Por que exercícios físicos são relaxantes? A ciência explica
quinta-feira, 28 dez 2023As sensações de bem-estar, prazer e felicidade têm efeito relaxante sobre o organismo - e o corpo humano é capaz de produzir as substâncias responsáveis por essas sensações. Uma das maneiras de estimular essa produção, conhecida como hormônios da felicidade, é por meio da atividade física(1).
É que, ao praticarmos exercícios, o corpo libera neurotransmissores (os chamados "hormônios da felicidade") que ajudam o cérebro a transmitir informações para as células do corpo. Nesse processo, os principais hormônios liberados são(1):
A função dos hormônios na atividade física
Além de trazer sensação de bem-estar, cada um desses hormônios desempenham uma função específica para auxiliar o corpo a executar os exercícios. Veja qual o papel de cada um no organismo(2):
Dopamina: a substância é liberada para auxiliar o corpo no controle dos movimentos, mas ela também influencia positivamente o desenvolvimento cognitivo, melhorando a memória e a sensação de prazer(2).
Serotonina: ela auxilia no controle da frequência cardíaca e da temperatura corporal, que constantemente se alteram durante a atividade física. No entanto, a serotonina também é responsável por regular a qualidade do sono e do humor(2) .
Endorfina: age como uma espécie de analgésico natural, que ajuda o corpo a suportar o cansaço e o desgaste dos treinos. Além disso, esse hormônio também combate estados de ansiedade e depressão, além de atuar na regulação do apetite(2).
Atividade física faz bem ao cérebro
Além de inundar o cérebro com os hormônios da felicidade, a prática de exercícios físicos também aumenta o número de sinapses (comunicações) entre os neurônios, melhorando o funcionamento cerebral como um todo(3).
Essa melhora na saúde do cérebro tem um efeito positivo na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla(3).
Como incluir os exercícios na rotina?
Você quer incluir a atividade física na sua rotina diária, mas ainda não sabe por onde começar? Tente essas dicas:
1) Comece devagar
O ideal é realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana. No entanto, se você ainda não consegue alcançar essa recomendação, vale iniciar gradualmente e aumentar a quantidade e intensidade aos poucos(4).
2) Escolha uma atividade prazerosa
Experimente diferentes atividades até encontrar uma que lhe traga satisfação e que seja adequada ao seu estilo de vida(4).
3) Reserve um tempo específico do seu dia para os exercícios
Estabelecer horários designados especificamente para os treinos pode ajudar a transformar a atividade física numa prática regular. Se for preciso, os treinos podem ser divididos ao longo do dia. Você pode treinar 30 minutos pela manhã e 30 minutos à noite, por exemplo(4).
Lembre-se de: fazer qualquer tipo de atividade física, no tempo e no local que for possível, é melhor do que não fazer algo(4)!
Quer aprender mais sobre os cuidados com a saúde? Continue acompanhando o blog do FazBem para mais dicas e conteúdos como esse!
Referências bibliográficas:
1. COPASS SAÚDE. Ative sua química do bem-estar. Disponível em: https://copass-saude.com.br/posts/ative-sua-quimica-do-bem-estar. Acesso em: 05 out 2023.
2. CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Atividade física e as sensações. Disponível em: https://cepe.usp.br/tips/texto-exercicios-fisicos-e-as-sensacoes-prof-signorini/. Acesso em: 05 out 2023.
3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Como a atividade física protege o cérebro? Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/como-a-atividade-fisica-protege-o-cerebro. Acesso em: 05 out 2023.
4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia da atividade física para a população brasileira. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Acesso em: 05 out 2023.
BR-27441. Material destinado ao público geral. Out/2023