Voltar para o topo

Qual é a relação entre alterações menstruais e câncer de ovário?

A menstruação é um processo natural do corpo de pessoas que tem útero e alterações nesse processo podem ser um sinal de alerta. Dentre os diversos motivos pelos quais a menstruação pode estar desregulada, há a possibilidade de uma relação com o câncer de ovário.

Se você está passando por um tratamento de câncer – de ovário ou qualquer outro – precisa saber que o seu ciclo menstrual também pode sofrer algumas modificações.

Essas informações podem parecer alarmantes, mas mantenha a calma! Nesse texto vamos falar mais sobre o assunto e trazer detalhes para você entender melhor tudo isso e estar mais preparada para conversar com o seu médico.

Alterações menstruais e o risco de desenvolver câncer de ovário

A menstruação é o processo de descamação e eliminação do endométrio, tecido que reveste o útero. Durante o ciclo menstrual, esse tecido se prepara para receber um embrião, mas se o óvulo não é fecundado, o endométrio se desprende e é eliminado. É nesse momento que ocorre o sangramento. Em geral, o ciclo menstrual dura de 25 a 30 dias, porém esse tempo pode variar de mulher para mulher.

Algumas pesquisas (referências 1 e 2) mostraram que alterações nesse ciclo podem estar associadas a maiores chances de desenvolver câncer de ovário, como:

- Menarca (primeira menstruação) precoce;
- Menopausa tardia;
- Nunca ter tido filhos.

Se você se identificou com algumas dessas situações, fique calma! Além desses fatores, é importante ressaltar que o risco de câncer de ovário está associado com a idade.

Isso significa que uma mulher jovem com irregularidades menstruais, por exemplo, pode não ter nenhum risco significativo para câncer de ovário. No entanto, uma mulher com mais de 70 anos pode ter um risco muito maior, segundo pesquisas (referências 1 e 2).

Alteração menstrual é sintoma de câncer de ovário?

O câncer de ovário é uma doença silenciosa e costuma apresentar sintomas apenas quando já está em um estágio mais avançado.

Nesse caso, entre alguns dos sintomas que podem aparecer estão as alterações menstruais.

Mas, existem outros:

Inchaço 

Dor pélvica ou abdominal

Dificuldade na alimentação ou sensação de plenitude

Necessidade urgente e frequente de urinar

Fadiga

Dor de estômago

Dor nas costas

 Dor durante a relação sexual

Constipação

 Alterações menstruais

Inchaço abdominal com perda de peso

Quando são causados ??pelo câncer de ovário, esses sintomas tendem a ser persistentes, ocorrem com mais frequência ou são mais severos.

Se você apresentar esses sintomas quase que diariamente, por mais de algumas semanas, deve consultar seu médico, de preferência um ginecologista, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento o quanto antes.

Menstruação e o tratamento para câncer

É comum que o ciclo menstrual sofra algumas alterações durante o tratamento contra um câncer. Mesmo que seja normal, é importante conversar sobre o que está acontecendo com o oncologista e com o ginecologista para confirmar se está tudo bem.

A quimioterapia pode afetar o funcionamento do ovário e fazer com que as células germinativas presentes nele sejam destruídas, fazendo com que a menstruação seja interrompida.

 Por outro lado, no caso de mulheres que realizam a hormonioterapia, é possível que aconteça o contrário. Como essas medicações têm hormônios que podem estimular o funcionamento do ovário, as mulheres podem ter um aumento no fluxo menstrual. 

Não podemos esquecer que fatores psicológicos que também podem afetar o ciclo menstrual, como o estresse que uma luta contra um câncer pode trazer.

 E a fertilidade?

É importante ressaltar que menstruação nem sempre significa fertilidade. Mesmo que a menstruação volte após o fim do tratamento de câncer, sua fertilidade ainda pode ser incerta, pois é comum que alguns óvulos tenham sido comprometidos no processo. Pode ser necessário consultar um especialista em fertilidade para investigar o seu caso.

A notícia boa é que já existem diversos tratamentos e abordagens para mulheres que querem preservar a sua fertilidade e a possibilidade de ter filhos mesmo após o câncer.

Lembre-se que, sempre que estamos falando de câncer, as opções de tratamentos, sintomas e tudo o que envolve a doença pode variar muito de acordo com o estágio em que ele se encontra e de diversos fatores que envolvem a saúde e características do paciente como idade, peso corporal e hábitos de vida.

Além disso, como falamos no início do texto, alterações menstruais podem ser causadas por diversos motivos. Qualquer que seja ele, vale a pena procurar um médico e conversar sobre o seu caso antes de tirar qualquer conclusão sozinha, ok?

Apenas um profissional qualificado poderá realizar os exames necessários e analisar o cenário para, então, fazer um diagnóstico preciso.

Continue contando com os conteúdos e informações do Programa FazBem para apoiar os seus cuidados de saúde. Acesse a categoria de Oncologia!

 

 

 

Referências:
  1. Cirillo PM, Wang ET, Cedars MI, Chen LM, Cohn BA. Irregular menses predicts ovarian cancer: Prospective evidence from the Child Health and Development Studies. Int J Cancer. 2016;139(5):1009-1017. doi:10.1002/ijc.30144
  2. Parazzini F, La Vecchia C, Negri E, Gentile A. Menstrual factors and the risk of epithelial ovarian cancer. J Clin Epidemiol. 1989;42(5):443-8. doi: 10.1016/0895-4356(89)90134-0. PMID: 2732772.
  3. https://revista.abrale.org.br/menstruacao-e-tratamento-oncologico/#:~:text=No%20caso%20das%20pacientes%20em,as%20c%C3%A9lulas%20germinativas%20sejam%20destru%C3%ADdas.
  4. https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/e-necessario-mudar-rotina-diaria-durante-o-tratamento
  5. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamentos-para-o-cancer-que-podem-afetar-a-fertilidade-feminina/10102/65/
  6. https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/37-menstruacao-e-ovulacao-tem-tudo-a-ver-sim?highlight=WyJtZW5zdHJ1YVx1MDBlN1x1MDBlM28iXQ==
  7. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-ovario/703/229/
 BR-11894. Material destinado a pacientes. Abr/2021