Voltar para o topo

Atitudes que podem evitar crises de asma alérgicas

As alergias respiratórias são gatilhos que podem desencadear crises de asma. Por isso, quem tem asma ou cuida de alguém que sofre de asma precisa tomar cuidado com hábitos e comportamentos que vão além do tratamento com medicamentos.

Quando as crises são desencadeadas por alergias respiratórias, esses cuidados precisam ser ainda maiores, principalmente no ambiente onde se vive, evitando os agentes que irritam as vias aéreas do pulmão.

Veja também: Respire fundo: como a respiração pode garantir uma saúde melhor

 

O FazBem traz 5 dicas práticas que vão te ajudar a evitar esses fatores e as crises de asma desencadeadas pelas alergias respiratórias:

  • O mofo é típico de ambientes úmidos e frios. Abra janelas e deixe que o sol aqueça o local. Se mesmo assim continuar sentindo a umidade, utilize um desumidificador.
  • Deixe colchão, jogos de cama e roupas no sol sempre que possível.
  • Coberturas de plástico no travesseiro podem ajudar no bloqueio do mofo.

  • Tome cuidado com animais de estimação que soltam pelos dentro de casa e, principalmente, dentro do quarto do asmático.

  • Mantenha os ambientes limpos, mas dispense vassouras e espanadores, elas podem espalhar o pó pelo ar. Prefira passar um pano úmido sobre as superfícies.

  • Mantenha-se sempre hidratado.
  • Em ambientes pequenos, use um umidificador para melhorar o ar seco (lembre-se de limpar
    com detergente a área do reservatório de água).

  • Evite fazer atividade física perto de ruas e avenidas movimentadas. Procure parques e lugares mais arborizados. Além de mais agradável e fresco, o seu pulmão agradece.
A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento. 
 

 

 

  

 

Referências:
www.ginasthma.org/wp-content/uploads/2019/06/GINA-2019-main-report-June-2019-wms.pdf 
Acessado em: 21/02/2020
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project
BR-7718 – Abril/20 – Material destinado a pacientes