Voltar para o topo

Como viver bem com diabetes


Quase todo mundo já ouviu falar sobre diabetes e tem uma ideia na cabeça sobre o que significa essa doença. Ainda sim, ao receber o diagnóstico, é natural se ver rodeado de dúvidas - e uma das principais delas é: diabetes tem cura? Essa e muitas outras questões serão respondidas neste artigo.


Para começar, é importante ter em mente o que é essa doença. O diabetes, também conhecido como diabetes mellitus, é diagnosticado quando há níveis elevados de glicose no sangue de forma permanente. E isso acontece quando o hormônio da insulina está abaixo do normal ou quando sua ação está comprometida¹. 


Isso porque é a insulina que promove a entrada da glicose que está no sangue nas mais variadas células do organismo. 


Se a insulina não consegue cumprir sua função, seja por qual for o motivo, a glicose fica acumulada na corrente sanguínea e cria um quadro de hiperglicemia¹. E é nesse cenário que é dado o diagnóstico de diabetes.


O diabetes tem cura?


O diabetes é classificado como uma doença crônica e, por isso, não tem cura. Mas isso não quer dizer que não há um tratamento para controle do quadro. Pelo contrário, o tratamento é essencial para evitar complicações e garantir qualidade de vida aos diagnosticados².


Dependendo dos motivos que causaram o desenvolvimento do diabetes e da gravidade do caso, os profissionais de saúde decidirão qual o tratamento indicado. Mas, em comum entre todos eles, estão os benefícios de adotar hábitos saudáveis - principalmente quando se trata da alimentação3.


Dicas de alimentação para quem tem diabetes


Uma alimentação variada e adequada, que contemple a quantidade de vitaminas e minerais que o corpo necessita faz bem pra todo mundo - mas, para quem convive com o diabetes é ainda mais importante. 


Isso porque a glicose é sinônimo de açúcar. E um corpo que tem dificuldade para lidar com o açúcar no sangue por conta de problemas com o hormônio da insulina pode se prejudicar ainda mais se os hábitos alimentares forem compostos por alimentos ricos em açúcar4.


Uma dica extra superimportante é estar atento aos rótulos dos produtos. É que o açúcar nem sempre leva exatamente esse nome - ele também pode aparecer como sacarose, frutose, maltodextrina, xarope de milho, xarope de malte e açúcar invertido.


Fique de olho nos rótulos!


Exercício físico também ajuda no controle da doença


Fazer uma atividade física regularmente é uma boa ideia durante o tratamento do diabetes. 


Isso porque o exercício é capaz de diminuir imediatamente a taxa de glicose no sangue e melhorar o controle da doença a longo prazo5.


A American Diabetes Association indica ao menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana6. Mas nem todo mundo consegue colocar essa meta em prática - e escolher o sedentarismo por conta disso não é um bom caminho.


Manter o corpo em movimento é o mais importante - e estudos já demonstram os benefícios de tomar atitudes mais conscientes, como fazer uma caminhada pelo bairro ou escolher ir a pé a lugares mais próximos7.


Além disso, alguns cuidados pré e pós-atividade física podem tornar toda a prática mais segura. Alguns exemplos são5:


  • Medir a glicemia antes da atividade e consumir um pouco de carboidrato; 

  • Se alimentar até duas horas antes do exercício;

  • Carregar consigo um sachê de açúcar ou de mel para casos de hipoglicemia.


Seja como for, antes de escolher o esporte favorito e colocar qualquer meta em prática é essencial conversar com um médico para entender os limites do seu corpo.


Para mais informações sobre diabetes, consulte um profissional de saúde e saiba mais sobre essa condição e outras dicas essenciais para uma vida muito mais saudável!



Referências:


1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. O que é diabetes?. 26 mar 2007. Disponível em: https://www.endocrino.org.br/o-que-e-diabetes/. Acesso em: 27 set. 2023.
2. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL. Doença séria, diabetes pode levar à morte se não houver tratamento. 14 nov 2016. Disponível em: https://www.saude.ms.gov.br/doenca-seria-diabetes-pode-levar-a-morte-se-nao-houver-tratamento/#:~:text=Campo%20Grande%20(MS)%20%E2%80%93%20Doen%C3%A7a,e%20at%C3%A9%20levar%20a%20morte. Acesso em: 27 set. 2023.
3. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO. Diabetes: hábitos saudáveis e tratamento para combater a doença. 14 nov 2016. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/diabetes-habitos-saudaveis-e-tratamento-para-combater-a-doenca. Acesso em: 27 set. 2023.
4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. 5 dicas para cuidar da alimentação de quem possui diabetes. 16 fev 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/5-dicas-para-cuidar-da-alimentacao-de-quem-possui-diabetes. Acesso em: 27 set. 2023.
5. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA BAHIA. Exercício físico é importante no controle do diabetes, mas exige cuidados. 23 jan 2017. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/2017/01/23/exercicio-fisico-e-importante-no-controle-do-diabetes-mas-exige-cuidados/#:~:text=Todas%20as%20pessoas%20com%20diabetes,diferen%C3%A7a%20no%20controle%20da%20glicemia. Acesso em: 27 set. 2023.
6. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Weekly Exercise Targets. The magic number: 150. Disponível em: https://diabetes.org/healthy-living/fitness/weekly-exercise-targets. Acesso em: 27 set. 2023).
7. SPORTS MED. Buffey, A.J., Herring, M.P., Langley, C.K. et al. The Acute Effects of Interrupting Prolonged Sitting Time in Adults with Standing and Light-Intensity Walking on Biomarkers of Cardiometabolic Health in Adults: A Systematic Review and Meta-analysis. Sports Med 52, 1765-1787 (2022). Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-022-01649-4. Acesso em: 27 set. 2023.
DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-022-01649-4

BR-26976. Material destinado a todos os públicos. Set/2023