Voltar para o topo

Pé diabético: como prevenir e tratar o problema?


O pé diabético é uma complicação que pode acometer pacientes com diabetes mellitus, caracterizada por feridas nos pés. Quando detectada precocemente, a síndrome pode ser tratada. Por isso, é importante ficar de olho na saúde dos pés(1)


O que é pé diabético

O pé diabético é caracterizado por alterações nos pés que ocorrem quando a taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) fica aumentada e fora de controle por um longo tempo. Esse cenário provoca danos nos nervos e vasos sanguíneos dos pés, resultando em lesões e feridas frequentes(1)


Quais os sintomas do pé diabético?

Nos estágios iniciais, a síndrome do pé diabético pode ser quase assintomática ou apresentar sintomas tão leves que acabam passando despercebidos.



Mesmo diante de um pequeno desconforto nos pés, como uma pequena rachadura, é importante buscar uma avaliação médica. 

Aliás, é imprescindível realizar uma avaliação anual da saúde dos pés junto ao seu médico. 

Quanto mais cedo as lesões forem notadas, mais fácil será o tratamento do pé diabético(2).  


Dicas para pés mais saudáveis 

A adoção de alguns cuidados pode ajudar a prevenir o pé diabético(2). Confira: 


Mantenha os níveis de açúcar sob controle: regule os níveis de açúcar no sangue por meio da adoção de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios físicos (2)


Cuide bem dos seus pés: fique de olho no surgimento de cortes, feridas, bolhas e calosidades. Seque bem os pés depois de lavá-los e procure mantê-los sempre hidratados(3). Evite andar descalço, e use meias, chinelos e sapatos mesmo dentro de casa(3).


Utilize sapatos confortáveis: os sapatos devem servir nos pés. Para obter o melhor ajuste, experimente sapatos novos no final do dia, quando os pés tendem a estar maiores(3).


Manuseie alicates e cortadores com cuidado: apare as unhas dos pés em linha reta e alise suavemente todas as pontas afiadas com uma lixa de unha (3).


Movimente os pés: não se esqueça de manter o sangue sempre fluindo. Levante os pés após longos períodos sentado e mexa os dedos dos pés por alguns minutos. Tente fazer isso várias vezes ao longo do dia. Seus pés agradecem (3)


Como é o tratamento do pé diabético? 

É importante que o pé diabético seja tratado por um especialista. A conduta médica vai variar de acordo com o estágio da doença(1).

Num primeiro momento, os fatores de risco são tratados. Isso inclui a remoção de calos em excesso (que deve ser realizada somente por um especialista) e a proteção das bolhas ou a drenagem delas. Unhas encravadas e espessas também devem ser tratadas por um profissional qualificado e, se for preciso, o médico prescreverá antifúngicos e ou antibióticos(1)

Em último caso, pode ser necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica. O ideal é prevenir as complicações com os cuidados do dia a dia e o controle dos níveis de açúcar no sangue. E não se esqueça de pedir para o médico avaliar seus pés em todas as consultas de controle(1).  


Quer saber mais sobre como conviver com o diabetes? Então acompanhe as informações divulgadas no blog do FazBem!


Referências: 

1) Ministério da Saúde. Diretrizes do IWGDF sobre a prevenção e o tratamento de pé diabético. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/CONSENSO-INTERNACIONAL-DE-PE-DIABETICO-2019.pdf. Último acesso em: 26.09.2023. 
2) Centers for Disease Control and Prevention. Foot Health. Disponível em: https://www.cdc.gov/diabetes/library/features/healthy-feet.html. Último acesso em: 26.09.2023.
3) Sociedade Brasileira de Diabetes. Cuidados com os pés em Pessoas com Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/e-book/cuidados-com-os-pes-em-pessoas-com-diabetes/. Último acesso em: 26.09.2023.


BR-27157. Material destinado ao público geral. Set/2023