte para ele como está se sentindo e quais são os sintomas experienciados desde o seu último encontro com ele.

Com base nessa conversa e depois de fazer exames, o médico poderá definir em qual estágio sua insuficiência cardíaca se encontra. Essa definição vai ajudar você no seu dia a dia para a gestão diária da doença.

É importante ressaltar que essa classificação de estágio da insuficiência cardíaca precisa ser feita tanto no diagnóstico quanto nas próximas consultas de rotina.

Existem dois sistemas utilizados para classificar a insuficiência cardíaca e é provável que o seu médico utilize uma combinação de ambos:

New York Heart Association

Esse sistema é utilizado para classificar a gravidade da doença com base nos sintomas.

Classe I - ausência de sintomas

Não apresenta sintomas e consegue realizar as atividades diárias sem se sentir cansado ou com falta de ar.

Classe II - sintomas ligeiros  

Sente-se bem em repouso, mas a atividade moderada causa cansaço ou falta de ar.

Classe III - sintomas moderados

Sente-se bem em repouso, mas mesmo uma atividade física reduzida causa cansaço ou falta de ar.

Classe IV - sintomas graves

Não consegue realizar nenhuma atividade física sem desconforto e tem alguns sintomas em repouso.

American Heart Association

Este sistema é utilizado para classificar a gravidade da doença com base nos sintomas.

Classe I - ausência de sintomas

Não apresenta sintomas e consegue realizar as atividades diárias sem se sentir cansado ou com falta de ar.

Classe II - sintomas ligeiros

Sente-se bem em repouso, mas a atividade moderada causa cansaço ou falta de ar.

Classe III - sintomas moderados

Sente-se bem em repouso, mas mesmo uma atividade física reduzida causa cansaço ou falta de ar.

Classe IV - sintomas graves

Não consegue realizar nenhuma atividade física sem desconforto e tem alguns sintomas em repouso.

Também é importante saber que existem alguns tipos de insuficiência cardíaca, podendo envolver o lado esquerdo (ventrículo esquerdo), o lado direito (ventrículo direito) ou ambos os lados do coração.

Geralmente, a insuficiência cardíaca começa no lado esquerdo, especificamente no ventrículo esquerdo - a principal câmara de bombeamento do coração.

Insuficiência cardíaca esquerda – O líquido pode acumular nos pulmões, causando falta de ar.

Insuficiência cardíaca direita – O fluido pode voltar para o abdômen, pernas e pés, causando inchaço

Insuficiência cardíaca sistólica - O ventrículo esquerdo não consegue se contrair vigorosamente, indicando um problema de bombeamento.

Insuficiência cardíaca diastólica - O ventrículo esquerdo não consegue relaxar ou encher totalmente, indicando um problema de enchimento.

Mais importante ainda é que compreender que uma gestão cuidadosa da insuficiência cardíaca pode não só aliviar os sintomas, como também melhorar sua qualidade de vida e prolongá-la.

O seu médico e outros membros da equipe de cuidados de saúde devem trabalhar em conjunto para tratar a sua doença de forma eficaz, através da combinação de tratamentos médicos e mudanças no seu estilo de vida.

Conte com o FazBem para acompanhar a apoiar você durante essa caminhada!

 

 

 

Referências:
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/heart-failure/symptoms-causes/syc-20373142
https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-What-is-heart-failure?gclid=EAIaIQobChMIsvPb-fSq7wIVhw2RCh3wJQnqEAAYAyAAEgI7KPD_BwE
https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-How-can-heart-failure-change-over-time
https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-How-heart-failure-is-graded
https://www.heart.org/en/health-topics/heart-failure/what-is-heart-failure
BR-12681. Material destinado a pacientes. Mai/2021

Matérias Relacionadas

Veja todos